Os conselhos que eu recebi nos meus primeiros dias como Product Manager no Nubank

Mudar definitivamente não é fácil. Dá um medo de não ser aceita, de não entender nada e sim, dá medo de nem conseguir começar e já ser demitida.

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto
6 min readFeb 20, 2018

--

Fazia uns 3 anos que eu trabalhava na mesma empresa (Resultados Digitais) e eu havia esquecido como era a sensação de mudar de cidade, emprego e pessoas.

Eu dominava a temática, conhecia todo o time de produto, as tecnologias, o jeito de fazer produto, o que deveria priorizar, como atacar os principais desafios, sabia com quem e onde almoçar, sabia as séries que todo mundo estava assistindo e como fazer as análises que eu precisava.

Eu estava em casa.

Nesses primeiros dias no Nubank o que eu mais estava querendo era voltar a me sentir em casa. Foi quando meu namorado me mostrou um artigo que eu percebi que mudar e me sentir desafiada é muito bom:

“Fear and Discomfort is a nature’s reminder that there is something important to learn”

A louca dos brindes à direita :)

Nesse artigo eu vou compartilhar algumas dicas que recebi de Product Managers, Designers e do Head of Product do Nubank e que estão me ajudando nesse novo começo (e que eu espero que te ajudem também ❤)

TL;DR

  1. Já que você não sabe nada, aproveite!
  2. Be humble and patient
  3. Descubra os objetivos, cultura e estrutura da sua empresa!
  4. Conheça as pessoas com quem você vai trabalhar
  5. Descubra as expectativas dos seus pares e líderes
  6. Don't get too overwhelmed!
  7. Divirta-se
  8. Vai com medo mesmo

1- Já que você não sabe nada, aproveite!

Aquele sentimento de ser Jon Snow

Ninguém espera que você, acabando de chegar, saiba como tudo funciona. Por isso, aproveite esse momento para fazer todas as perguntas que quiser, inclusive aquelas mais simples: "o que significa spike?", "o que significa bump?" (eu faço várias dessas perguntas todos os dias).

No meu caso, estou aproveitando para estudar como é o processo de deploy, estrutura de microservices, quais são as práticas do time (daily, retro), como analisar as métricas importantes, quais produtos eu deveria usar para cada coisa.

2 — Be Humble 🙏 and patient!

Ser humilde deveria fazer parte do código de conduta para vida e também vale para começar do zero. Tente ouvir mais 👂 e entender como as coisas funcionam e o que as pessoas valorizam. Ah, e agradecer quando te explicarem ou te ajudarem.

Não esqueça de ter paciência e isso vale para coisas simples como "não ter ainda amigos no trabalho". Se isso é chato? Claro que sim. Mas não vai adiantar muito eu ficar reclamando (apesar de algumas vezes acontecer isso).

3 — Descubra os objetivos, cultura e estrutura da sua empresa!

O Culture Code da sua empresa diz muito sobre não só o que ela valoriza mas quem são as pessoas que trabalham lá e como trabalham.

Passe um tempo lendo sobre como a empresa está organizada e quais são os OKRs da empresa. Fiquei encantada como tudo aqui no Nubank está relacionado com sua core mission: fight complexity to empower people.

Saber a missão, os objetivos da empresa, a visão dela me ajuda a entender onde queremos chegar e começar a pensar em como posso contribuir.

“Any organization that designs a system (defined more broadly here than just information systems) will inevitably produce a design whose structure is a copy of the organization’s communication structure.” Comway Law

4 — CONHEÇA as pessoas com quem você vai trabalhar

Essa eu acredito que seja uma das principais dicas. Seu time são as pessoas com quem você vai trabalhar todo dia. Você, Product Manager, só entregará um produto que realmente resolve os problemas do usuário se trabalhar bem junto ao seu time.

Nesses primeiros dias reservei um tempo para fazer 1:1 com todos os Engenheiros do meu time para conhecê-los e entender as expectativas deles comigo, os desafios atuais e pegar bastante contexto. Fazer isso me deixou bem mais a vontade com eles.

Ah e fora do ambiente de trabalho também. Almoçar com o time é ótimo para conhecer as séries que as pessoas do seu time estão assistindo (e depois assistir no Netflix para não ficar boiando), o que gostam de comer (e evitar problemas ao presentear pessoas com alergia por exemplo) e conhecer elas como pessoas (dã).

5 — Descubra as expectativas dos seus pares e líderes

Acredito que o 1:1 com sua líder seja a primeira coisa a fazer. É nesse momento que você vai entender sua missão, quais são os processos importantes, no que prestar atenção, no que se preocupar primeiro e principalmente, o que sua líder espera do seu trabalho.

Descobrir as expectativas pra depois atingi-las com muita determinação (like Blair)

Vale também marcar conversas com outras pessoas que talvez você não trabalhe diretamente agora mas que podem te dar um ponto de vista diferente sobre expectativas contigo. Foi falando com Designers que percebi o quanto o time valoriza essa parceria entre Produto e Design, foi aprendendo a atender o chat/email com os Xpeers (Customer Experience) que consegui sentir na pele as dúvidas recorrentes dos clientes.

6 — Don’t get too overwhelmed!

Ouvi bastante isso e faz total sentido. É muita informação chegando, novos processos, novas pessoas, objetivos e sim, é bem fácil ficar estressada/desesperada/achar-que-não-vai-dar-conta. Não faça isso.

Mentalize isso!

Não deixe que o medo de não dar conta supere esse momento incrível da sua vida

Você tem qualidades únicas que te levaram nessa nova jornada, você lutou para estar onde está então, comemore também :)

7 — Divirta-se

Esse foi o conselho que ouvi do Head de Produto e foi ótimo para eu me lembrar que diversão é sim importante ❤

8 — Vai com medo mesmo

Quando comecei minha carreira como Product Manager já tinham me falado para eu tentar ter uma primeira vitória bem rápido. Poderia ser qualquer projeto que agregasse já um valor para o meu time/pessoas usuárias.

Recebi esse mesmo conselho aqui e confesso que já comecei a suar. MAS, não priemos cânico!

Se algo te dá medo, te tira da zona de conforto é porque está te forçando a aprender. Todo dia sinto frio na barriga, fico com vergonha de interromper o flow de alguém ou de não entregar um bom trabalho. Mas todo dia eu me sinto mega desafiada e com uma missão incrível de dar o meu melhor.

Vá em busca do seu melhor e aproveite o desconforto. É um ótimo sinal :)

💌 Tem dicas para começar numa nova job ou empresa? Compartilha com a gente 💌

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.