Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto
3 min readJun 25, 2021

--

Caminhos inesperados

Tenho recebido alguns pedidos de mentoria, em especial de mulheres ❤️, que almejam entrar na área de produto. Vinha ajudando algumas pessoas no particular, dando dicas sobre gestão de produtos digitais, cursos, skills necessárias, etc, mas fiz uma enquete no LinkedIn e mais de 90% das pessoas acham que eu poderia ajudar mais escrevendo artigos sobre o tema. Então aqui estou…😊

Nesse meu primeiro artigo quero contar um pouco sobre minha trajetória profissional e como uma comunicóloga e publicitária veio parar no mundo da tecnologia.

Em 2014, após mais de 5 anos de experiência na área de marketing, pedi demissão de uma grande multinacional na qual trabalhava há mais de 4 anos, porque meu marido foi transferido para Recife. Após alguns meses nessa nova cidade, consegui me recolocar em uma agência de publicidade e depois em uma empresa de dermocosméticos como Coordenadora de Marketing, mas tive que pedir demissão novamente quando meu marido recebeu uma proposta para retornar ao RJ.

Lembro que voltei em 24 de dezembro de 2014 e estava muito otimista com as perspectivas de conseguir um novo emprego na área de marketing, porque tinha um currículo sólido e o mercado ainda estava bem aquecido. Mas logo no início de 2015 veio a crise e me vi muito surpresa ao perceber a dificuldade na minha recolocação.

Nesse ínterim cheguei a montar minha própria agência para gerir mídias sociais de pequenas e médias empresas, e a trabalhar um tempo em uma consultoria de treinamento corporativo como Coordenadora de Marketing, mas estava bem longe do futuro profissional que havia traçado para mim.

E aí tudo mudou em 12 de julho de 2016 (meu aniversário). Uma amiga me ligou para dar os parabéns e informar que estava saindo da startup de tecnologia em que trabalhava, e que havia me indicado para a posição de Gerente de Projetos que ela ocupava (só mais tarde viraria uma posição de PO/ PM).

Confesso que a princípio não fiquei muito empolgada com a posição. Afinal, meu sonho era voltar para a área de marketing de uma multinacional, e nem o cargo nem a empresa eram o que eu almejava. Mas Deus faz as coisas mais do que perfeitas, muitas vezes utilizando caminhos inesperados, e no dia seguinte fui fazer entrevista com o dono da empresa. Apenas 2 dias depois já tinha o meu SIM e 5 dias depois já começava essa emocionante aventura de trabalhar na área de tecnologia, com a gestão de produtos digitais.

Mas essa história deixo para o próximo artigo…😉

--

--

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto

Senior Product Manager, com 5 anos de experiência na área de tecnologia e 6 anos na área de marketing, escreve sobre a gestão de produtos digitais e muito mais.