Como os eventos e comunidades influenciaram minha carreira

Gleica Pires Reinert
Mulheres de Produto
3 min readJan 19, 2020

No ano de 2016 entrei em uma empresa que estava passando por um processo de transição, entre modelo cascata para o tão falado ágil. Na época eu era Analista de Testes. Estar num ambiente completamente novo pra mim me fez sair da zona de conforto e ir atrás de conteúdo que colaborasse para essa nova fase da minha carreira. Mas e aí? Qual seria a melhor forma de me adaptar a essas mudanças? Cursos on-line? Canais do YouTube? Blogs?

A maior parte dos conteúdos que eu encontrava na internet direcionavam para eventos e comunidades. Ao perceber isso, comecei a participar ativamente de eventos da região relacionados a área de tecnologia. A cada palestra um universo diferente, com experiências e insights que, aos poucos, foram me tornando uma profissional mais crítica e curiosa.

No início eu não queria me expôr, ficava na platéia fazendo minhas anotações e mal interagia com as demais pessoas que estavam no evento. Eu não tinha a maturidade para compreender o quanto aproveitar a oportunidade para fazer networking seria importante. Talvez por não me sentir experiente o suficiente. O ser humano tem dessas coisas de ter medo de se expor, medo de errar, etc. Imagina então sendo mulher num evento onde 80% do público é masculino? Sim, o machismo existe e está muito presente dentro da TI.

Primeiro eu tive de me desafiar a interagir mais e me sentir mais a vontade para falar em público e me expôr. Quem nunca pegou um microfone na mão para fazer uma pergunta para um(a) palestrante e ficou suando frio? Sim, eu passei por isso. O segundo passo foi conversar com as pessoas que palestravam pessoalmente nos eventos. Depois atualizei meu perfil no LinkedIn e seguia as pessoas e conteúdos. Com o medo do desconhecido controlado, agora era a hora de botar a mão na massa e começar a criar conteúdos. Afinal, eu sempre gostei de escrever! Mas e aí? Escrever sobre o que?

De novo o medo do desconhecido e a insegurança de não ser capaz. Lembram que eu comentei de networking no início? Recorri a essas pessoas e pedi ajuda, tirei dúvidas e mãos à massa! LinkedIn passou a ser uma das minhas redes sociais favoritas. Meu objetivo? Inspirar pessoas! Se você ler algo aqui que acrescente na sua vida, eu atingi meu objetivo.

Depois de dois anos participando ativamente de eventos e comunidades, me senti a vontade para criar conteúdos e encarar os palcos! Pensa numa pessoa que tremia e suava frio — de novo!!! Mas a vontade de compartilhar era maior que o medo das críticas, então valia a pena. Descobri dessa forma que o segredo é controlar a respiração e praticar. E se der medo? Vai com medo mesmo!

Palestrei em universidades, comunidades e no ano passado tive meu maior desafio que foi encarar o palco de um dos maiores eventos de tecnologia do país, com direito a dobradinha, porque a trilha tinha lotado. Foi uma experiência sensacional.

Para minha felicidade, a comunidade do Mulheres de Produto começou em Blumenau e além de palestrar na segunda edição, fui convidada a fazer parte da organização, no qual estou até hoje. Também em 2019 fui convidada e me tornei organizadora do Agile Beer, uma comunidade que já rompeu a fronteira do Brasil e está em alguns outros países.

Escrevi toda essa jornada aqui com o intuito de mostrar o quão estar interagindo e compartilhando conhecimento agrega! Aprender nunca é demais. Foi desta forma que descobri um amor enorme pela agilidade e processos no geral.

Desafie-se sempre! Saia da zona de conforto.

Qual será o próximo obstáculo que você vai superar?

--

--

Gleica Pires Reinert
Mulheres de Produto

IT; Engineering; Management; Leadership; Agile Mindset; Career; Empowerment.