Como eu passei na certificação de Professional Scrum Master I?

Aline Medeiros Gorga
Mulheres de Produto
5 min readMay 5, 2023

--

Desde que eu tirei minhas certificações de Professional Scrum Master (PSM I) pela scrum.org muita gente vem tirar dúvidas sobre detalhes do exame. Assim, resolvi fazer essa publicação organizando algumas informações que podem ser úteis para quem pensa em também seguir pelo mesmo caminho.

Afinal, acho que nada mais justo antes de investir tempo (e dinheiro) em uma prova do que tentar entender um pouco mais sobre como ela funciona.

PORQUÊ A SCRUM.ORG?

A PSM I é considerada o nível fundamental dentro de sua especialização e foi desenvolvida pela scrum.org, fundada por Ken Schwaber, um dos criadores do Scrum. É de se imaginar, portanto, que, se você está pensando em se certificar como Scrum Master, a scrum.org é uma das escolhas com maior credibilidade.

Outra possibilidade de igual renome é a Scrum Alliance, mas, o que me fez escolher a scrum.org foi que a maioria de suas certificações não são apenas mais baratas, mas são vitalícias (ou seja, não é necessário renovação mesmo após alguns anos).

Fonte: https://www.whizlabs.com/blog/csm-vs-psm/

COMO FUNCIONA A PROVA?

  • Para fazer a prova, você pode comprar o voucher direto da Scrum.org por $150 (valor no momento em que estou escrevendo esse artigo), ou adquirir o curso oficial. O curso não é obrigatório, mas oferece a possibilidade de fazer duas tentativas (ao invés de apenas uma com o voucher direto). Independentemente do que você optar, a prova pode ser realizada a qualquer momento depois da compra.
  • São 80 questões para serem respondidas em 60 minutos de prova. Você precisa de pelo menos 85% de acerto, o que equivale a cerca de 68 questões. Tanto o PSM I quanto o PSM II só possui questões objetivas, já no PSM III parece que o bicho pega e tem algumas dissertativas também.
  • Outro ponto importante é que a prova é somente em inglês, mas a scrum.org permite que seja utilizado o tradutor. Eu vi na internet muita gente falando que não entende nada de inglês e conseguiu fazer a prova, mas, sinceramente, não sei se é possível não. Muitas questões possuem textos extensos e com algumas palavras bem técnicas, e mesmo eu tendo fluência no inglês respondi em um tempo bem apertado.

COMO EU ESTUDEI?

Bom, eu particularmente acho o preço da certificação beeeem salgado e, como eu sempre tive facilidade em estudar sozinha, optei por não comprar o curso oficial e estudar por conta própria mesmo, mas acho que essa é uma escolha que depende do perfil de cada pessoa.

1. Aproveite todos os recursos que o scrum.org oferece!

Eu fiquei um bom tempo mexendo nas páginas do site, vendo os recursos e criando uma espécie de check list de leituras que poderiam ser feitas para me auxiliar. Mas, como eu sou um docinho, vou deixar os que eu ainda lembro aqui:

  • Use e abuse do practice assessment, que nada mais é do que um simulado oferecido pelo scrum.org com questões criadas por ele para você se preparar.

Mas, detalhe: o practice assessment tem metade das questões do certificado e metade do tempo da prova e a minha impressão é que as questões são um pouco mais fáceis também, então não se baseie apenas nele.

  • Leia o glossário do scrum ao menos uma vez
  • Veja os fóruns de conteúdo do scrum.org. Achei várias dicas legais lá do que estudar, muitas das quais estou repassando aqui agora. Claro que tinha muita gente apenas se gabando que passou em x tempo em x certificações, mas tinha também muitas almas boas que realmente queriam contribuir para a comunidade.

2. Leia o Scrum Guide diversas vezes!!!

Sim, decore as frases se possível, mas também entenda a lógica por trás de cada conceito. E aqui vale tudo, veja vídeos na internet, leia artigos sobre cada ponto, enfim, o que quer que funcione para você.

Dica valiosa, que eu adoraria ter recebido: existem dois scrum guides, um de 2020 e um de 2017… Sim, não podia ficar mais difícil né? O scrum guide vigente é o de 2020, mas a prova gosta MUITO de fazer perguntas com frases do scrum guide de 2017 e perguntar se ainda se aplica, apenas para você dizer não. Eu lembro que acabei fazendo um quadro com as principais diferenças entre os dois e me ajudou muito.

3. Tome MUITO cuidado com simulados na internet, principalmente pelas diferentes versões dos scrum guides.

Existem muitos simulados que foram feitos antes de 2020 e que não posuem essa informação em lugar nenhum.

O site thescrummaster.com é o único que eu conheço com questões atualizadas para o scrum guide de 2020.

E DURANTE A PROVA?

Bom, a prova dura 60 minutos e algumas questões são bem extensas.

Em primeiro lugar, se certifique de que está em um lugar tranquilo, com boa conexão de internet, e que não será interrompido.

O exame permite que você marque questões para retornar a elas no futuro, então, se estiver demorando mais do que 30 segundos para responder, não hesite em pular esse ponto e esperar que em um outro momento as informações estejam mais claras para você.

Não se esqueça, não tem problema não saber uma questão, você apenas precisa de 85% da prova. Apesar disso, a porcentagem ainda é beeem alta, e sugiro estar fazendo algo próximo dos 95% nos simulados antes de se aventurar no exame real.

MAS, AFINAL, VALE A PENA TIRAR A CERTIFICAÇÃO?

Olha, nenhuma certificação dá emprego garantido e nada substitui a prática, essa é a verdade.

A minha percepção, conversando com muita gente no Brasil e na Europa, é que certificações são muito mais valorizadas aqui na Europa do que na América Latina. A maioria das vagas em Portugal, por exemplo, mencionam explicitamente a certificação nos requirements, no mínimo como um “nice to have”.

Não acho que isso aconteça no Brasil, mas com certeza é um diferencial a mais. Além disso, se você está pensando em uma carreira internacional, com certeza é um ponto a mais a favor de dispender esse tempo e esforço.

É isso gente, espero que tenham gostado das dicas e o guia para a certificação de Professional Scrum Master.

Futuramente vou fazer também uma publicação semelhante sobre a certificação de Professional Product Owner da scrum.org, pois acredito que esses dois exames sejam complementares.

--

--