Ninguém solta a mão de ninguém

Como cada vez mais fazer parte de uma comunidade ajuda no seu crescimento profissional e pessoal

Ágata Martins
Mulheres de Produto
2 min readSep 1, 2022

--

Mulheres em círculo com os braços levantados e de mãos dadas
Mulheres em círculo com os braços levantados e de mãos dadas

No último fim de semana de agosto, participei pela primeira vez de um Startup Weekend. Foi insano (no bom sentido) e aprendi em um final de semana coisas que tento aplicar todos os dias como pessoa de produto.

Inclusive, recomendo fortemente para quem estiver migrando de carreira, e até mesmo para quem quer instigar a criatividade e empreendedorismo ou sair da sua zona de conforto.

O evento reforçou muito e me lembrou que quem faz acontecer são as pessoas e não frameworks, fórmulas mágicas e processos para serem seguidos a risca.

Isso me trouxe um insight muito forte sobre a importância de comunidade.

Primeiro, porque eu não conhecia esse tipo de evento e acabei conhecendo por meio da comunidade das Mulheres de Produto quando a Maíra, organizadora, ofereceu o ingresso lá na comunidade e eu logo de cara me interessei (de graça? why not?).

E segundo, que no próprio evento, que tivemos 15 grupos apresentando diversos produtos/serviços voltados para Beauty e Wellness, era muito vísivel dentro das soluções apresentadas a necessidade de criar um ecossistema, uma comunidade dentro delas para e os usuários compartilharem informações, dores e necessidades.

Não sei se foi a pandemia, ou se já existia isso, mas o senso de pertencer e a necessidade de estar próxima de outras pessoas, mesmo que seja virtualmente, tem crescido muito em mim.

Participar de uma comunidade te empondera, te conecta com pessoas muito diferentes de você, expande a sua visão e traz oportunidades (como essa que eu tive que não prometeu nada e entregou tudo).

Muitas vezes, penso que poderia ser mais ativa na comunidade, compartilhar e ajudar mais, mas cada uma tem seu tempo e sua correria e nem sempre é possível nos doar como gostaríamos.

Só não podemos usar isso como desculpa! Faça parte de uma comunidade de algo do seu interesse, mesmo que seja virtualmente, mesmo que você ainda não possa acompanhar tanto e nem consiga compartilhar/contribuir como você queria. Só vai!

E aí, vou aproveitar e encerrar fazendo um jabá: se você se identifica como mulher e tem interesse na área de produto, teconologia, design, e outras, venha para a comunidade de Mulheres de Produto.

Isso vai te abrir portas e te conectar com pessoas que passam as mesmas dores, e que vão te acolher e te ajudar quando você precisar.

E, para quem quiser saber mais sobre a Startup Weekend é só acessar o site deles https://event.techstars.com/ e ver o evento mais próximo de você. Tem em todo canto do mundo!

--

--

Ágata Martins
Mulheres de Produto

Apaixonada por resolver problemas. Product Manager na Trinks. Founder na comunidade Product Women. Rascunha pensamentos em artigos para Mulheres de Produto