O jogo infinito dos produtos

Larissa Moreira
Mulheres de Produto
3 min readMay 4, 2021

Existem 2 tipos de jogos: aqueles finitos, que tem início e fim disputados por players conhecidos. Esse tipo de jogo possui regras fixas e um objetivo em comum que ao ser alcançado, encerra o jogo.

O outro tipo de jogo, tema do livro do Simon Sinek "Infinite Game", é o jogo infinito, que não tem regras precisas ou acordadas. Os jogadores podem ser desconhecidos e a evolução do jogo pode mudar a qualquer momento. Viver com mentalidade infinita quer dizer que somos movidos a uma causa maior que nós mesmos.

Jogadores finitos estão competindo para superar seus adversários. Já os jogadores infinitos estão jogando para superar a si mesmos. O objetivo não é vencer todas as batalhas, mas sim permanecer no jogo pelo máximo de tempo possível.

O jogo dos produtos de sucesso se enquadra na definição de um jogo infinito. Não conhecemos todos os jogadores, outros podem entrar no jogo a qualquer momento e as regras podem ser alteradas sem qualquer aviso prévio.

Essa é a realidade da maior parte das empresas e produtos. Você não deve lutar pelo primeiro lugar de vendas (isso é consequência), mas sim por estar "vivo" durante muito mais tempo. Estenda o ciclo de vida.

Um exemplo de tipo de mentalidade que perderam batalhas, mas que estão a ganhar a guerra: Apple. Eles procuram ter produtos bons suficientes para fazer com que a empresa dure e continue jogando o jogo.

Já um case de jogo finito é a Microsoft com o Zune (lembra do MP3?). Quando a Microsoft lançou o Zune o objetivo era “vencer” o iPod. Embora o ex-CEO, Steve Ballmer, falasse às vezes em visão de longo prazo, quase sempre tinha conotação de desempenho das ações, participação no mercado e dinheiro. Mesma coisa com o iPhone, ele estava mais preocupado nos números relativos que o iPhone poderia atingir, em vez de ver como isso poderia alterar todo o mercado.

Como jogar o jogo infinito? 5 passos:

Ciclo do jogo infinito

1. Promova uma causa justa

Você se lembra do PORQUÊ? Quando falamos que devemos sempre começar de dentro para fora para encontrar nosso propósito, quando queremos jogar o jogo do infinito é diferente. Aí é quando devemos nos concentrar em uma causa justa.

Start With Why — Simon Sinek

Uma causa justa nos inspira a focar além dos resultados finitos. O PORQUÊ é o nosso alicerce, a causa justa é a nossa visão ideal do futuro.

2. Construa equipes de confiança

Crie um círculo de segurança, mostre vulnerabilidade e use franqueza com cuidado.

3. Estude rivais dignos

Saiba o valor de ter um rival digno, alguém ou alguma organização que o ajude a perceber e ver seus pontos fracos. Quando você tem tubarão no tanque, você é obrigado a nadar.

Muitas vezes terá o melhor desempenho quando tem um rival digno, não um competidor decadente.

4. Tenha flexibilidade existencial

É a capacidade de mudar maciçamente um modelo de negócios inteiro porque é a coisa certa a fazer para avançar o movimento.

5. Demonstre coragem para liderar

Esteja disposto a enfrentar pressões internas e externas, a fim de permanecer fiel à sua causa. Quando pessoas líderes corajosamente traçam novos caminhos, tentam coisas novas ou criam uma resposta contrária a uma crise, elas enfrentarão críticas.

Saiba que a sua luta e caminhada são consigo mesmo, não com o outro. E com a sua empresa também funciona assim: usar concorrentes como parâmetro e como referência é totalmente aceitável. Você só precisa manter o mindset de não desviar do seu propósito, saber que o jogo sempre existirá e o esforço que você precisa fazer é para continuar no jogo.

--

--

Larissa Moreira
Mulheres de Produto

CBDC & Crypto, digital payments, tech enthusiast, product lover and lifelong learner :)