Como as áreas de atendimento podem dar insumos importantes no desenvolvimento do Produto!

A dificuldade de criar um produto que atenda às necessidades e expectativas da cliente é enorme. Mas, há um caminho para conseguir desenvolver um bom produto com a ajuda dela :D

Luana K. Perin
Mulheres de Produto
3 min readAug 2, 2018

--

Atendimento no Nu ❤

No desenvolvimento de um produto é necessário entender a usuária para que possamos entregar um produto que atenda as suas necessidades, afinal, é por causa dela que estamos aqui.

A diferença vem quando a gente parte da cliente e vem de traz pra frente afim de resolver o que ela precisa, ao invés de desenhar o produto e depois se desdobrar pra vender. Por isso, precisamos entender a cliente, o que ela precisa e entregar uma solução que seja relevante.

TÁ!, mas e como as áreas de atendimento podem ajudar?

O pessoal do atendimento está lidando diariamente e diretamente com a usuária que a Gerente de Produto (Product Manager ou PM para os íntimos) precisa entender para depois desenhar o produto final.

No atendimento, a gente se coloca no lugar da outra pessoa para compreender anseios, motivações, necessidades e problemas. Precisamos entender a usuária, saber como se relacionar com ela e sobretudo qual problema ela espera que a gente resolva.

Por sua vez, a Gerente de Produtos precisa conhecer melhor tanto as usuárias como seus problemas para poder, junto com UX Designer e a engenharia, desenhar o melhor produto que realmente atenda suas necessidades.

Com a ajuda das áreas de atendimento, a PM consegue tirar inputs importantes sobre quem são as usuárias, suas dores, seu jeito de pensar. Esse conhecimento é essencial para desenhar uma solução que realmente resolva o problema da usuária.

Se você é PM:

  • Entreviste as pessoas do atendimento ao cliente
  • Faça dinâmicas como a de Proto-Personas com elas
  • Sempre teste seu produto antes com quem mais sabe dos seus clientes!
  • Inclua elas na sua Revisão de Roadmap
  • Atenda clientes frequentemente!

Se você é do Time de Atendimento:

  • Repasse bugs, ideias e feedbacks pro time de desenvolvimento: não fique acanhada de fazer uma sugestão ou crítica. Seus reportes ajudam muito a Gerente de Produto a priorizar melhor e trazer mais impacto positivo
  • Peça para participar dos processos de solução: muitas vezes a Gerente de Produto também pode ficar tímida de chamar você ou achar que está incomodando seu trabalho. Sua pro-atividade faz toda a diferença :) (no mais, todo mundo adora alguém que realmente queira colaborar)

O time de atendimento percebe diariamente os bugs no produto, os casos em que as usuárias tiveram mais dificuldade, o que não ficou claro para as clientes, quais são as features mais pedidas.

É nessa união que criamos um produto que, no fim das contas, teve a ajuda e foco na peça fundamental: a cliente!

--

--