Podcast MdP: “Jamais pensei em desistir!”

A nossa convidada do episódio 05 é muito especial! Enfermeira, pesquisadora e voluntária na área de doenças raras e graves, Geisa serve de uma verdadeira fonte de inspiração, calma e resiliência.

Depois de se deparar com o filho de sua amiga que tinha uma doença rara, ela começou a pesquisar tudo sobre o tema. Logo se deu conta de que aquilo a interessava ao ponto de ser algo mais que um hobby e começou a estudar por conta própria, com buscas pela internet.

Geisa (total direita) com outras voluntárias da AFAG

Com doutorado em Enfermagem e pós-graduação em Doenças raras, hoje é consultora, pesquisadora e professora universitária.

Divulgando a causa online

Geisa criou o blog Chez Luz: Pesquisa, Saúde e Pessoas, onde compartilha suas experiências e informações sobre doenças graves e raras com profissionais de saúde ou mesmo para pessoas que cuidam de membros de família ou amigos.

Ao mesmo tempo, ela começou a usar o LinkedIn para divulgar conteúdos relacionados ao assunto: assim ela consegue mostrar um pouco do trabalho dela e dos seus colegas na área, revelando alguns temas que o público geral às vezes não tem chance de conhecer por outros meios.

O principal problema com as doenças raras é o desconhecimento: a falta de informações corretas e da capacitação de profissionais em saúde pública.”

Ela conta que as redes sociais servem de aliados para os familiares: buscando por um direcionamento ou simplesmente por amenizar o sofrimento, eles conseguem se conectar com organizações como a Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves (AFAG), onde atua como voluntária.

Uma paixão se tornou trabalho

Geisa já acompanhou dezenas de famílias em momentos complicados. “O mais importante é ouvir e ajudar. Eu sou o que eu sou hoje graças ao que essas famílias me ensinaram.”

Ela fez do seu interesse o seu trabalho, objeto de pesquisa e até inspiração para seguir sempre à frente.

Trabalhar na área de saúde é uma carga emocional muito pesada, pois a gente trabalha todos os dias com sofrimento. Mas jamais pensei em desistir, sinto que é minha missão e estou à <disposição.”

Quer conhecer um pouco mais do trabalho e experiência da Geisa? Escute o episódio 05 do Podcast Mulheres de Produto! O projeto está ficando bem diverso, hein :)

É isso mesmo que queremos: que mulheres diferentes participem e compartilhem as suas histórias profissionais e pessoais.

Falando da participação feminina, que tal você vencer o medo de falar em público?

O Product Camp está procurando por palestrantes (e por enquanto não tem muiééé nenhuma) para a trilha de Produto.

As trilhas de UX e Growth contam com bastante representação nossa, então não precisa ficar com receio de estar sozinha :)

Bora se inscrever?

E você pode treinar sua palestra em nossos meetups, o que acha? #sororidade

Agora, as referências deste episódio:

UniCesumar — universidade de atuação da convidada

AFAG

Blog “Chez Luz”

LinkedIn da Geisa

Até o próximo episódio!