Meu primeiro Discovery e Agora?!

Danielle Malty
Mulheres de Produto
2 min readMay 16, 2022
Imagem retirada da internet

Confesso que escrevi esse texto algumas vezes na minha mente e os “rasgava”, mas admito que quando percebi o tanto que andei resolvi tomar coragem e enfrentar essa página em branco.

Pouco tempo atrás, comecei com a transição entre PO para PM e vou contar algo, não é somente alterar letras… o quanto é de aprendizado entre O para o M, quantas responsabilidades embutidas. :-)

Por fim, com a nova estruturação da empresa passei a ocupar o cargo de PM e com isso tenho o desafio de criar um novo produto na área da saúde e torná-lo escalável.

Após o surto momentâneo, pensei. O que vou fazer? Tenho que ir na fonte, conhecer minhas personas, saber quem é o meu ator, o que ele faz, enfim personificar minha persona.

Sei parece que é redundante, mas o fiz de propósito, pois é fácil, só colocarmos o nome da persona mas ele ainda não existe. Temos que deixa-lá existir como se fosse um coleguinha do lado, com dores, emoções, enfim tudo.

Primeira parte feita, agendar a reunião com o responsável pelo setor. Check!

Após isso, surgiram os questionamentos: “que perguntas farei?” “Como identificar os pontos críticos que deverei considerar?”

Após ler muitos artigos e livros. Cheguei a seguinte conclusão.

Num discovery, nós Produteiros temos que ter em mente bem claro o produto que trabalhamos e principalmente mente aberta.

Sei que isso é muito clichê, mas é verdade. E vou dizer, é dificil, porque nossa mente já está viciada em seguir determinado caminho e já pensar em soluções e num Discovery temos que deixar fluir, ter a escuta ativa.

Enfim, chegou o grande dia que fui começar o processo de Discovery e entender meu cliente.

E digo para vocês, foi muito bom, deixei claro que o meu intuito não era construir nada ou dar alguma solução nesse momento, mas gostaria de apenas entender o dia a dia dele, conversar com ele sobre como as ações são feitas.

E pasmem, fui bem recebida, tive bastante insights e hoje já estou escrevendo a jornada.

Logo, o meu recado para você que está começando seu Discovery, não pegue fórmulas mágicas, elas não existem.

Confie em você, no seu feeling e principalmente escute. Com certeza, você vai identificar os pontos criticos e terá sucesso.

Nas próximas conto como está sendo meu desafio com as escrita de épico, iniciativas e features.

Até a próxima.

--

--

Danielle Malty
Mulheres de Produto

Mãe de 2 e na vida louca de produtos para Saúde. Atualmente coordenadora de Produtos Digitais.