Ei, Product Manager em Processo Seletivo, por favor, tome decisões!

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto
4 min readJun 15, 2017

Participei de alguns processos seletivos de Product Managers (Gerentes de Produto) aqui na Resultados Digitais e se eu pudesse dar 3 dicas para essas pessoas, eu falaria…

1. Tome decisões!

Gerentes de Produto são pessoas que tomam diversas decisões a todo momento: "priorizo essa melhoria ou esse débito técnico?", "estudo UX agora ou Machine Learning?", "entrego esse grande valor para o cliente mesmo que isso demore mais do que entregar vários pequenos valores?", "qual aposta vem primeiro no Roadmap?"…

Don't do that!

São muitas decisões a serem tomadas e nem sempre temos todos os dados em mãos

Não, isso não significa que não somos data-oriented, mas que há diversas situações no dia-a-dia que você tem que decidir com a quantidade de informações que você possui, mesmo que elas não sejam muitas.

E é isso que eu espero de uma pessoa em processo seletivo de Product Manager: que você decida. E explique muito bem o porquê da sua decisão.

Seja como a Meryl Streep, tome um posicionamento, decida e fale com confiança

Nós não estamos avaliando quão brilhante é sua ideia

A gente está avaliando qual foi seu raciocínio para chegar numa solução, o que você fez com as poucas informações que foram dadas.

Ah, não tenho informação suficiente, não consigo te responder

Se você tem poucos dados, peça mais. Se mesmo assim não conseguir, assuma coisas.

Imagine a seguinte situação: você precisa construir um aplicativo que foque em aumentar a produtividade das pessoas. Como seria esse aplicativo?

Essa é uma pergunta aberta. Não tem certo nem errado. Se eu te perguntar "o que você faria primeiro para esse aplicativo ser um sucesso?" eu não espero que você me fale algo mágico e uma ideia brilhante.

Eu espero que você responda essa questão me mostrando os porquês das suas decisões. Eu espero que você me guie no caminho que escolheu e que encaixe muito bem a história da pessoa que vai usar o seu aplicativo.

2. Mostre Paixão

Parece óbvio, mas tem pessoas em processo seletivo que nem aparentam querer trabalhar com a gente.

Don't!

Se você não consegue mostrar sua paixão pelo olhar e pelo modo como fala, talvez seja porque você realmente não queira trabalhar naquela empresa ou naquela posição.

Mas se você quer muito ser Product Manager, pare, respire e mostre porque aquilo é importante pra ti.

Do!

Mostre sua trajetória, me venda sua história.

É tão gostoso sair de um seminário de uma pessoa candidata a Gerente de Produto e sentir a vontade dela de estar trabalhando com a gente!

3- Aprenda com os feedbacks!

Algo que aprendi na prática com o Alexandre Spengler, Group Product Manager/meu gestor na RD é aprender com os feedbacks. Durante meu processo de rotation para Product Manager ele e o Diego Pereira me passaram muitos feedbacks.

É claro que comigo mesma eu pensava:

"Jesus do céu, eu não vou conseguir passar. Eles tão praticamente falando que tudo tá ruim".

Mas aprenda a ouvir os feedbacks, reflita sobre eles e invista em melhorar na próxima etapa. Mostre que você sabe evoluir através deles!

Eu não sabia nada sobre Product Management, mas levei a sério todos os feedbacks que me passaram. Dediquei muito pra conseguir provar para eles e para mim mesma que eu poderia melhorar. E provei.

Melhor exemplo

Uma curva exponencial de crescimento, é isso que a gente vai buscar em você.

Tome decisões, mostre sua paixão e evolua com os feedbacks!

Essas são minhas 3 dicas com base nos processos seletivos que acompanhei e que eu espero que possam te ajudar, seja te encorajando num processo seletivo ou te instigando a ir mais além.

Se quiser continuar se apronfundo esse ebook tem 20 perguntas e respostas para processos seletivos.

Tem mais dúvidas sobre esses processos ou a carreira de PM? Tem dicas diferentes para passar? Deixa seu comentário :)

P.S: estamos contratando no time de Produto e Engenharia da Resultados Digitais ;)

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.