Nos tornamos uma ONG

Um resumo da nossa trajetória, a motivação por trás e o que esperamos para o futuro

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto
8 min readNov 5, 2021

--

Link especial: Quer saber como ajudar a comunidade? Apoie a nossa ONG!

Fizemos uma live explicando tudinho :)

I. História do Mulheres de Produto

O começo

Em 22 de Janeiro de 2018 , eu, Caroline Guilherme e Ana Paula Vale fundamos o Mulheres de Produto com o objetivo de reunir pessoas que se identificam como mulheres interessadas ou atuantes em tecnologia para que juntas pudéssemos nos apoiar e crescer juntas.

Tínhamos (e mantemos) a sororidade como grande pilar e o lema de “Seja uma mulher que levanta outras mulheres”.

Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum

A comunidade nasceu de uma vontade de termos um lugar seguro para compartilhar nossos desafios, conversar umas com as outras e receber apoio.

Descrição do canal "geral" na comunidade no slack em 22 de janeiro de 2018

Lembro que a primeira coisa que fizemos foi escrever esse artigo que se tornou nosso manifesto e a forma de convidar pessoas para comunidade.

No primeiro dia, a comunidade tinha 19 mulheres e eu já estava muito feliz pois só ali ja tinha ultrapassado o número de mulheres que eu vinha buscando em outras comunidades.

Primeiros dias da comunidade Mulheres de Produto no slack

Em todo evento que participava, eu conversava com as mulheres e apresentava o Mulheres de Produto, convidando uma a uma a entrar na nossa comunidade no slack. Até que um dia conheci a Erica Briones em um meetup de produto. Na época, ela trabalhava na Thoughtworks e apaixonada pela ideia da comunidade, me convidou (a gente tinha acabado de se conhecer!) para fazer um Meetup nosso lá — com coffee break e ela como facilitadora!

E foi aí que nasceu o primeiro meetup do Mulheres de Produto.

Primeiro meetup do Mulheres de Produto

E a comunidade foi crescendo…

Depois daquele dia, muita coisa aconteceu e eu vou tentar resumir aqui com alguns números e dando destaque para alguns projetos. A gente tem muito orgulho da história por trás de cada um desses números:

  • 8300 mulheres na plataforma do slack, com mais de 600 que ativamente participam das discussões
  • 150 meetups presenciais antes da pandemia e que se reinventaram durante ela tornando se "MDP em casa", "Lean Coffee" e "Clube do Livro". Participação de mais de 14 mil mulheres ao longo dos eventos. Fique por dentro aqui
  • MDP Day 2019 que contou com 200 participantes, 2 trilhas simultâneas e 13 palestrantes
  • 90 artigos no Medium sobre Product Management, Design, Desenvolvimento, agilidade, liderança totalizando mais de 90 mil leituras
  • 50 podcasts com resenhas de livros, entrevistas, sobre produto e tecnologia. Podcast nosso que recebeu reconhecimento na lista da Forbes de 10 podcasts de inovação para adotar na sua rotina
  • Programa de mentoria em 2020 que contou com 600 mulheres inscritas das quais 100 mentoras fizeram a mentoria de 100 mulheres nas áreas de Design, Desenvolvimento e Product Management
  • 34 newsletters enviadas, com um resumo completo dos principais conteúdos da comunidade, vagas de emprego, recomendações de livro, podcasts e eventos em tecnologia. Se inscreva aqui.
Essa é só a primeira parte da nossa Newsletter que resume tudo do universo MDP
  • Programa de Embaixadoras: as mulheres que fazem as iniciativas principais da comunidade realmente acontecerem. Hoje estamos na segunda edição que conta com mais de 50 mulheres.
  • E tudo isso com uma gestão incrível nas redes sociais que contam com mais de 27 mil seguidores no Linkedin, 12 mil no Instagram, 1 mil inscritos no Youtube

II. Desafios de escala

Com o decorrer do tempo fomos encontrando algumas dificuldades. Sempre usamos nossa conta pessoal para pagar ferramentas e o MDP Day em 2019 foi um grande desafio! Tivemos a oportunidade de contar com a Agile Alliance Brazil para movimentação, administração e contabilidade dos recursos para realização do evento.

Mas isso não estava funcionando mais para os grandes passos que queríamos dar. Empresas estavam nos procurando para realizar parcerias mas faltava conhecimento e recursos pra termos algo mais formalizado.

A ideia de nos tornarmos uma empresa, uma entidade com CNPJ já era algo que cogitamos no passado e finalmente senti que o momento tinha chegado.

Esse é o documento onde rascunhamos porque ter um CNPJ poderia ser vantajoso

A grande motivação: termos uma autonomia financeira, jurídica e administrativa para investirmos no crescimento da comunidade e aumentar nosso impacto para as mulheres em tecnologia.

A escolha de nos tornar uma Associação sem fins lucrativos se baseou em facilitar o acesso a recursos financeiros através de doações, parcerias e obtenção de benefícios fiscais, assim como estar alinhado ao nosso propósito de retribuir e reinvestir tudo para apoiar mais mulheres em tecnologia e de forma mais efetiva.

III. Nos tornamos uma ONG

Para resumir, depois de muito alinhamento, idas e vindas de assembléias, documentos, estatuto, assinaturas e reuniões, dia 28 de Maio de 2021, o Mulheres de Produto se tornou uma Associação sem fins lucrativos — real oficial.

Registro e nascimento do Mulheres de Produto como Associação sem fins lucrativos

Nosso time (sim, formado só por mulheres)

Quando decidi que queria dar esse passo no Mulheres de Produto sabia que precisaria de sócias que estivessem não apenas alinhadas com o propósito da comunidade, mas com quem pudesse contar pra tudo, mesmo para todas as coisas que não tínhamos noção que precisaríamos saber.

Assim que a gente puder se encontrar presencialmente atualizamos a fotinho aqui :)

Talita Morais foi o primeiro nome que me veio à mente. Nossa Board Member, que está desde o dia 1 da criação da comunidade, ativa, apoiando projetos com uma liderança ousada, sincera e desbravando com muita ambição e comprometimento diversos projetos. Ela foi responsável por dar um suporte incondicional ao Podcast, co-criou o Programa de Embaixadoras, co-idealizou o primeiro livro do MDP, ajuda nas diversas parcerias e reflete os valores do MDP nos muitos tudo que faz pelas nossas mulheres. Talita é nossa Vice Presidente e Diretora Administrativa.

Caroline Guilherme, nossa Co-fundadora e Board Member atua desde o primeiro dia "sempre nos bastidores" como ela mesmo fala. Criou nossa identidade visual, ajudou na criação do site, liderou a Newsletter, automatizou diversos processos e os que não conseguiu, tocou manualmente (como o acesso rápido das mulheres à comunidade no slack). Lidera com um olhar crítico e ético, colocando a mão na massa no que precisar e apoiando todas as mulheres da comunidade. Carol desbloqueou diversas ferramentas que estão sendo cruciais para nossa escalabilidade e é a melhor autora de códigos de conduta, ética, e estatuto "user-friendly". Carol é nossa Diretora Financeira.

Eu sou a Jacqueline Yumi Asano, Co-Fundadora do MDP. Atuei principalmente nos primeiros meetups da comunidade, na criação do medium, no programa de mentoria e no MDP Day. Acredito que sou muito boa em ouvir e tentar conciliar as diferentes visões e gosto muito de pensar que contribuí para criar um espaço em que as mulheres sintam realmente que não existe limite. Que todas podem idealizar os projetos que quiserem com autonomia e comprometimento. Sou a Presidente.

Numa reunião em que finalmente assinamos o documento que viabilizaria a abertura do processo de nos tornarmos associação sem fins lucrativo

E nós não estaríamos aqui falando sobre virar ONG sem essas mulheres incríveis da foto:

Adrielle Freitas e Luana Bruni da Conta Garota que cuidam da nossa contabilidade e foram as primeiras pessoas envolvidas nesse processo. Ficaram diversas horas respondendo várias dúvidas sempre com paciência e um apoio muito grande!

Leticia Beltrami e Naiara Emanuela da Beltrami e Oliveira Sociedade de Advogadas, nossas advogadas (chique). Não existe uma semana que essas mulheres não ajudem a gente e sempre estão aí pensando no nosso melhor no longo prazo!

Uma potência de mulheres reunidas 💖

Nossa Visão

"Ser a comunidade do Brasil mais atuante na redução de desigualdade de gênero do país dentro da área de gestão, criação e desenvolvimento de produtos digitais, contribuindo para a criação de ambientes seguros e acessíveis para pessoas que se identificam como mulheres de forma a auxiliar sua entrada e permanência na área, assim como sua evolução profissional"

Nossos Valores:

  • Sororidade: Ser uma mulher que levanta outras mulheres
  • Pertencimento: Sentir e fazer parte do ambiente que estamos criando
  • Responsabilidade: Agir com autonomia e comprometimento
  • Diversidade intencional: Ter uma intenção real e realizar ações proativas que atuem para uma sociedade mais diversa e inclusiva
  • Ousadia na essência: Prezar pela coragem em encarar e acolher a vulnerabilidade
  • Sinceridade autêntica: Usar da transparência e franqueza para confiar e manter um ambiente seguro

IV. Na prática o que isso significa?

Por termos agora um CNPJ e sermos uma associação sem fins lucrativos já conseguimos diversos benefícios como o Slack Pro que não apaga mais mensagens ❤ e tantas outras ferramentas que ajudam na administração da nossa empresa! Conseguimos agora formalizar parcerias e receber doações que geram mais benefícios para a comunidade!

Além desses ganhos mais "imediatos" entendemos que esse é um primeiro passo em prol de um impacto maior, obtendo mais recursos financeiros e autonomia podemos alcançar sonhos maiores como o que já estamos realizando de escrever nosso livro (SIM!!!!!!!) e passos em prol de remunerar as mulheres que doam seu tempo e trabalho, no futuro!

São tantas possibilidades, ideias, projetos que estamos pensando para conseguir ampliar nosso impacto às mulheres na tecnologia.

E tudo isso só foi possível por causa de mulheres que atuam diariamente nos projetos da comunidade, embaixadoras, Board Members, Sócias e participantes. É possível graças a pessoas que apoiam nossos projetos divulgando, consumindo, reconhecendo e abrindo espaço para nossas vozes.

Isso é só o começo. Já é muito. E vem mais ❤

Seja uma mulher que levanta outras mulheres 💪🏽

P.S: tudo começou bem pequenininho

Eu queria conversar principalmente com você que tem uma ideia, uma vontade muito grande de mudar o mundo, o seu mundo para melhor. Tudo começa bem pequenininho, com apenas uma pessoa acreditando em você.

Estamos aqui hoje porque 19 mulheres acreditaram no dia 1 do MDP. Porque 1 mulher abriu as portas de um meetup, porque 5 no começo toparam fazer tudo que precisava para crescer a comunidade e se tornaram board members, porque 3 fundaram algo porque simplesmente acreditavam que faria bem para elas e para algumas mulheres ao seu redor.

Uma mulher em harmonia com seu espírito é como um rio fluindo. Ela vai onde vai sem pretensão e chega ao seu destino para ser ela mesma e somente ela mesma. Maya Angelou

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.