5 coisas que aprendi sobre Palestrar depois da minha primeira Palestra como Gerente de Produto

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto
4 min readMay 18, 2017

Confira as dicas para você conseguir ter mais confiança e fazer sua palestra!

1. Pode ser básico mas entrega valor

Como a Yara Senger, Fundadora do The Developer's Conference falou:

Não fique esperando para fazer aquela palestra avançada sobre o tema difícil. Temas complicados, conceitos avançados podem ser legais, mas é pouca gente que teria o nível avançado para entender. Há tantos temas que dariam ótimas palestras básicas, que abrangeriam tantas pessoas e já entregariam um grande valor!

Concordo plenamente! Não me acho expert em Product Management, mas algo que eu valorizo muito no desenvolvimento de produto é ouvir o/a usuário/a. E é disso que escolhi falar.

Tem algo que você faz com toda paixão, algo pelo qual você (de)seja reconhecido? Algum projeto que deu certo na tua empresa ou que você aprendeu num curso e viu grande valor?

Escolha um conceito básico mas que já pode entregar valor para alguém. Isso basta para fazer uma palestra :)

Feedbacks do Workshop de Apresentação sobre minha conexão com o público, voz e corpo

2. Invista no seu ponto forte e trabalhe em 1 ponto fraco por vez

No Workshop de Super Apresentações da Soap foi levantado que meu principal ponto forte era a paixão, falar com entusiamo e brilho nos olhos!

Mas também, surgiram uma dezena de pontos que deveriam ser melhorados. Como a Carla Carvalho, Coach na Soap disse:

Foque em um problema por vez.

Apesar de ter problemas com gestos manipuladores (ficar batendo palma), não ter variação no tom de voz (ser sempre agudo) e ficar pendulando pra lá e pra cá, eu escolhi mudar a velocidade da minha fala. Tentei desacelerar e o resultado é esse:

Como você pode ver os meus gestos e o pêndulo continuam, mas aposto que você já conseguiu entender um pouco do que estava falando, né? Algo que era bem difícil para quem me ouviu falar no primeiro teste.

3. Treine para pessoas de verdade

Dois dias antes da minha palestra oficial no The Developer’s Conference eu marquei uma sessão de feedbacks na Resultados Digitais.

Convidei algumas pessoas do Time de Produto e me preparei treinando em uma salinha pequena, sentada, na frente do computador, relaxada.

Eu, na minha sala, treinando minha apresentação

Ao iniciar a apresentação para o time percebi que algo estava errado: estava ficando ofegante, meu coração estava acelerado e eu não sabia como parar. Consegui finalizar mas já sabia que não tinha sido a melhor apresentação do mundo.

Eu, na apresentação para pessoas de verdade.

E não é pra ser! Era a primeira vez que eu estava apresentando aquele tema!

Por isso é importante fazer esse tipo de sessão de feedbacks: você consegue simular a sua apresentação, treinar interações com o público, verificar seus pontos fortes e pontos de melhoria para seus slides ou para sua postura como apresentador/a.

4. Coloque sua personalidade

Eu gosto de cores fortes, amo rosa/roxo e adoro a Star Butterfly da animação Star vs the Forces of The Evil.

Star vs The Forces of The Evil é escrita pela Daron Nefcy, a segunda mulher a escrever séries de animação para a Disney Channel (#FODA) ; é palco do primeiro beijo gay da Disney e trata de uma guria que luta contra as forças do mal e tem unicórnios amigos! ❤

Na minha palestra sobre "Carreiras em Tech Além da Programação do TDC4Women" tomei a liberdade de colocar minha identidade lá:

Minha Palestra sobre Carreiras em Tech Além da Programação realizada no TDC4Women, The Developer's Conference Florianópolis.

Sei que existem situações em que você precisa usar os slides padrão do evento/empresa e respeitar determinados guidelines. Nesses casos, reforce sua personalidade na sua postura, na sua expressão, nos seus gestos.

Não há nada mais poderoso do que uma apresentação autêntica.

Aquela que a gente sente que a pessoa lá no palco tá sendo ela mesma.

Ja dizia a Lady Gaga!

5. Reforce sua mensagem principal

Qual é a mensagem que você quer passar pra sua audiência? O que você quer que as pessoas façam depois de te assistirem?

No caso da minha palestra sobre "Máquina de Feedbacks para o Produto" eu quis passar a mensagem de que vale a pena ter um processo estruturado para coletar feedbacks para o produto.

Meu slide final com a mensagem final ao invés do clássico Obrigada/Dúvidas

Ter essa mensagem em mente me ajudou a priorizar o que realmente era essencial nos meus slides. Pela primeira vez eu não tive que passar os slides correndo e ainda, sobraram 10 minutos para perguntas 🙌

Coisa mais linda receber essa mensagem ❤

Você falou, falou e falou, mas valeu mesmo a pena?

Muito! Depois da Palestra houveram várias perguntas de pessoas interessadas em saber mais sobre o assunto! Meu coração enche de alegria de ver que pude contribuir um pouco com a vida de alguém: seja dando insights sobre um processo ou incentivando mulheres a trabalhar com Tecnologia. 🙋

Palestrar em evento, por menor que ele seja, abre muitas portas, te dá mais segurança e te força a aplicar seu conhecimento!

Você tem alguma dica ou feedback para compartilhar? Escreve nos comentários que eu vou adorar ler ❤

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.