Pesquisa “Quem são as mulheres de produto?”

Um pouco sobre as mulheres que fazem essa comunidade

Talita Morais
Mulheres de Produto

--

Nem parece que já faz um ano que a comunidade Mulheres de Produto foi criada. Nesse período conseguimos alcançar mais de 1800 mulheres pelo Brasil (e pelo mundo) através da comunidade no Slack, rolaram 22 meetups em diversas cidades, 10 episódios do podcast, vídeos, artigos pro Medium… aconteceu muita coisa em 2018!

Daí surgiu uma curiosidade: quem são essas mulheres que tocam todos esses projetos? Com o objetivo de conhecer melhor quem faz essa comunidade ser o que é fizemos uma pesquisa e aqui estão os resultados.

Onde vivem?

A maioria vive em São Paulo, mas temos boa presença no Rio de Janeiro e Florianópolis também. Fato comprovado pelas iniciativas de meetups que surgiram nessas cidades em 2018 e no início de 2019.

Idade e escolaridade

A maioria das mulheres está na faixa entre 26 a 30 anos, mas existe uma faixa interessante de mulheres de 18 a 25 anos que acaba puxando alguns assuntos mais relacionados ao início de carreira em produtos, por exemplo.

Dentro da comunidade temos um percentual de 15% que se identificam como LGBTQI+ e cerca de 6,2% se declaram negras.

A qualificação das mulheres é alta, 55% possuem curso superior, seguido de 35% que possuem pós-graduação. É importante lembrar que fizemos um recorte em tecnologia, mas essa é a realidade também em outras setores e mesmo com maior qualificação mulheres tendem a ganhar menos que os homens, como mostra essa pesquisa feita pelo IBGE.

Profissão

As mulheres se dividem em 3 grandes grupos: 38% são Product Managers/Owners, 19% são Designers/UXers e 11% são desenvolvedoras. Porém, existem pessoas em outras profissões como QA, Analista de marketing e Data Science.

Apesar da maioria estar na faixa entre 26 a 30 anos de idade a maioria das mulheres possui até 10 anos de experiência profissional. Uma fatia de 45% gostaria de migrar para outra área, sendo Gestão de produtos a principal escolha para 66% das mulheres.

Grande parte das entrevistadas considera o ambiente de trabalho atual bom, mesmo assim 51% das mulheres já passou por alguma situação de assédio.

Projetos e assuntos na comunidade

O projeto de maior interesse da comunidade é o Medium! quase 40% declararam que gostariam de contribuir escrevendo artigos pro Medium do Mulheres de Produto. Também existe interesse nas talks nos meetups que realizamos.

O assunto mais amado pelas mulheres da comunidade é dicas de livros e artigos, seguido por cursos e ferramentas para gestão de produtos.

O canal #jobs não foi esquecido, cerca de 25% já se candidataram a alguma vaga anunciada pelo Mulheres de Produto.

Conclusões

No geral, as mulheres da comunidade estão satisfeitas com as discussões no slack e com os eventos que realizamos. Agradecemos demais a todas as mulheres que tocam projetos, que estão disponíveis para auxiliar as demais que tem dúvidas ou que trazem mais mulheres para a comunidade! Nos esforçamos ao máximo para fazer dela um ambiente super seguro e acolhedor para todas. Queremos que todas sintam-se donas dessa comunidade, da maneira mais diversa que conseguirmos.

Ainda assim, precisamos melhorar a diversidade de mulheres dentro da comunidade. Infelizmente, refletimos o cenário atual do mercado de trabalho em tecnologia, que ainda não possui representatividade das mulheres negras. O levantamento PretaLab evidencia a necessidade de mais discussão para a inclusão dessas mulheres no mercado.

Faça parte!

Nos ajude a continuar impactando mulheres de produto pelo Brasil!

Seja uma mulher que levanta outras mulheres.

--

--