Como trabalhar com Gestão de Produtos em outro país
Sou Gerente de Produto há alguns anos e recentemente minha carreira virou 100% para desafios internacionais. Nesse artigo, vou comentar um pouco como você pode se preparar para asumir um desafio fora do Brasil. E acredite: não é só do Business English que você precisa.
O mundo está caótico há muito tempo e as oportunidades de carreira em gestão de produtos estão se expandindo para outros países. Se você já é uma pessoa gerente de produtos que deseja explorar oportunidades internacionais, este artigo pode seu guia essencial para construir uma carreira de sucesso no cenário global. Se você ainda não é, esse artigo poderá te inspirar a planejar seus próximos passos.
- Domine as habilidades fundamentais
- Se adapte ao que a empresa precisa
- Aprenda a comunicar de forma eficaz em um contexto global
- Faça pesquisas do mercado internacional
- Entenda as complexidades regulatórias
- Construa uma rede de contatos sólida
- Tenha confiança
1. Domine as habilidades fundamentais
Antes de alçar voos internacionais, ter um domínio de algumas habilidades essenciais de gestão de produtos pode te fazer destacar. Isso inclui:
- capacidade de definir uma visão clara para o produto
- priorizar recursos e decisões de forma eficaz
- liderar times de diversos profissionais (UX, design, engenharia, DevOps, desenvolvedores, CS e etc)
- tomar decisões estratégicas justificadas com métricas que fazem sentido.
Também não deixe de lado algumas premissas essenciais de agilidade e gestão de projetos, que são base sólida da gestão de produtos:
- gestão (ou noções básicas) de capacity, orçamentos e forecasts
- conhecimento básico de arquitetura e DevOps (mas é básico mesmo tá)
- conhecimento (nada básico) de metodologias ágeis e rotinas do Scrum/Kanban
Você não precisa ser o Marty Cagan, mas é interessante ter uma base de experimentação e conhecimento desses tópicos. O mercado internacional pode exigir de você outras coisas além do papel comum de pessoa gestora de produtos aqui no Brasil.
2. Se adapte ao que a empresa precisa
O mundo tem mercados e necessidades diferentes do Brasil. Por exemplo, trabalhei com logística por muito tempo e aprendi que mapear rotas no Brasil é totalmente diferente de mapear rotas na Colombia, mas não tão diferente assim dos Estados Unidos. Cada país, principalmente aqueles de dimensão continental, tem sua particularidades legislativas, territoriais, sociais e econômicas.
Nesse cenário, ter uma carreira generalista (ou ter Repertório, como diz a Dani Lopes) é um plus. Adaptar-se a necessidade do mercado é uma das formas de se encaixar bem no contexto internacional, quando o terreno (e o cliente) são diferentes do que você está acostumado. No entanto, se esse tipo de desafio já é normal para você, então sua adaptação vai ser bem tranquila.
3. Aprenda a comunicar de forma eficaz em um contexto global
A comunicação é a chave para o sucesso em uma carreira internacional, mas não ache que seu inglês precisa ser impecável. A questão da língua estrangeira aqui é a confiança.
Diferente dos professores de inglês, os nativos não vão te interromper se você falar algo errado e muito menos vão prestar atenção se você mandou bem no past tense. Muita da comunicação é sincera e acontece muito “Sorry, can you say it again?” e “Did you get me?”.
Entender e se fazer ser entendido é a única coisa necessária. Para isso, a confiança é imprescindível (sim, estou falando com você pessoa de produto que sofre com a síndrome da impostora).
- Aulas de conversação são excelentes para te ajudar a construir essa confiança, mas não deixe o medo te tomar.
- Se você esqueceu uma palavra, tente descrever o contexto.
- Treine em frente ao espelho.
- Escreva no caderno o que precisa falar: palavras-chave, conceitos e coisas que você não sabe como traduzir
- Peça ajuda: Procure no Google ou peça para um colega traduzir
- Simplesmente peça para repetir
- Se alguém falar que não te entendeu, fale mais devagar
Além do inglês, você precisa construir a capacidade de adaptar sua comunicação para diferentes públicos e compreender as nuances culturais que podem afetar a forma como as mensagens são recebidas.
4. Faça pesquisas do mercado internacional
Antes de embarcar em uma carreira internacional, é benéfico adquirir experiência multicultural. Isso pode ser alcançado por meio de projetos internacionais, colaboração com equipes globais ou até mesmo trabalhando em diferentes países. A exposição a diferentes culturas e ambientes de trabalho enriquecerá sua perspectiva e habilidades.
Além disso, sempre existem maneiras de buscar por conteúdos internacionais, trocando mecanismos de pesquisa e filtrando resultados regionais. Parte essencial da rotina da pessoa de produto, o Discovery precisará conter palavras-chave e expressões do país, para que você consiga construir uma documentação aderente ao seu público internacional.
5. Entenda as complexidades regulatórias
Cada país tem suas próprias regulamentações e normas, especialmente quando se trata de produtos e serviços. Como pessoa gerente de produtos, você precisará estar ciente das complexidades regulatórias em diferentes mercados e garantir que seu produto esteja em conformidade. Isso requer pesquisa detalhada e possivelmente a consulta a especialistas legais, assim como mencionei no tópico anterior.
6. Construa uma rede de contatos sólida
Uma rede profissional (o famoso Networking) forte é um ativo valioso em uma carreira internacional. Participe de conferências, eventos, ONGS como Mulheres de Produto, siga comunidades como a Trampar na Gringa e grupos no Discord para conhecer pessoas que podem oferecer insights e oportunidades valiosas em diferentes partes do mundo. Essa rede pode ser uma fonte de apoio e orientação ao longo de sua jornada internacional.
7. Tenha confiança
Uma carreira internacional é emocionante, mas também desafiadora. A mudança é constante, e você deve estar preparado para se adaptar rapidamente a novos ambientes, regulamentações e demandas de mercado. A resiliência é uma qualidade importante para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho.
Caminho se faz ao andar e confiança se constroi arriscando. Se tá com medo, vai com medo mesmo e finja que está bem até estar. Te prometo que vai dar tudo certo.
Construir uma carreira internacional em gestão de produtos é uma jornada emocionante que oferece oportunidades de crescimento gigantescas para sua carreira. Esteja atente às tendências globais, aberte a desafios e pronte para abraçar a diversidade cultural enquanto avança em sua carreira internacional como pessoa gerente de produtos. Vai dar certo!
Amanda Bento gosta de ser chamada de Mands. É Product Manager há mais de quatro anos, Embaixadora das Mulheres de Produto e escritora profissional. Além de ser formada em Filosofia, possui MBA em Gestão de Projetos e adora escrever. Você compra seus livros aqui e pode também segui-la no Instagram e Linkedin.