O cliente tem sempre razão?

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto
4 min readJul 8, 2021

No artigo anterior, contei sobre o início da minha jornada na área de tecnologia, a dificuldade inicial na comunicação com o time de desenvolvimento e a importância de desenvolver essa skill.

Nesse artigo – seguindo a linha cronológica da minha trajetória – quero contar um pouco sobre como era ser uma PM/PO que desenvolvia produtos/projetos para outros clientes e quais os desafios dessa relação.

Aprendendo a ser fornecedora

“É muito mais fácil ser cliente do que ser fornecedor.”

Se alguém não cunhou essa frase, considere de minha autoria…rs 😅

Toda minha vida profissional até então tinha sido trabalhando para o cliente final e tendo fornecedores, não sendo fornecedora de ninguém.

Então um grande desafio no início da minha carreira na área de tecnologia, foi entrar em projetos com o carro andando, cujos clientes tinham altas expectativas, anseios e (já) reclamações.

Lembro que quando entrei na startup de tecnologia que mencionei no outro artigo, possuía apenas 2 projetos, de 1 mesmo cliente. Mas um desses projetos vinha de quase 1 mês de atraso no lançamento, com vários itens desejados faltando, e com os responsáveis pelo projeto muito insatisfeitos.

Então desde o primeiro dia foi um grande desafio conseguir virar esse jogo, ganhar a confiança do cliente, e conseguir atender às suas expectativas. O que só foi possível através de muita dedicação, comprometimento e trabalho duro.

Diferentes tipos de clientes

Durante os 4 anos e 3 meses que trabalhei nessa startup de tecnologia, passei por mais de 30 projetos, com mais de 20 clientes diferentes (sem contar os projetos que mudaram de dono depois de um tempo).

Então aprender a lidar com os diversos tipos de clientes foi um desafio e um grande aprendizado.

Tive clientes que gritaram comigo e desligaram na minha cara; outros que nunca me desrespeitaram, mas eram muito grossos comigo no dia a dia; outros que eram exigentes, mas respeitosos e agradáveis, e com os quais tive prazer de trabalhar; e outros que viraram amigos, de tão próxima que foi nossa relação.

Mas com cada um consegui aprender alguma coisa, e me transformar progressivamente em uma profissional mais experiente, mais resiliente e melhor.

Dicas de como lidar

Se você, PM/PO, está começando agora a ter clientes e quer saber a melhor forma de lidar com eles, vou lhe dar algumas dicas que podem lhe ajudar (que servem também para lidar com stakeholders, caso você não tenha clientes):

  1. Tenha palavra – Nunca prometa o que você não pode cumprir.
  2. Avise com antecedência – Se o “gato for subir no telhado”, o projeto for atrasar por algum motivo, etc, avise com antecedência.
  3. Seja sincero sobre os problemas – A recepção de más notícias pode não ser muito boa, mas com certeza será muito melhor do que recebê-las pelos usuários ou por outra pessoa.
  4. Assuma a responsabilidade – Não coloque a culpa no time ou na empresa. Se você é o responsável pelo projeto ou produto, a responsabilidade final sobre o fracasso é sua.
  5. Crie um bom relacionamento – Fazer os clientes gostarem de você e confiarem na sua competência, é vital para que você consiga desenvolver um bom trabalho.
  6. Seja paciente e resiliente – Acredite, você vai precisar…rs

O que fica…

Há pouco mais de 9 meses, deixei de ter clientes e voltei a trabalhar diretamente com o cliente final.

Mas guardo no coração todas as trocas que tive com os meus clientes, o quanto aprendi com eles e seus feedbacks positivos.

E para mostrar que essa relação pode ser muito saudável e feliz, olha alguns dos recadinhos que eles me mandaram quando avisei que ia sair da empresa! 🥰❤️

Quer saber mais sobre minha trajetória e a vida de um PM/PO? Continue me acompanhando por aqui…😊

Até o próximo artigo! 😉

--

--

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto

Senior Product Manager, com 5 anos de experiência na área de tecnologia e 6 anos na área de marketing, escreve sobre a gestão de produtos digitais e muito mais.