Transição de carreira para Product Owner, aos 20 e poucos, como foi?

Sofia Fuser Galvao
Mulheres de Produto

--

Bom, quem leu o título deve pensar ~nossa mais que nova~, sim nova!
Mas com uma vontade enorme de aprender e inovar no ciclo do produto, e acredito que isso é o que me move com criatividade e foco para gerar um impacto positivo na vida do usuário final.

Há mais ou menos 2 anos que eu e meu namorado começamos a conversar com mais frequência sobre esse mundo de desenvolvimento de softwares e tecnologia, meu namorado na época trabalhava em um grupo Francês em um time de desenvolvimento e eu em uma Agência de Marketing Digital, era Analista de Inbound Marketing, responsável pelas estratégias de atração e retenção de novos leads, bem como as boas práticas de marketing digital (Englobando desenvolvimento de e-commerce, mídias sociais, SEO, e Content Marketing).

Por nós dois trabalharmos próximos a gestão projetos, começamos a conversar mais sobre isso e como é possível facilitar as demandas, e foi quando eu comecei a aprender sobre os frameworks de Scrum e Metodologias Ágeis, além de ter mais contato com o mundo de produto. Comecei a querer melhorar os processos dos projetos que eu facilitava, além do operacional do Inbound, cuidava de facilitar as reuniões de alinhamento, toda parte de Customer Sucess (Atendimento ao cliente), auxiliava as áreas de SEO, Conteúdo, Mídia, Design, BI, Desenvolvimento, realizava Relatórios e Análises e então comecei a sentir que só o Inbound Marketing já não fazia mais sentido.

E foi assim que surgiu uma paixão por estudos de mercados, análise de dados e comecei a encontrar isso em produto, entendendo também outras técnicas, quanto mais estudava, me apaixonava ainda mais.

Até que no início de 2019, especificamente no final do mês de Abril (meu aniversário), fiz uma viagem sozinha para a Chapada dos Veadeiros e entre alguns insights, como eu já estava descontente com meu trabalho, quando voltei eu comecei a procurar oportunidades na área de produto.

Eu ainda era pouco qualificada para ir para cargos de Product Owner, além de ser muito nova (apesar de ter começado a trabalhar cedo). Então fiz o curso “Scrum na Prática” na FIAP um pouco antes de tirar férias, e no mês seguinte das férias fiz uma entrevista na minha atual empresa. Em 3 dias eu fiz o processo, recebi a proposta e comecei na segunda-feira da semana seguinte como Product Owner Jr. e todas as mudanças e desafios que eu buscava, começaram!

De longe, foi a melhor decisão que tomei!

Nos primeiros meses, como é normal, me senti um pouco deslocada. Eu entendia pouco do que falavam, sabia o conceito mas não a parte técnica, estava vindo de uma área que pouco contemplava o desenvolvimento de aplicativos, e só tinha trabalhado com desenvolvimento de sites, o que também foi um choque pra mim.

No começo era muito observadora (ainda sou), mas fui ganhando meu espaço, aprendendo e somando conhecimentos, e sinto que hoje tenho mais autonomia e uma pequena base técnica que me dão mais poder e embasamento na tomada de decisão. É claro ainda compartilho um bocado com a minha colega que está a mais tempo na empresa e também tem mais experiência no formato de negócio da empresa que estou, mas de qualquer forma sinto que a cada dia que passa eu consigo ter mais autonomia e aprender a parte técnica, que para mim era um grande gap.

Hoje faço o Curso da Gama Academy de Product Management, que esta me abrindo os olhos todos os dias para alguma coisa nova. Para quem está começando, assim como eu, eu recomendo o curso. Na minha visão, tem um conteúdo muito interessante e o preço é acessível, além de ser tudo online. Mas você terá o prazo de 3 meses para fazer o curso, sendo 40 horas de conteúdo. E não, isso não é jaba!

E meu próximo passo agora é começar a codar. Cada dia mais quero me desafiar a entender o lado da equipe que faço parte, o lado do cliente é fácil, a negociação é fácil, o jogo de cintura e as orientações aos times, o mais complicado para mim e, para quem está começando, que não é da área vai ser o entendimento da parte técnica, as vezes uma linha no layout pode dar muito mais trabalho do que um determinado componente, e é isso que quero entender para conseguir trazer cada dia mais um trabalho com mais qualidade, agilidade e valor.

Para encerrar, para quem tem interesse na área de produto, e gosta de desafio, superação, muito aprendizado e tem força de vontade recomendo que faça esse shift de carreira.

Você pode, você consegue, acredite em si mesma!

--

--

Sofia Fuser Galvao
Mulheres de Produto

Mulher, Bissexual, Cearense, Produteira, Curiosa, Apaixonada por gatos e trilhas.