Precisando de um norte? Peça AJUDA!

Éricka Padilha
Mulheres de Produto
3 min readJul 30, 2021

Falando um pouco de como estar na comunidade de Mulheres de Produtos (e contar também com amigos) me faz bem e me ajuda nos momentos complicados

Quem nunca ficou com uma imensa dúvida ao criar um MVP, lidar com um produto novo, saber como fazer uma pesquisa ou ainda em fatiar uma história?

Photo by Brett Jordan on Unsplash

Bem, eu já, e o que fiz neste momento foi pedir ajuda, tanto na comunidade como para amigos do setor (isso inclui dev’s, design, PM), e isto me ajudou a ter um Norte! Desde ideias simples como: realizar uma dinâmica de é/não é faz/não faz, como para tirar dúvidas mais técnicas sobre como escrever histórias melhores ou desenhar uma estratégia interessante pro produto.

Sei que por vezes temos receio em expor alguma fragilidade ou afirmar que algum conhecimento não está bem consolidado. E isto é bem real para mulheres, temos a tendência de nos isolarmos e tentarmos por conta própria aprender tudo, compreender com profundidade um novo desafio ou tarefa sozinhas.

Contudo, este não é o melhor caminho, inclusive os autores do livro Como as Mulheres chegam ao topo trazem esta questão e alertam: NÃO SE ISOLE.

Nossa expertise é importante, mas gastar energia apenas aprendendo e sendo especialista em algo não é tudo, precisamos entender que não precisamos ser perfeitas. Que podemos usufruir positivamente de nossas relações, precisamos realizar conexões, e que não saber tudo não é porque somos um fardo ou não merecedoras do cargo.

Sempre que precisar: Peça ajuda! (Algo que vale para todas as pessoas sem exceção).

Fale com colegas no trabalho (bem aqui é importante um ambiente seguro, né?), ajuda para amigos do setor, ajuda para colegas de profissão e isto você pode encontrar nas comunidades de produto.

E eu vou falar especialmente da comunidade das Mulheres de Produto:

  • O ambiente é realmente seguro e amigável para pedir ajuda, como indicação de livros, reviews sobre cursos e mais;
  • Trocamos ideias e melhores formas de colocar algo em prática;
  • Tem os Lean Coffee e o Clube do Livro, no primeiro é uma roda viva onde debatemos os mais variados assuntos e o segundo é um momento de trocar experiência e conhecimento baseado em algum bom livro de mercado;
  • Trocamos figurinhas e pedimos conselhos; e eu já tive a oportunidade de fazer vídeo chamadas para mentoriar, para ser mentoriada ou apenas entender melhor algum tema (sim, tem mulheres maras);
  • É bem comum compartilhar pedido de ajuda no slack como: estou com dificuldade em fazer um teste beta, alguém já fez um? Como foi? Dicas? Indicação de artigo sobre CX? E por aí vai.

E eu quero agradecer por ter essa comunidade e todas as mulheres que se dispõe a ajudar umas as outras…aqui alguns cortes desse apoio na rede:

Mensagem do slack com o texto: Linda, obrigada pela luz, adorei. E um emoji de coração roxo
Mensagem de slack: Obrigada, era isso mesmo
Mensagem do slack com emoji de coração e o dizer Obrigada! Abaixo reação de corações rosa com brilho.

E se você não se identifica como mulher, veja outras comunidades:

E além disso, mantenha seu Linkedin ativo, é possível que alguma pessoa do mercado disponibilize horários para um bate papo profissional e construtivo, ou ainda participar de grupos ou comunidades.

Por favor, caso conheça outras comunidades, conta pra mim :D

--

--

Éricka Padilha
Mulheres de Produto

Carioca questionadora que ama fazer produtos! Também curto ler e estudar sobre o mercado tech, protagonismo feminino, meios de pagamentos e produtos digitais.