Minha transição de carreira: como se tornar uma product manager?

Aline Medeiros Gorga
Mulheres de Produto
4 min readApr 7, 2023

--

Resolvi escrever esse artigo para compartilhar a trajetória que optei por seguir nesses poucos meses em transição de carreira e também para colocar à disposição para profissionais mais qualificados que gostariam de oferecer dicas ou insights sobre qualquer dos pontos abordados.

Falar de transição de carreira não é um assunto fácil, em grande parte porque significa colocar em palavras a insegurança sobre o caminho a ser traçado e a (sempre presente) síndrome de impostor. É um processo assustador e, em grande parte solitário. Os medos variam entre jamais ser bom o suficiente ou, ainda pior, continuar se qualificando e jamais receber uma chance de demonstrar seu valor e receber a tão almejada oportunidade.

Ache grupos que te acolham

Se você está em uma situação semelhante à minha nesse momento, minha primeira dica é achar grupos que te acolham. Recentemente passei a fazer parte do mulheresdeproduto e mulheresagilistas e foi como um sopro de ar fresco poder conversar com mulheres em todas as etapas profissionais, perceber que é possível encontrar sororidade e união entre mulheres que fazem parte de uma área que, infelizmente, ainda é predominantemente masculina 💪🏻

Faça mentorias e grupos de estudo

Também estou iniciando a busca por algumas mentorias e grupos de estudo aqui em Portugal e no Brasil. Acredito que me beneficiaria muito nesse momento de profissionais (abençoados😇) que estejam dispostos a conversar, falar sobre suas experiências, dar dicas sobre currículo e networking. Coloco aqui como dica a portuguesewomenintech, o programa de mentorias fridas, e o grupo de estudos que a Anelise Todt está organizando com muito carinho.

Analise os requisitos para as vagas

Falando especificamente de qualificação, admito que a quantidade de opções no mercado, seja de cursos, bootcamps, MBA´s, certificações, etc., me deixou um pouco perdida🤯. A minha estratégia foi tentar ir, aos poucos, analisando os requisitos para as vagas de PO e PM e ir suprindo essas lacunas sistematicamente. Ao menos em Portugal, minha impressão é que essas são as principais exigências para os cargos juniores:

1. Graduação em TI, economia ou gerenciamento

Sou bacharel em direito, formada em 2015, e admito que não me imagino cursando outra graduação nesse momento (não que esses planos não possam mudar no futuro). Assim, minha estratégia foi iniciar um MBA na área de gerenciamento, mais especificamente em gestão de produtos.

2. Inglês fluente

Agradeço aqui à Aline de 15 anos por ter iniciado os estudos em uma escola de inglês e perseverado por 6 anos até receber o certificado de inglês avançado 🙏🏽. Também participei de uma competição internacional na faculdade e estudei inglês focado em diplomacia depois de formada. Ainda assim, ainda não me sinto 100% confortável com a minha fluência oral para participar de processos seletivos com clientes ingleses, por exemplo, então resolvi iniciar um curso de conversação pelo Cambly duas vezes por semana (estou gostando muito).

Se você não fala inglês ou fala muito pouco, posso garantir, mesmo com a minha pouca experiência, que esse é um ponto chave para qualquer vaga na Europa e para a maioria das vagas de destaque no Brasil.

3. Certificações na área

Foi na verdade aqui que decidi iniciar minha trajetória, já que sempre me senti confortável fazendo provas🤓. Iniciei a preparação para a certificação de PSPO e, no meio do caminho, resolvi fazer também a de PSM, já que ambas tem conteúdos correlatos. Não fiz nenhum grande curso preparatório (além de um curso rápido na Udemy), mas preparei uma rotina de estudos com leituras oferecidas pelo blog do scrum.org, Scrum Guide, Nexus Guide, EBM Guide, além de muitos simulados. Posso fazer outro artigo falando especificamente sobre isso, caso alguém se interessar.

4. Ao menos 1 ano de experiência

Essa é a grande pedra no sapato de qualquer pessoa passando por uma transição de carreira. Os anos de experiência profissionais anteriores não costumam ter muita serventia para profissionais que transicionam para backgrounds muito diferentes (ao menos nas entrevistas).

Tenho priorizado cursos que tenham uma abordagem mais prática (hands on) e estou particularmente apaixonada pela didática do One Month PM. Além disso, iniciei um bootcamp na área de product owner na XP Educação. Infelizmente, esses cursos não contam como experiência, apesar de terem muito valor para o crescimento profissional.

Encontrei algumas poucas empresas que oferecem vagas “de entrada” na área de produto, normalmente nos cargos de associate product manager ou business analyst junior. As vagas de trainee também são boas alternativas, mas a maioria delas exige que o profissional esteja finalizando ou tenha acabado de finalizar a gradução. Por fim, vagas voluntárias que incorporem algumas das funções de product manager ou de product owner também me parecer ser uma boa porta de entrada.

5. Outras qualificações

  • Além do preenchimento dos “requisitos básicos” acima, acredito que qualquer conhecimento na área possa agregar na hora da contratação. Conhecimentos na área de UX e de TI, por exemplo, são sempre bem-vindos. Está nos meus planos para o futuro, por exemplo, fazer o curso de Tech Fundamentals da productinstitute e tenho procurado um bom curso na área de UX voltado para a área de produto especificamente.
  • Além disso, encontro frequentemente vagas comentando sobre o conhecimento em francês e espanhol como um plus. No meu caso, já venho estudando francês (com alguma irregularidade e pausas no caminho) há alguns anos e resolvi priorizar o estudo do idioma como uma forma de me diferenciar no mercado 🇫🇷🥖.
  • Por fim, acredito que a construção de um portfólio seja imprescindível. Sei que a maioria dos bootcamps (incluindo o que estou fazendo) oferecem desafios finais que podem ser incorporados a um portfólio, mas ainda estou estudando a melhor forma de construção e apresentação desse material.

Se estiverem lendo e estiverem em uma situação semelhante em suas carreiras, ou se, ao contrário, tiverem uma carreira consolidada e disposição para trocas de ideias, por favor, não deixem de oferecer comentários ou sugestões em relação a qualquer dos pontos abordados.

--

--