Onde foi que eu errei? O erro como processo de aprendizagem

Ágata Martins
Mulheres de Produto
3 min readNov 26, 2021
Pic da minha jornada de aprendizagem usando visual thinking. Nitidamente, ainda estou no processo de tentativa e erro com visual thinking.

Estive atuando por muitos anos na área de Qualidade de Software, e um dos aspectos de orgulho da equipe era “deixar tudo redondo”, buscar deixar tudo perfeito.

Aqui, entra uma grande ressalva: buscar a perfeição é diferente de ser perfeito, porque nenhum software é livre de erros e acaba sendo impossível entregar valor contínuo e garantir 100% da qualidade todo o tempo (sim, temos que aceitar isso).

Continuando com a linha de raciocínio…Dentro da área da Qualidade, é costume tentar cobrir tudo, deixar tudo o mais redondo possível, querer que nosso cliente tenha um sistema liso e rodando perfeitamente.

Porém, em muitos momentos isso causava um bloqueio. O medo de errar, de deixar passar alguma coisa me travava, e me dava aquela sensação que ainda não estava pronto (o conceito de DONE nunca estava claro).

Era comum depois que uma sprint ou funcionalidade ser liberada ficar ali sofrendo, esperando a hora que iria aparecer um erro que deixei passar e me culpava, ficava nervosa.

E aí, quando eu comecei a estudar e migrar para Produto de fato, ao me aprofundar na cultura de produto foi um choque de mentalidade para mim.

Minha cabeça naquele momento

Produto não é uma ciência exata, é implementar, errar, aprender, melhorar e implementar de novo até funcionar (alô MVP).

Foi meio frustrante no começo e ficava meio ansiosa — e acho que às vezes ainda fico. Queria entregar tudo, queria uma funcionalidade perfeita e completa.

Eu estava acostumada a procurar a perfeição e agora precisava aprender a procurar o que poderia entregar de necessário para testar e aprender a fazer cada vez melhor, e saber quando já era suficiente, porque nem sempre o melhor na minha cabeça era o melhor para o cliente.

Depois de algumas entregas e passar muito nervoso, fui assimilando e percebendo alguns pontos que podem ser muito úteis a qualquer pessoa, independente da área ou cargo.

  • Aprender com o erro é muito mais importante do que o erro em si (na maioria das vezes)
  • Às vezes, precisamos para, respirar, reajustar nosso GPS e mudar a estratégia
  • O erro nos ajuda a ver o quão longe estamos do nosso objetivo e o que temos que mudar
  • Quanto mais rápido identificamos, mais rápido podemos tomar uma decisão
  • Coletar dados e feedbacks é imprescindível para enxergar como melhorar e tomar boas decisões
  • Identificar soluções é mais importante do que identificar culpados

Lógico que, temos que ter o discernimento que aceitar o erro não é ficarmos desleixados. O foco é sempre acertar e fazer o melhor para entregar valor ao cliente, mas é necessário ficarmos cientes que podemos falhar e principalmente saber como contornar ou evitar que o mesmo ocorra novamente.

“Você pode apontar o erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção.” (Steve Jobs)

Então, é importante estar com a mente focada e saber que no mundo de constantes mudanças que vivemos precisamos ser resilientes e seguir em frente, aprender com os erros e fazer muito melhor a cada nova oportunidade.

--

--

Ágata Martins
Mulheres de Produto

Apaixonada por resolver problemas. Product Manager na Trinks. Founder na comunidade Product Women. Rascunha pensamentos em artigos para Mulheres de Produto