Entrevistas de produto: da preparação à contratação — Parte I
Se você deseja finalmente conquistar a tão sonhada vaga na área de produto, comece por aqui!
Você pode estar em transição de carreira, ser iniciante na área ou até mesmo ter anos de experiência, mas com certeza, as dúvidas na hora de elaborar um currículo, as incertezas e o frio na barriga antes de fazer uma entrevista é sempre o mesmo. Vale a pena ressaltar que processos seletivos na área de produto são semelhantes com processos seletivos para vagas em outras áreas. Então, não desanime!
Geralmente, as empresas avaliam os candidatos nas seguintes etapas:
- Triagem de currículos
- Contato inicial
- Entrevista com RH
- Elaboração de case
- Entrevista técnica
- Entrevista com gestor (em alguns casos, com o time também)
- Fit cultural
- Proposta
No meio de tantas etapas, é normal se sentir perdida e não saber como potencializar as suas habilidades durante as etapas do processo. Pensando nisso, elaborei esse artigo com dicas valiosas para te ajudar durante o processo:
Etapas iniciais
Dica 1: Selecione com cuidado a vaga ao qual você quer se candidatar
Estude as habilidades necessárias para a vaga que você realmente quer e busque uma empresa que tenha uma cultura onde você se identifique. Além de pesquisar na internet, você pode conversar com pessoas que trabalham nas empresas que você admira.
Dica 2: Se posicione como uma pessoa de produto
Não deixe o seu currículo genérico e coloque o cargo da área de produto como objetivo no currículo, com o objetivo de se posicionar no mercado. Também é importante atualizar a descrição do LinkedIn com o cargo ou área onde você deseja atuar.
Dica 3: Revise a gramática no currículo
Destaque-se positivamente construindo um documento sem erros ortográficos, bem organizado e de fácil leitura. Segundo uma pesquisa da Catho, o tempo médio de avaliação do currículo por parte dos recrutadores é de seis a dez segundos.
Resolução do case
Dica 4: Aceite que a sua solução está errada
Foque na construção do case ao invés de fornecer a resposta correta. Não espere resolver todos os problemas do mundo com o case. Lembre-se do que você precisa resolver e porque, não pense só em entregar.
Dica 5: Entenda e contextualize o problema
Não escreva apenas a resposta. Considere o contexto de negócio do problema, busque mapear soluções, fazer perguntas ao entrevistador e explique o porquê você tomou essa decisão.
Dica 6: Decida e justifique as soluções
Deixe claro a linha de raciocínio que você utilizou para resolver e defenda o seu ponto de vista. Aja como se estivesse em um dia normal de trabalho.
Dica 7: Crie uma persona antes de criar uma solução
O processo de discovery muitas vezes é negligenciado na etapa de resolução do case. Criar uma persona ajuda a contextualizar o problema, demostra que você conhece as metodologias de discovery e leva o entrevistador a entender melhor o caminho que você utilizou para resolver o case.
Dica 8: Desenvolver produtos é um processo cíclico
Lembre-se de incluir métricas de acompanhamento do produto. Dentro da empresa, você precisará monitorar o produto ao longo do tempo para entender o que está bom e o que precisa melhorar. Demonstrar essa habilidade no processo seletivo pode ser um diferencial.
Entrevista técnica e com o gestor
Dica 9: Saiba lidar com as provocações do gestor
Tenha jogo de cintura para reagir a feedbacks feito pelo gestor durante a entrevista técnica. Lembre-se que tudo é avaliado durante o processo.
Dica 10: Destaque sua senioridade comportamental
Demonstre sua inteligência emocional e suas soft skills através de exemplos práticos e como elas podem contribuir para uma posição em produto.
Dica 11: Demonstre suas competências técnicas
Use ao seu favor na entrevista para um posição em produto, as habilidades técnicas (hard skills) que você adquiriu a partir da experiência em funções anteriores, inclusive fora da área de produto.
Dica 12: Tenha autoestima
Confie no seu potencial e não coloque barreiras por estar transição de carreira ou procurando a primeira oportunidade em produto. Você é a sua história e ninguém sabe contá-la melhor do que você!
Artigo desenvolvido a partir da palestra da Cíntia Ribeiro, Head de produto na AoCubo, na edição de outubro de 2021 do #mdpemcasa — Mulheres de Produto.
Clique aqui para conferir o evento na íntegra e, se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!
Até a próxima e obrigada pelos peixes!