Daily na prática

Muito mais do que seguir um padrão, garanta que a comunicação esteja acontecendo

Natália Turrioni
Mulheres de Produto
4 min readMar 31, 2019

--

No desenvolvimento de produtos digitais, em que as mudanças ocorrem constantemente e as entregas são realizadas de forma ágil, frequentes e regulares, é primordial que se faça um acompanhamento constante das tarefas a serem executadas. E é nesse contexto que existe a daily, um dos rituais do framework do Scrum.

A daily scrum também conhecida como reuniões diárias, daily meeting ou stand-up meeting ocorre todos os dias em que a Sprint está sendo desenvolvida e o principal objetivo é entender o quão perto o time está de alcançar o objetivo estabelecido.

Existem vantagens em realizar a daily meeting?

Na minha opinião sim, principalmente pelo fato de estar alinhada com os três pilares do Scrum: inspeção, já que é possível acompanhar o progresso de cada atividade, adaptação diária, principalmente quando existe a necessidade de ajuste e transparência, pois todos possuem a oportunidade de saber o que está acontecendo no ciclo de desenvolvimento do produto.

Outras vantagens são:

  • Permite tomadas de decisão mais rápidas;
  • Garante o engajamento da equipe para encontrar soluções colaborativas;
  • Elimina algumas reuniões e interrupções;
  • Permite o acompanhamento de métricas da Sprint;
  • Melhora a comunicação entre os integrantes do time;
  • Melhora a integração de times remotos;
  • Acelera a resolução dos impedimentos;
  • Corrige os rumos da Sprint.

Quais são as regras ou boas práticas para conduzir a daily?

De forma resumida, as principais diretrizes para realizar a daily são:

  • Deve ser um hábito e por isso é necessário que faça parte da rotina do time de desenvolvimento.
  • É time boxed e o tempo é de no máximo 15 minutos.
  • Deve ocorrer sempre no mesmo horário e estar na agenda de todos os integrantes.
  • A participação do time de desenvolvimento na daily é obrigatória.

Como (geralmente) a daily funciona?

Para garantir que as atividades de todos os integrantes do time estejam sincronizadas, cada membro explica:

  • O que foi realizado desde a última daily;
  • O que está planejado para ser executado;
  • Quais são obstáculos e impedimentos.

Existem outras formas de facilitar a daily?

No entanto, fazer as 3 perguntas não é a única ou a melhor forma de conduzir a daily. No guia-scrum de 2017 ocorreu uma alteração na qual as perguntas passaram a ser sugeridas e não obrigatórias.

Então, como conduzir a daily de modo diferente?

É estabelecida uma pessoa para conduzir a daily e o processo é feito olhando as colunas do board da direita para a esquerda, para assim ir encontrando possíveis impedimentos. Alguns exemplos de obstáculos são:

  • Tarefas bloqueadas: o time deve discutir e levantar as ações necessárias para desbloquear a tarefa ou analisar o que está sendo realizado para liberá-la para deploy.
  • Tarefas com leadtime alto: deve ser analisado o motivo pelo qual a tarefa está levando mais tempo que o planejado. Muitas vezes pode ser feita uma força tarefa para possibilitar que o deploy seja realizado de forma mais ágil.

Além disso, na daily também fazemos um alinhamento rápido da Micro Tarefa que pode ser executada. Micro Tarefa é uma task considerada, pelo time de desenvolvimento, de baixíssima complexidade. Após o desenvolvimento de uma feature ou melhoria, é necessário que essa tarefa passe pelo code review e teste de aceitação. Com isso, ela está passível de correções. Por isso, antes que a pessoa desenvolvedora comece uma nova tarefa da Sprint, ela faz o desenvolvimento de uma micro tarefa , mitigando o risco dela ficar em dois contextos grandes e diferentes, caso sua tarefa principal retorne para correção.

E isso tudo por um motivo: COMUNICAÇÃO

Conversas “cara-a-cara” são a forma de comunicação mais eficaz para garantir satisfação do cliente a partir da entrega antecipada e contínua de valor. Além disso, quando a comunicação do time está afiada, existe maior flexibilidade com as necessidades de mudança dos requisitos de negócio ou técnicos.

E como escreveu Jason Yip para o site de Martin Fowler:

At the end of the day, it’s important to not be too concerned about having every pattern or even having some of the smells. Remember the problems we’re trying to solve. Are people energised? Are people sharing problems and ideas? Are people focused on our objectives? Are people working together as a team? Does everyone know what’s going on?

E você? O que está fazendo para garantir que todos estão trabalhando juntos, como um time para atingimento dos objetivos traçados?

--

--