Como deve ser um(a) Product Owner ideal?

Lições, desafios e dicas na jornada de transição de carreira

Karol Oliveira
Mulheres de Produto
3 min readJun 1, 2022

--

Quando iniciei minha transição de carreira, meu primeiro passo foi puxar pessoas que já eram PO, porque queria que essas me dessem uma visão macro de como esse cargo atuava.

Depois de entender a dinâmica (ou achar que entendia), comecei a ver cursos gratuitos, aulas no Youtube e ler muito conteúdo, mas percebi que algumas coisas divergiam de artigo para artigo e fiquei mais confusa ainda sobre qual caminho seguir. Afinal, como deveria ser um(a) Product Owner ideal?

Com o tempo, uma das principais lições que aprendi, é que não existe fórmula mágica. Não existe a pessoa Product Owner ideal (até porque cada empresa pode ter estilos de atuação diferentes), existe aquela pessoa que consegue tirar de cada aprendizado o seu próprio estilo em como ser PO. Então, aqui vai algumas dicas (iniciais) de acordo com as minhas vivências:

👉 Entenda o que diz o PMBOK sobre o seu papel: essa com certeza será a sua primeira base para compreensão do ideal e perceberá como isso mudará ao longo dos seus estudos.

👉 Estude metodologias ágeis: o(a) PO exerce um papel fundamental nesse processo e entender o fluxo irá te ajudar em toda a sua carreira, ou enquanto o método for utilizado, claro.

👉 Aprenda a escrever user storys: um dos principais papéis do(a) PO é ser contador(a) de histórias, por isso, quando vou escrever alguma me questiono: será que minha mãe entenderia o que quero dizer aqui? Brincadeiras à parte, mas é importante que nós enquanto PO’s consigamos passar com clareza as informações. Tem diversos artigos que falam sobre isso, mas depois você irá começar a criar as histórias do seu jeitinho, não se preocupe, viu?

👉 Treine a sua escuta ativa: você irá se deparar com diversas opiniões sobre o mesmo assunto e em alguns momentos terá que tomar decisões assertivas considerando várias perspectivas e atuações.

👉 Seja uma pessoa questionadora: no começo, eu tinha bastante vergonha de perguntar as coisas que não entendia e percebi que isso poderia me prejudicar.

👉 Compreenda o que time de engenharia está dizendo: você também irá se deparar com muitas palavras técnicas e pode não entender nem 30%, por isso, pergunte para a equipe o que aquilo que eles estão falando de fato quer dizer.

👉 Exercite a sua comunicação: essa será a sua maior aliada em toda a sua carreira, mas no papel de PO tal soft skill irá fazer o seu trabalho ser mais fluído. Se questione: eu me comunico de uma forma que todos entendem?

Essas são somente algumas dicas que podem te ajudar nesse começo, mas uma coisa eu te digo: fazer transição de carreira é um choque, mas depois se torna uma delícia. Só vai! 💜

Entre em contato comigo pelo LinkedIn, adoraria trocar experiências com você!

--

--

Karol Oliveira
Mulheres de Produto

Sou uma product lover cheia de vontade de aprender e bastante curiosa.