Como facilitar a transição entre áreas ?
Você já se desafiou na sua carreira?
O desafio está conectado com riscos sejam eles originados de tomadas de decisões ou fatores que você não controla, como por exemplo um evento inesperado que te coloca em uma situação de desconforto e vulnerabilidade.
Trabalhei na área de Design por alguns anos mas, diversos fatores dentro e fora do meu controle aconteceram. Foram pelo menos alguns meses de reflexão para que percebesse que novos desafios me esperavam. Hoje, trabalho como pré-vendas.
A vida é cheia de acontecimentos inesperados que onde você tem tomar decisões. Mas, alguns de nós em momentos que somos colocados a prova procuramos voltar ao caminho que paramos.
Pensando nisso, reuni alguns fatores que foram decisivos quando passei por um momento de transição e mudança, indo pelo caminho contrário, o desconhecido.
1. Conheça seus pontos
Saiba quais são seus pontos fortes e como utiliza a seu favor dentro da sua carreira, você os maximiza? Os minimiza? Poderia potencializar? E importante! Conheça seus pontos fracos e construtivos, qual impacto tem em você e no ambiente que você ocupa? Onde pode desenvolve-los?
2. Deixe claro seus objetivos
Quais objetivos busca nesse momento da sua vida? Deixe claro para si, é um que lá na frente faz toda diferença, por quê? Motivação.
Como pessoas temos momentos de alta, e momentos de baixa, são nesses momentos de baixa que seu objetivo entra. Se você tem o objetivo, só falta trilhar seu caminho. O que está fazendo hoje que contribui para isso?
3. Identifique-se com a cultura
Quando você tem um ambiente e pessoas que seguem de certa forma, o mesmo propósito toda a experiência de aprendizado se multiplica, de forma que potencializa sua escuta em relação a feedback por diversas visões diferentes.
E quando se tem diferentes visões, tudo se unifica em um propósito: melhoria.
4. Crie avaliações construtivas
Take your time. É essencial que conheça seus backgrounds para que crie avaliações construtivas sobre você mesmo, verifique quais passos você fez até tomar uma ação, o que mudaria, o que manteria?
Durante nossos dias a correria é constante, esquecemos de parar, avaliar, e muitas vezes de respirar. Você percebe que as ações que tem no dia a dia, podem passar de individual para coletivo a partir do momento que impacta e melhora o dia a dia de outra pessoa? It's bigger than you think! Share!