Como o voluntariado pode contribuir na migração de carreira

Mariana Pessôa
Mulheres de Produto
3 min readJan 28, 2021

Adquirir experiência profissional migrando de direito para UX design pode ser uma tarefa difícil, mas possível através do trabalho voluntário

O desafio

Passei recentemente pela migração de carreira do direito para UX design. Foi uma experiência interessante, com algumas peculiaridades, mas a maior delas com certeza foi a necessidade de provar para o mercado que eu seria capaz de trabalhar com uma área tão diferente.

O ponto de partida foi o bootcamp de UX design da How Education, que me deu a base teórica de Design Thinking, associado à mentoria individual do programa de Mentoria Mulheres de Produto, que me permitiu resgatar minhas habilidades, minha autoconfiança, me guiou no bom caminho para o inicio da carreira. Desde que decidi migrar tenho feito cursos livres para aprofundar os conhecimentos, leio livros, tenho devorado teoria. Portfólio pronto, linkedin e currículo reestruturados para a nova carreira, hora de me jogar no mercado, de buscar a tão sonhada vaga.

Durante todo o período de preparação para a transição eu estudava vagas, as habilidades exigidas, os requisitos, o que as empresas esperam de um Júnior. Tudo certo, mas um item me preocupava: experiência. Como adquiri-la?

A solução

Embarquei no trabalho voluntário e já tive experiências muito ricas, principalmente na área de discovery. Atuei em duas ongs e, por coincidência, em ambas trabalhei na fase de pesquisas. Já tive a oportunidade de colaborar com as equipes em desk research, no planejamento de pesquisa quantitativa, produzir roteiros, planejar cronograma de projeto, entrevistar e observar usuários, organizar e analisar dados e achados de pesquisa, definir persona, entender necessidades e oportunidades tanto das ongs quanto dos usuários.

Trabalhar na prática a colaboração, a co-criação, a empatia, a gestão de informações e de projetos, passar passo a passo pelo duplo diamante e compreender as necessidades das pessoas é algo que recomendo fortemente pra qualquer pessoa que esteja iniciando na carreira.

A minha primeira oportunidade no mercado de trabalho chegou e eu não tenho dúvidas de que a atuação em projetos reais foi algo muito relevante.

Pra quem também está migrando

Pra quem estiver a procura dessa experiência eu indico que, em primeiro lugar, busque se engajar nas comunidades e grupos de design, para iniciantes ou não, de vagas, de conversas, de dúvidas, de apoio. Existem vários grupos que recebem e unem quem está começando para trocar ideias, tirar dúvidas, acrescentar repertório a quem está chegando agora nesse mercado.

Não se isole, não tenha vergonha. Eu escutei de muita gente que design não se faz sozinho, eu diria que também não é aconselhável ser um designer sozinho, então busque outros designers ou aspirantes a designers pra dividir essa trajetória com você.

Outra dica são as plataformas que unem voluntários às ongs, no meu caso, eu utilizei a Atados, mas você pode ficar atento às redes sociais das mais variadas ongs, tem sempre alguma abrindo processo seletivo. Deixo aqui também o link do Guia do Product designer, que tem uma área dedicada a contar a exeriência de outros profissionais com o trabalho voluntário e algumas dicas de outras plataformas.

O voluntariado não foi uma novidade pra mim, eu já tenho algumas experiências de colaborar em projetos voluntários, em todas elas o resultado é que eu sempre saía melhor, mais humana, sentia que recebia muito além daquilo que oferecia. Pela primeira vez eu fiz isso com intencionalidade, com objetivo especifico de adquirir experiencia profissional e mais uma vez, só tenho a agradecer e recomendar, é o tipo de experiência que compartilho com muita alegria!

--

--

Mariana Pessôa
Mulheres de Produto

UX Researcher no PagBank PagSeguro | Adoro aprender, ouvir histórias e compartilhar conhecimento