A importância de testes A/B para sua aplicação

Monique Altero
Mulheres de Produto
3 min readJul 9, 2020

Olá, hoje, eu decidi falar um pouco mais sobre a prática de testes A/B e os impactos positivos que esta pode trazer. Além disso, deixo registrado que estou terminando mais dois artigos sobre o tema, um deles ensinando a criar uma aplicação do zero para implementar um teste A/B e outro analisando os resultados do mesmo.

Espero que gostem, boa leitura!

O que é um teste A/B?

Imagem explicativa de teste A/B

Este tipo de teste é uma técnica de pesquisa quantitativa utilizada em produtos digitais para colher métricas a respeito do comportamento e aprovação das pessoas que estão utilizando perante duas variantes, como o próprio nome diz, A e B. Precisamente em sites e aplicativos, testes A/B são utilizados para monitorar o impacto que alterações visuais ou de conteúdo nas páginas causam no comportamento de navegação, podendo trazer mais ou menos resultados.

É importante ressaltar que existem diversos tipos de testes para colher informações sobre sobre o uso do produto, como por exemplo, mapas de calor, testes de usabilidade ou entrevistas. Porém, cabe um estudo aprofundado com uma pessoa UX Reseacher para escolher o teste ideal a utilizar quando decidir colher respostas sobre o comportamento do usuário.

Deixo como recomendação este artigo da Elisa Volpato sobre “Pesquisa com usuários: como escolher a técnica certa?” no UX Design Brasil.

Como melhorar meu negócio utilizando esta prática?

A propósito de contexto, a Netflix realiza diversos testes A/B em sua plataforma afim de coletar dados de uso e também para testar suas hipóteses. Um dos exemplos mais fáceis de visualizar os testes A/B na Netflix são banners das séries e filmes. Sabe? Aqueles que aparecem no topo bem grandões? Então, muito provavelmente as imagens que aparecem na sua conta não são as mesmas que a minha. Isto posto, a Netflix tenta escolher as imagens adequadas para cada tipo de público.

Caso você queira saber mais sobre o processo de testes da Netflix aqui está o link (em inglês) pela própria explicando tudo.

Teste A/B na Netflix com diferentes banners de “Como Treinar o Seu Dragão”.
Teste A/B na Netflix com diferentes banners de “Como Treinar o Seu Dragão” — Fonte: Netflix

O que muitos não sabem é que este tipo de teste não acaba quando terminamos o experimento. Os resultados porém gerar muitos insigths sobre o uso do produto. Através dos resultados, podemos entender quando determinada ação, do que a pessoa gosta, e diversos outros comportamentos que vão sendo tomados conforme mudanças acontecem durante a navegação.

Quanto mais conhecemos as pessoas, mais assertividade conseguimos trazer durante o uso do produto, desta forma fazendo conteúdos que agregam e satisfazem mais, por conseguinte, o tempo de navegação é maior e taxas de conversão aumentam.

Acho importante destacar que após o teste é muito importante documentar tudo e guardar dados além dos resultados como, por exemplo, “Qual foi a hipótese testada?” e também “Qual o público exposto?”, assim podemos ter um histórico acumulado sobre aquilo que foi testado afim de revisitarmos quando houver necessidade de realizar novos testes e propagar o produto com melhorias contínuas.

Essa foi a introdução sobre o tema, e nos próximos artigos pretendo trazer informações mais técnicas.

--

--

Monique Altero
Mulheres de Produto

Olá, sou a Moni! Tenho 24 anos, sou líder técnica e desenvolvedora mobile na Rethink Tecnologia.