Skills necessárias a todo PM/PO

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto
4 min readJul 27, 2021

No artigo anterior, falei um pouco sobre o desafio de ser mulher nesse ramo de TI dominado por homens.

Nesse, quero falar sobre uma dúvida recorrente, principalmente de pessoas que estão ingressando na área: PM/PO precisa ser técnico? Quais as skills necessárias a todo PM/PO?

Minha opinião

PM/PO precisa ser técnico? Saber programar? Ter faculdade na área?

Eu creio e sou um exemplo de que não!

Como ex-profissional de marketing, vejo muitas similaridades entre ser uma Product Manager de um produto físico (como um celular por exemplo), e um produto digital, como um APP.

Na minha visão, um PM precisa entender muito mais de negócio, de mercado, de experiência do usuário, de planejamento e estratégia, do que de código ou linguagens de programação.

Acredito que é mais fácil um profissional com essas skills conseguir se dar bem no papel de PM/PO, do que um profissional que tenha vindo da área técnica, e não as tenha.

Mas quais as skills necessárias?

Já li vários artigos, livros, etc, falando sobre o tema, e acho que sobra teoria sobre o assunto e falta prática…

Você também já deve ter ouvido falar que um PM/PO precisa ser “data driven”, com um “mindset ágil”, focado em “user experience”, com excelente “elevator pitch” e blá blá blá. Mas o que tudo isso quer dizer? E o que realmente é importante para se tornar um bom PM/PO?

Na minha visão, os 10 pontos abaixo (não necessariamente nessa ordem…rs):

  1. Saber transitar bem entre 3 grandes grupos: stakeholders, devs e time de UX.
  2. Ter uma comunicação clara e assertiva, e manter todos relacionados ao produto bem alinhados.
  3. Ter uma visão estratégica de onde você quer chegar com o seu produto, refletindo esse objetivo final no seu roadmap e em cada MVP que lançar.
  4. Não ter medo de tomar decisões e conseguir fazer isso de forma rápida.
  5. Ter uma visão analítica sobre as métricas e resultados do seu produto, e conseguir analisar se ele está indo bem ou mal, em que ponto exatamente, e de que forma você pode ajudá-lo a melhorar.
  6. Conhecer o mínimo da linguagem técnica, de forma a se comunicar mais assertivamente com os desenvolvedores.
  7. Ser um bom orador e apresentador, e conseguir defender seus pontos de vista e estratégia sobre seu produto, em especial para os stakeholders.
  8. Ter um senso estético apurado, e um conhecimento (ainda que raso) sobre design e UX/UI, para que consiga conversar com o time de UX e dar opiniões estéticas sobre o layout e usabilidade do seu produto.
  9. Disposição de estar próximo do seu usuário final, entendendo seus anseios e suas dores, através de Discovery, pesquisas, entrevistas, testes de usabilidade, etc.
  10. Buscar entender o mercado no qual seu produto está inserido, para onde o tipo de negócio do seu produto está caminhando, quais são os principais concorrentes, etc.

Mas nunca será necessário ser um PM/PO técnico?

As skills que descrevi acima se aplicam para todos os tipos de produto, mas realmente há alguns que exigirão um maior conhecimento técnico.

Uma vez fui convidada para uma vaga para ser PM de uma API. A sigla API, para quem não sabe, significa Application Programming Interface, e corresponde basicamente a uma comunicação entre plataformas, através de uma série de padrões e protocolos.

Ou seja, nesse caso não teria APP, não teria tela, não teria interface, e meus “usuários finais” seriam desenvolvedores da empresa que consumiria a API.

Esse é um caso, por exemplo, em que acho necessário ser um Tech PM. Porque haverá um limite no que um PM não técnico conseguirá contribuir para esse tipo de produto.

Está gostando dos meus artigos? Então continue me acompanhando por aqui! 😊

--

--

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto

Senior Product Manager, com 5 anos de experiência na área de tecnologia e 6 anos na área de marketing, escreve sobre a gestão de produtos digitais e muito mais.