Construindo o produto do jeito certo

Hellen Damasceno
Mulheres de Produto
5 min readMar 29, 2022

O conceito de MVP se popularizou por meio do livro Lean Inception a partir de 2014. Trata-se de uma forma de desenvolver e evoluir produtos que tem sido fundamental para lançar produtos incríveis.

O que é o produto mínimo viável (MVP)?

A noção de MVP busca responder a uma pergunta simples:

“Como entregar um produto com qualidade e com chances de evoluir?”.

A resposta é entregar o mínimo viável, que ajudará a levar o produto mais rapidamente ao mercado, minimizando o tempo gasto para desenvolvimento e evoluindo-o conforme a necessidade do seu usuário.

O MVP é a versão mais simples do produto que deve ser posto para validação em um tempo menor do que o produto final. Isso porque não vale a pena desperdiçar tempo e esforço construindo algo que não atenderá a necessidade do usuário.

O MVP tem como principal objetivo nos ajudar a validar as nossas hipóteses de solução e nos trará aprendizados de forma rápida e eficiente.

Pense grande, comece pequeno e aprenda rápido

Construir um MVP não significa que o produto não terá evoluções, muito pelo contrário. Um dos nortes por trás do MVP é o desenvolvimento validado e guiado pelos resultados iniciais, corrigir ou confirmar que o planejamento desenhado inicialmente nos guiará para as próximas evoluções.

Pensar grande, iniciar pequeno e aprender rápido é um dos conceitos do MVP.

É muito importante que a nossa visão sobre o produto seja ampla com diversas funcionalidades para vários usuários e atenda a variados objetivos de negócio, entretanto precisamos começar pequeno, dando passos menores e aprendendo com eles. O MVP serve para validar hipóteses, falhar e corrigir rapidamente.

O produto pode atender mais de um objetivo de negócio, ter vários usuários e um número gigante de funcionalidades, porém o MVP deve validar uma hipótese verificando se ela contempla o que o usuário espera, sem muitas funcionalidades disponíveis.

Observe que na imagem abaixo temos um produto criado via MVP, veja que cada caixa é um MVP que foi validado e que, juntos, estão constituindo um produto.

O MVP é a intersecção de três características importantes, ele precisa ser:

  1. Valioso
  2. Usável, e
  3. Factível

Isso representa que o interesse do negócio, a aceitação dos usuários e a viabilidade de construção estão na mesma sintonia.

Valioso, usável e factível

Para que um MVP seja considerado valioso ele precisa demonstrar que está na direção desejada para o negócio, seja em retorno de investimento ou na opinião dos usuários a partir de pesquisas.

Todas as funcionalidades devem ser elaboradas segundo a necessidade do usuário, o MVP pode ser considerado usável quando o usuário deixa explícito que o MVP solucionou o seu desejo.

A solução pensada e sugerida nas pesquisas e no processo de exploração só fará sentido se for executável e viável, se houver conhecimento de causa e prazo de execução claros no momento do upstream, esse MVP pode ser considerado factível.

O quarto elemento: o fator UAU

O fator uau é o que diferencia o seu produto dos demais no mesmo segmento, ele conquista e faz com seus usuários se comportem como promotores do produto, eles engajam, dão feedbacks de melhorias e elevam o nível do seu produto dentro da sua comunidade.

Se o MVP é a fatia de um produto, faz-se necessário que ele contenha os 04 fatores: Factível, Valioso, Usável e Uau. Não entenda o MVP como uma camada e sim como fatia, não entregue o que é usável pra depois elaborar outro fator, tente conceber uma ideia que comporte um pouco de cada fator, mesmo que eles precisem de evolução.

O seu MVP deve ser possível de ser desenvolvido, precisa ser de fácil uso, que agregue valor a empresa/negócio e que ele seja incrível para os seus usuários.

Como identificar que o seu produto está ofertando todos esses fatores?

Primeiramente, reúna-se com o seu PD, Tech Lead e algum Dev, se necessário, e comecem a analisar as seguintes questões.

Factível

  • O seu produto é fácil de desenvolver?
  • Você consegue identificar o fatiamento das entregas e o tempo das mesmas?
  • Há uma clareza do que está sendo desenvolvido?
  • As telas que foram exploradas são compatíveis com a infraestrutura existente?

Se você disse sim para 2 ou 3 perguntas acima, ele é um MVP factível!

Valioso

  • Esse MVP foi desenvolvido com base no discurso do seu usuário?
  • Foi feita alguma pesquisa para que as necessidades do usuário fossem levantadas?
  • A área de negócios trouxe ou comentou que a ideia era interessante para algum desenvolvimento da empresa?
  • Esse produto agrega algum valor econômico e inovador para a empresa?

Se você disse sim para 2 ou 3 perguntas acima, ele é um MVP valioso!

Usável

  • As funcionalidades desse MVP foram pensadas a partir da necessidade dos usuários?
  • Foi feito teste de usabilidade ou pesquisa para confirmar a opção acima?
  • No momento da exploração, foi pesquisado no mercado empresas que oferecem funcionalidades similares? Houve aceitação e sucesso desses produtos?
  • Na fase de exploração, foi efetuado teste de jornada para validar a usabilidade sem esforço do cliente?

Se você disse sim para 3 ou 4 perguntas acima, ele é um MVP usável!

MVP UAU

  • O seu MVP oferece uma experiência diferente das demais funcionalidades da sua empresa?
  • Ele possui uma evolução que pode ser considerada inovação?
  • Você melhorou uma dor do cliente de forma fácil e clara?
  • No momento da pesquisa, os seus usuários deixaram explícito que ter esse produto seria um divisor de águas na experiência deles na plataforma/empresa?
  • Esse produto não tem concorrentes diretos, rolou muita inovação no momento da exploração a ponto de você precisar fatiar e ter mais de 01 evolução?

Se você disse sim para 3 ou 4 perguntas acima, ele é um MVP UAU!

Análise dos fatores

  • 10: O seu produto tem os quatro fatores e, portanto, ele é um MVP validado.
  • > 12: Ele tem tudo para ser um MVP bem falado pelos seus consumidores!
  • 14: Solte fogos! Esse MVP se tornará um produto incrível e você terá, além de consumidores satisfeitos, usuários que promoverão o seu produto!

Outro teste que você pode executar é construir um quadro de post-it no Miro, com esses 04 fatores (Factível, Valioso, Usável e Uau), e pedir aos seus colaboradores para que arrastem as funcionalidades/características para os quadros usando a mesma métrica de análise acima.

Referências

  • “Continuous Delivery” — Jez Humble e David Farley
  • “Lean Inception: Como alinhar pessoas e construir o produto certo” — Paulo Caroli

--

--

Hellen Damasceno
Mulheres de Produto

Sou Marketóloga pela UNINTER, com 9 anos de carreira na área de CX e 4 anos em projetos. Apaixonada pela área de produtos e atuante na área desde 2020.