Podcast Mdp: “A inovação é um processo, vamos parar de romantizá-la?”

A nossa convidada do episódio 04 foi a Érica Briones, inovadora na ThoughtWorks. Falamos sobre o cenário de ideias disruptivas e diversidade nas empresas no Brasil, e também sobre experiência, juventude e carreira.

Lenka Rejfířová
Aug 12, 2018 · 3 min read

Com a visão de que a tecnologia pode e deve sempre mudar o mundo para melhor, ela se descreve como uma pessoa com curiosidade infinita e que tem um agile heart.

Experiência = condições de julgar com menos paixão e mais racionalidade” — Érica Briones, Innovation Specialist Extraordinaire na ThoughtWorks

A vida te deu limões…

Depois de 18 anos de carreira, Érica conta com muito carinho e claridade como hoje enxerga as coisas de maneira diferente e o que aprendeu durante a sua trajetória.

Ela propõe que ainda que seja sempre bom ter alguém que nos dá uma chance para ir para uma nova área ou experimentar outro cargo, o mais importante é que a gente esteja aberta para reconhecer e receber essas oportunidades.

“Temos a mania de achar que outras pessoas são sempre melhores, mais qualificadas…mas na real sabem menos que a gente imagina. Se você nunca tentar, você não saberá o que pode melhorar.”

Escute o episódio 04 do Podcast Mulheres de Produto com Érica Briones:

O desafio de inovar no Brasil

Érica vê que no Brasil as pessoas nascem criativas, entretanto muitas vezes sem capacidade para executar as novas ideias.

Dentro de um ambiente político e econômico extremamente complexo, determinadas circunstâncias em que existem diferentes necessidades de inovar nascem, mas ainda faltam estruturas para alavancar o empreendedorismo.

A inovação é um processo, a gente precisa parar de romantizá-la. Para ser consistentemente inovador, você tem de ser muito disciplinado e processual” , conta Érica.

“Da mesma forma, a inovação não é um bicho simples…se fosse fácil, a gente já teria muitas pessoas muito ricas vendendo processualização e sistematização de processos de inovação”.

Ainda somos uma sociedade muito conservadora

O próprio Harvard Business Review mostra que incentivar a diversidade dentro das corporações não é mais apenas um caminho à inclusão: é um passo estratégico para o crescimento.

Érica sugere que as empresas comecem a prestar atenção nas pesquisas que comprovam a diversidade como um dos fatores para o sucesso do negócio.

A gente ainda tem muita intolerância, ainda somos uma sociedade muito conservadora. A gente gosta de ver um discurso de liberdade mas na prática é diferente…enquanto as empresas não conseguem se reinventar neste sentido, elas vão ficar muito para trás daquelas que conseguiram.

Foi muito gostoso conversar com a Érica, pois ela fala com muita leveza e humor e, ao mesmo tempo, transmite uma sabedoria única de uma mulher e profissional.

É muita reflexão e inspiração em um só episódio!

Aqui está a lista de leitura que a Érica menciona no podcast :)

Referências, pessoas e dicas deste episódio:

ThoughtWorks

Martin Fowler

Jim Highsmith

Livro Marty Cagan — Inspired

Evento Agile Brazil

Clube de livro da Mdp — para se juntar, entre no https://bit.ly/mulheresdeprodutobrasil, e procure pelo canal #books

Podcasts

This is Product Management

Masters of Scale

The Agile Revolution

Steve Blank

Redes sociais da convidada:

Twitter e LinkedIn

Tem alguma sugestão ou opinião sobre o podcast? Nós adoramos receber sugestões e feedback sobre o podcast!

É só mandar mensagem para podcastmdp@gmail.com.

Até o próximo episódio!

Mulheres de Produto

Mulheres de Produto é uma comunidade de pessoas que se…

Lenka Rejfířová

Written by

Tentando ser uma boa pessoa.

Mulheres de Produto

Mulheres de Produto é uma comunidade de pessoas que se identificam como mulheres interessadas ou que já atuam com produtos digitais tendo como grande pilar a Sororidade http://bit.ly/mulheres-de-produto-brasil

Lenka Rejfířová

Written by

Tentando ser uma boa pessoa.

Mulheres de Produto

Mulheres de Produto é uma comunidade de pessoas que se identificam como mulheres interessadas ou que já atuam com produtos digitais tendo como grande pilar a Sororidade http://bit.ly/mulheres-de-produto-brasil

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store