A primeira hackathon Mulheres de Produto

Leticia Gimenez
Mulheres de Produto
3 min readJun 11, 2018

Dia 9 de junho co-organizei, com a Viviane Santos França, Tássia Rebelo e Bárbara Garletti, a primeira hackathon das Mulheres de Produto.

A OLX foi uma super-mana e acolheu no seu escritório de São Paulo as 12 mulheres (devas, designers, produteiras e conteudeiras) que toparam o desafio de colocar no ar o novo site da MDP.

Nada como um grupo de mulheres empoderadas para conseguir tirar um desafio do papel em poucas horas. Um trabalho feito a 12 mãos com foco, leveza e parceria.

As poderosas participantes da primeira hackathon MDP.

Acho que posso falar por todas as participantes quando digo que essa tarde foi muito especial. Muita gente nunca tinha participado de uma hackathon, e como foi a primogênita das MDP, também aprendemos muito sobre como organizar as próximas. ❤

Quer saber como fizemos a mágica acontecer?

1.Conexão e empatia (14h-15h30)

Durante a primeira parte da hackathon (das 14h às 15h30), focamos em conhecer as participantes, suas forças, potenciais e como poderiam ajudar ao longo do dia.

Este primeiro momento foi fundamental para entender como cada pessoa poderia fazer a diferença ao longo da tarde (já que tínhamos um objetivo bem desafiador), saber o que trouxe cada uma das participantes ao hackathon, compartilhar histórias e dúvidas.

2.Aprender com quem veio antes (15h30–16h)

Fizemos uma frente de benchmarking, olhando para sites de outras iniciativas focadas em mulheres e quais as principais funcionalidades apresentadas nestes ambientes. Nos inspiramos em comunidades importantes para mulheres em tecnologia, como Lean In e PyLadies, para elencar o que não poderia faltar no site da comunidade.

Foi aí que definimos a missão do produto:

Um site single page para divulgar quem são as Mulheres de Produto e que funcione como um hub para os principais canais da comunidade: Slack, Medium, e Eventos.

Neste momento, passamos pela priorização de funcionalidades para o MVP (e é claro que nasceu aí um backlog de ideias pro futuro) e chegamos às funcionalidades fundamentais para que o site fosse pro ar.

3.Dividir para conquistar (das 16h às 17h)

Organizamos grupos por especialidades e em 20 minutos cada grupo preparou uma proposta de como seguir ao longo da tarde em termos de: (1) tecnologia, (2) design e (3) conteúdo.

(1) Devas ❤
Redatoras em ação

(1) O time de tecnologia avaliou o que existe no mercado e recomendou o uso de uma ferramenta que permitisse a criação do site rapidamente, com templates pré-prontos e fácil edição. Assim vamos conseguir manter o site atualizado sempre.

(2) As moças de conteúdo definiram o que seria fundamental no site para contar o que são as Mulheres de Produto e como outras mulheres podem fazer parte desta rede.

(3) As mulheres de design propuseram um mock up contemplando todas as premissas da missão e do MVP, garantindo que as informações principais estejam em evidência para serem encontradas.

Designers trabalhando no mock up.

4.Codar, desenhar e redigir (das 17h às 19h30)

Com todo mundo alinhado e a missão clara, partir pra ação foi consequência.

Os grupos se mesclaram: devas, redatoras e designers juntas fazendo o site ganhar vida.

Em algumas horas estava tudo pronto, testado e funcionando. Com amor, pizza/sanduba vegano e muita foto para registrar essa tarde épica.

E tá aí ❤. Diga “Hello, World!”, filhota: http://www.mulheresdeproduto.com/

--

--

Leticia Gimenez
Mulheres de Produto

I lead products and mentor people. I also practice some Ikebana in between.