Nasceu o Podcast Mulheres de Produto. Como foi o processo de criação?

Este texto poderia bem ser chamado “Como três mulheres queriam muito fazer algo legal para a comunidade.

Lenka Rejfířová
Mulheres de Produto
7 min readJul 2, 2018

--

Irei descrever aqui como foi (e como está sendo) a experiência de tocar um projeto que começou da pura paixão por conteúdos inspiradores.

Escute agora o primeiro episódio do Podcast Mulheres de Produto:

O começo ou Tentando entender como fazer um podcast

Logo depois do terceiro meetup de Mulheres de Produto, li uma mensagem no slack da comunidade, da Erica Castro: “Gente, eu queria fazer um podcast da MdP. Alguém topa?”

Respondi um segundo após ler a mensagem, sem pensar duas vezes. Respondi porque adoro histórias e praticamente nem lavo louça sem ouvir algum episódio de meus podcast preferidos.

Respondi porque queria super fazer parte da comunidade de mulheres maravilhosas com quais estou aprendendo muito.

Respondi porque aquilo era algo que me tocou e que espelhou um desejo que eu não sabia verbalizar. Teve mais uma pessoa que se interessou, a Cida, para fechar o trio.

Então, criamos o time de três mosqueteiras-podcasteiras:

A Erica, que mora no Rio e é Product Owner na vida normal, sendo que durante a noite vira contadora de histórias para os seus dois filhos. Quando eles dormem, ela liga Netflix ou garimpa internet por descobrir conteúdos que vão das últimas tendências sobre tecnologia e educação até os testes de personalidade do Buzzfeed.

A Maria Aparecida, que mora na Rússia e está passando um tempo aqui no Brasil (imagina como vai ser divertido a nos alinharmos para gravar agora com dois fusos horários). É desenvolvedora, e nas horas vagas fotógrafa. Adora ler sobre qualquer assunto, ficar perto da natureza e passar tempo com a família.

E eu (Lenka), uma gringa, que atualmente reside em São Paulo, marketeira digital, aprendiz de corrida e cultura brasileira, que depois do expediente enrola brigadeiros saudáveis.

Vale mencionar que nenhuma de nós sabia como fazer um podcast.

Ah, e outro detalhe: até agora, ainda não nos encontramos pessoalmente. Combinamos tudo pelo Slack e fizemos algumas chamadas de Skype para alinhar as coisas mais importantes.

Criamos um quadro no Trello, cuja imagem compartilhamos aqui para ver quais foram as tarefas a fazer:

Escolha do formato e da dinâmica do canal

Quando se cria qualquer conteúdo, a primeira regra de ouro é pensar na audiência. Quem gostaria de ler/ouvir/ver aquilo e como esta pessoa gostaria que o conteúdo seja? Neste caso, nós mesmas nos tornamos as “Personas” do projeto: o que nós gostaríamos de ouvir, que histórias queríamos conhecer, quais dicas queríamos receber para a nossa carreira e vida?

Assim conseguimos definir o formato: irá ser uma entrevista com alguma mulher que tem trajetória de carreira ou de vida interessante e que pode compartilhar tanto os momentos legais como os mais difíceis da sua jornada.

A ideia era focar muito na pessoa e incentivá-la a dividir com a audiência as suas conquistas, aprendizados e fontes de inspiração.

Juntamos alguns dos nossos podcast preferidos que trabalham desta maneira e pensamos também na dinâmica de cada episódio: combinamos a abertura e o final e fizemos um roteiro de perguntas mais ou menos fixas que buscam contar a história.

Um dos meetups da Comunidade Mdp

Ao mesmo tempo, precisávamos levantar requisitos técnicos e descobrir como, efetivamente, gravar, editar e publicar um podcast. Buscamos, obviamente, por ferramentas gratuitas. Optamos por editar no Audacity e por publicar no Soundcloud, por enquanto.

Chegou a hora de gravar o nosso episódio piloto! Decidimos a fazer uma entrevista com nós mesmas, já testando a dinâmica de perguntas e da abertura que tínhamos combinado.

Queríamos fazer apenas um teste de gravação que irá nos servir para aprender a editar o áudio e também para ver se o som vai ser legal ao gravar uma entrevista feita como uma conferência online e não como um encontro presencial.

O piloto-teste que virou o primeiro episódio

A Erica já adiantou que prefere executar o papel de entrevistadora e a Cida, na hora combinada para a gravação, não conseguiu participar por motivos de força maior. Desta forma, ficou para mim brincar de convidada.

Mesmo sabendo que era apenas uma versão demo para aprendermos tudo, estava bem nervosa na hora de começar a gravar. Só consegui me acalmar durante o bate-papo pois a Erica tem uma voz bem linda de se escutar e gostei bastante do jeito dela de fazer as perguntas. Espero que todas as nossas convidadas no futuro vão se sentir confortáveis, também, ao serem entrevistadas!

Conseguimos capturar uma primeira versão de abertura e a entrevista em meia hora durante a pausa do almoço, sendo que a Erica passou alguns minutos iniciais na tentativa de pronunciar o meu sobrenome.

A Maria fez a edição desse piloto e ficamos bem contentes com o resultado, mesmo que tenha algumas pequenas falhas, como uns saltos na voz, por exemplo.

Não estávamos buscando perfeição e sim, criar um conteúdo que seja legal, já que nenhuma de nós é profissional em produção audiovisual. Por outra parte, queríamos representar bem a comunidade de Mulheres de Produto, já que o podcast irá fazer parte das atividades dela.

“Ficou demais!!!! Que tal publicarmos a entrevista como o primeiro episódio?”

Várias gotinhas de suor surgiram na minha testa ao ouvir a Erica falando esta frase. Instintivamente pensei no que tinha dito e como às vezes não pronunciava algumas palavras corretamente ou nem lembrava como expressar o que tinha na mente.

Recorri o bate-papo inteiro na minha cabeça, procurando raciocinar se é uma boa ideia. Então, superei aquela voz do meu interior que estava com muita vergonha e concordei que poderia ser um bom primeiro episódio.

Afinal, desta forma não precisávamos decidir quem seria a primeira convidada entre tantas candidatas maravilhosas sobre cujos nomes estávamos pensando.

Faltou criar uma identidade visual do nosso canal. A fizemos a partir da marca Mulheres de Produto e você pode ver como ficou:

Identidade sonora — Participe!

Logo pensamos em uma musiquinha de abertura. Fui bem decepcionada quando descobri que não é permitido usar trechos de obras musicais sem obter os diretos autorais. (Lógico, né? Só que nós estávamos MUITO empolgadas com o projeto que não sobrou juízo para isso.)

Eu já estava com muitas ideias de trilha sonora na cabeça e até cheguei a fazer um doc com sugestões para conferir. Porém, existem vinhetas e peças que são liberadas para o uso e acabamos escolhendo algumas delas.

Aliás, se você é uma mulher que sabe compor música e quer se desafiar a criar uma identidade sonora oficial para o nosso podcast, este é um convite! Seria bem legal tem uma abertura dos episódios especial feita por uma de nós! Só entrar em contato com a gente no Slack :)

O podcast existe e é nosso!

A nossa primeira reunião virtual, onde nos conhecemos e trocamos ideias iniciais sobre o que queremos criar, aconteceu um pouco menos que quatro semanas atrás. Isso significa que demos vida a um projeto em menos de um mês! (E aprendemos um monte, como um efeito colateral disso :)

Se o tempo desde o começo até a publicação é bom ou não, não sei dizer.

Mas sei que nos comprometemos para fazer isso acontecer: fizemos tudo no nosso tempo livre e na medida do possível e estamos muito animadas para compartilhar o resultado com vocês. Seria muito legal ouvir um feedback sobre o formato ou receber sugestões sobre o que poderíamos melhorar. Estamos abertas a novas ideias, ok? :)

Há alguns dias, gravamos o segundo episódio. Esta vez com uma convidada de verdade, a Caroline Campello, que é Scrum Master em Portugal. Debatemos sobre carreira e maternidade, diferenças entre PO e SM e desafios do dia a dia de trabalhar fora do país.

O podcast vai ser quinzenal, publicando sempre nas segundas e divulgado aqui no Medium e nas redes sociais da comunidade.

E agora, bora ouvir o primeiro episódio?

A gente fala sobre como foi transicionar de professora de idiomas freelancer para fazer Inbound marketing em uma empresa de tecnologia, sobre algumas diferenças culturais entre o Brasil e a República Tcheca e no final tem dicas para a inspiração do dia a dia.

Se você está escutando por aqui mesmo, aqui tem as referências que mencionamos no ep 01 do Podcast:

Caelum (aqui trabalho :)
Alura Cursos Online
Creative Mornings (no Brasil acontece em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba)
Blog da Resultados Digitais
Blog da Rock Content
Blog da Hubspot
Cursos PM3 (curso online de Product management)

Pessoas

Jana Ramos
Bruno Coutinho
Dan Mark Printes
Vitor Peçanha

Que tal você ser a próxima convidada do Podcast?

Você tem uma história legal para compartilhar com a comunidade? Gostaria de falar sobre a sua carreira, sobre as suas conquistas e aprendizados e também sobre os erros que te deram a oportunidade de crescer?

Então se inscreva que a gente entra em contato com você :)

Link para o form de inscrição: goo.gl/forms/DjUOMuA1vU3gpXUT2

Conhece alguma mulher que poderia se apresentar no podcast? Envie o link do formulário para ela :)

Produção do Podcast:
Erica Castro, Lenka Rejfirova, Maria Aparecida Oliveira

Valeu Erica e Cida! e gratidão à Comunidade MDP por existir :-*

--

--