Working from Anywhere

E o futuro do trabalho remoto pós pandemia?

A pandemia acelerou o trabalho remoto, isso é fato. Será somente uma solução temporária?

Caroline Kaori
Mulheres de Produto
4 min readDec 14, 2020

--

Como as empresas irão lidar com o trabalho remoto pós pandemia?

Passamos pelo maior experimento do trabalho remoto que já foi feito. Empresas que não acreditavam na sua eficiência, adivinha? Também foram obrigados a experimentar, e muitas estão tendo que usar até hoje.

Países como o Japão super conservador, teve uma adaptação difícil e ainda relutante mas também foram obrigados a se adaptar a este novo estilo de trabalho.

Por anos a eficiência do trabalho remoto foi questionado, mas nunca passou por um experimento tão longo e tão vasto como o que fomos obrigados a passar graças ao COVID-19. Empresas do mundo inteiro tiveram que se adaptar para continuar seus negócios e evitar a transmissão de uma das doenças mais contagiosas que já existiu.

Esse experimento foi bem sucedido, foi confirmado que a maior parte da força de trabalho de uma empresa não precisa de tanta supervisão para ser produtiva. E muitos funcionários adoraram a sua nova rotina de trabalho.

Mas também, quem não iria? Adeus horas perdida no trânsito. Com essa nova rotina, podemos acordar um pouco mais tarde, tomar o nosso café da manhã com calma e começar o dia com mais tranquilidade ou para aqueles com energia de sobra, ter tempo de fazer seus exercícios logo de manhã, tomar um banho sossegado e começar o seu dia. Seja qual for a sua rotina, garanto que suas horas perdidas no trânsito pode ser usada de uma forma melhor.

Apesar de todas as maravilhas que existe em trabalhar do conforto da sua casa, existe sim alguns poréns, e para alguns essa rotina simplesmente não funciona tão bem, e existe uma parte dos funcionários que sente falta do escritório, da sua mesa dedicada para o trabalho, do convívio com seus colegas, de se vestir para trabalhar e até, do café providenciado pela empresa.

É normal sentir falta do seu escritório e seus colegas, de interação social e uma vida fora do seu próprio quarto e roupas além de pijamas.

Sim, com a volta do "normal", tudo indica que estaremos de volta.

Para a alegria de uns e infelicidade de outros…

A vida de volta ao escritório irá acontecer mais cedo ou mais tarde e as empresas não irão entregar seus escritórios arranha-céus em grandes metrópoles, isso é lenda. Empresas também precisam de uma identidade própria, da sua própria cultura e uma boa imagem diante de seus clientes e investidores.

O experimento do trabalho remoto foi bem sucedido. Sem sombras de dúvidas, porém, apesar de toda tecnologia que colocamos a mão durante essa pandemia seja Zoom, Webex, Skype ou o que seja. Não existe melhor maneira de ter grandes idéias do que um quadro na sua frente e colegas de diferentes caminhos da vida dando idéias e transformando todas essas idéias medíocres de início em uma solução excepcional.

Algumas empresas como Facebook e Twitter já decidiram que vão adotar esse novo modelo de trabalho para sempre, só para aqueles que optaram em continuar nessa rotina. Essas empresas entendem que somos todos diferentes. Brainstorming em grupo sempre foi uma ótima prática, mas não somos todos nós que trabalhamos melhor em grupo, existem pessoas que são mais produtivas e mais criativas quando estão em paz, sem estímulos ou distrações e com mínima ou nenhuma interação.

Aos poucos, outras grandes empresas também irão se adaptar, a competitividade irá aumentar por bons talentos que estarão mais satisfeitos em uma empresa que providenciará esse tipo de escolha:

"Se quiser vir pro escritório vem, mas se não quiser pode trabalhar das ilhas Maldivas, a escolha é sua."

E, a grande economia nos bolsos da empresa em espaços também será uma das grandes vantagens. Ou como o espertinho do Zuckerberg anunciou que iria pagar seus funcionários que estão trabalhando remotamente de acordo com o salário médio do lugar onde estão morando.

Esses tipos de benefícios tem um peso enorme para a nossa geração. Além de comida e cafés de graça queremos ter a liberdade de ir e vir para o escritório, quando achamos necessário, então se as empresas querem os melhores de nós, terão que se adaptar.

E será graças a isso, que vamos poder manter um certo equilíbrio entre esses dois hemisférios.

Open space

O que o esperar do trabalho remoto pós pandemia?

O futuro do trabalho irá mudar, mas os grandes edifícios não ficarão abandonados como uma cidade fantasma, as metrópoles continuarão a ser o centro dos negócios. Nós vamos voltar para o escritório, em mesas que não serão definitivas, possivelmente compartilhadas, porque nós voltaremos… não todos os dias, mas sim, quando for preciso.

--

--

Caroline Kaori
Mulheres de Produto

Criei o app Coolio durante a pandemia e trabalho como Engenheira de Infraestrutura em Tóquio.