Imagem https://unsplash.com/@dnevozhai

Propósito: como ele está presente no dia a dia?

Nunca se discutiu tanto propósito como agora. Seria isso uma busca constante por uma vida plena?

Cristiane de Azevedo
Mulheres de Produto
6 min readMar 10, 2022

--

Com tantas mudanças que aconteceram nos últimos anos na forma de trabalhar, passando por modelos de trabalho híbrido, home office, anywhere office e recentemente tenho ouvido também sobre o modelo global office, fomos estimulados a repensar na combinação da vida pessoal e profissional como nunca antes. Foi também necessário reaprender uma nova rotina marcada por novos desafios como, por exemplo, a gestão do tempo para realizar as atividades da casa conciliando com a agenda profissional.

Com a permanência constante dentro de casa, também houve um movimento para adaptar o lar às novas necessidades e deixá-lo mais bonito e confortável. No início de 2021 uma matéria no portal Consumidor Moderno apresentou as categorias que mais cresceram em vendas nos primeiros meses de 2021. Entre elas, o aumento de 188% nas vendas de itens para a sala de jantar, bem como 161% em prateleiras e 59% em mesas de cabeceira. Dentro dessa nova rotina caseira, as pessoas também começaram a cozinhar mais em casa, o que impulsionou a compra de utensílios para a cozinha. A pesquisa destaca que a compra desses produtos teve crescimento de 272%.

Com tantas mudanças propostas em um modelo até então não consolidado e pouco questionado por muitas empresas, haveria uma inquietude sobre nosso propósito de vida, provocado por uma reflexão sobre a brevidade da vida, um repensar sobre como o tempo é finito e que nossa relação com trabalho pode estar conectada de alguma forma com nosso propósito de vida. Ou isso seria um privilégio para poucos profissionais?

Quando empreendi, tive fases intensas de trabalho e confesso que quando fiz uma retrospectiva desse período da minha vida, tenho a clareza de que abri mão de muitas experiências e vivências da minha vida pessoal, de muitos momentos que não voltarão. Por outro lado, reconheço que adquiri uma experiência e consciência que hoje me fazem questionar mais como invisto as minhas horas de trabalho e principalmente como vejo e concilio minha relação de trabalho com minha vida pessoal, e cada vez mais sinto a necessidade de apoiar outras pessoas que estão buscando construir seu futuro desejável.

E aqui quero trazer algumas reflexões dessa minha jornada não de uma forma que dite o que as pessoas devem procurar na vida, mas muito mais no sentido de realmente compartilhar o que pensei nessa caminhada e qual é a minha visão pessoal sobre propósito, vida e trabalho.

Algumas reflexões sobre Indivíduo e Propósito

Assim como cada indivíduo é único, nossa jornada e propósito de vida também são, e por isso, o que pode ser a plenitude para mim, talvez não seja nem de perto algo que faça sentido para você que está lendo este texto, por isso, quero já deixar claro como já citei acima, que a ideia deste texto não é criar um mandamento sobre como conectar seu propósito de vida com seu trabalho, porque talvez isso não seja um fator essencial para você, mas sim, compartilhar uma reflexão e trazer sua atenção para o tema.

Recentemente fiz uma enquete em meu Linkedin se realmente seria indispensável ter um propósito alinhado com o trabalho. 42% das pessoas que votaram disseram que é totalmente indispensável ter um propósito alinhado com o trabalho, enquanto 42% acham que talvez, e que tudo bem ser diferente. Ainda, 16% das pessoas que acham que propósito e vida pessoal não precisam se misturar ou ainda preferem mesmo que estejam separados.

Mas por que estou compartilhando esses dados com vocês? Porque temos necessidades e histórias únicas como indivíduos, e tudo bem! Quando abrimos um diálogo com outras pessoas, é muito legal aprender com elas sobre a nossa pluralidade e entender que propósito é diferente pra cada um: tem quem trabalhe pela necessidade, tem quem não consiga se ver sem propósito e tem as pessoas que estão buscando por um modelo que faça mais sentido para elas.

E onde quero chegar com isso? Acredito que há momentos em nossa jornada que fazemos escolhas profissionais pautadas na fase que estamos vivendo em nossa vida e que o mais importante é mantermos nosso sonho aceso sobre criar nosso futuro desejável! Sempre seremos desafiados em nossa trajetória, e um momento de vida ou mesmo uma situação temporária não pode definir quem você é ou como será amanhã. Por isso, as reflexões são sempre bem vindas.

Minha experiência

Quando quebrei em meados de 2014, passei por um período profissional que podemos chamar de modo automático, naquela fase eu não tinha muito espaço para desejar ou questionar algo diferente, tive diversos momentos desafiadores, e foi quando comecei a trabalhar com produtos digitais, eu realmente me apaixonei porque primeiro estava voltando a trabalhar com produtos e depois porque estava novamente conectando pessoas e design, que além de ser minha grande paixão, tinha até então conduzido minha trajetória profissional. Senti então que tinha encontrado uma área que poderia conectar com meu propósito de vida.

Mas, precisei me esforçar, recalcular a rota diversas vezes até chegar onde estou hoje. E tudo isso me fez enxergar como sou movida pelo propósito e que pra mim, precisa estar conectado com o trabalho.

Quando parei pra refletir sobre minha vida profissional e o que eu queria dali pra frente, sabia de uma coisa: que queria muito entregar valor para as pessoas e de alguma forma, impactar a vida delas. Minha primeira formação acadêmica é Design de Produto, e como uma designer de formação, sempre refleti sobre a intenção do produto como uma entrega de valor. Então tudo isso é uma extensão de quem eu sou e do que pude validar como hipótese no momento que meu negócio quebrou: que um negócio vai prosperar e escalar à medida que ele entrega valor para as pessoas. Acredito que o trabalho deve ser um caminho de contribuição com a sociedade, por menor que qualquer esforço pareça ser.

Durante a pandemia, os lugares que trabalhei aderiram ao home office e consegui desfrutar do trabalho em casa. Isso me fez perceber o que a correria não deixava: sou uma pessoa só. Tenho responsabilidades pessoais e profissionais, mas a “Cris de Produto” é uma só.

No meio disso tudo, mudei de emprego duas vezes ao longo de 2021, fui desafiada por novas lideranças de produto na primeira mudança, na segunda além dos desafios rotineiros de mudar de empresa e gestão de produto eu também mudei de posição e passei a atuar como líder de uma tribo de produtos, o que tornou meu desafio maior e mais complexo.

Mas, no meio deste cenário complexo, estava acompanhando um familiar no hospital e eu acordava e me levantava disposta a trabalhar e fazer minhas atividades e reuniões com sorriso no rosto… claro exceto um ou outro dia de cirurgia que acontecia, e entre alguns momentos de choro e tensão, eu conseguia ver propósito no meu trabalho que faz parte (e muito) do meu dia a dia! Passar a maior parte do meu tempo fazendo algo que realmente acredito muda tudo. De novo, pra mim. Mas é claro que também já tive momentos em que não conseguia viver tão intensamente esse propósito, até porque ele também estava em construção.

Atualmente trabalho no produto TradeMap, que tem como propósito proporcionar prosperidade financeira para as pessoas, e quando penso que não temos uma cultura de educação financeira no nosso país eu penso: Wow, isso realmente me parece muito poderoso!

Visão de futuro

O mercado de tecnologia cresce exponencialmente, e cada vez mais vejo pessoas querendo migrar para a área de tecnologia e me pergunto como posso impactar e contribuir para o bem maior desse ecossistema?

É refletindo sobre tudo isso e sobre a caminhada da vida que me trouxe até esse lugar que ocupo hoje, que tenho me esforçado pra pensar em maneiras de democratizar mais os aprendizados e experiências que tive. Acredito que compartilhar conhecimento pode inspirar as pessoas a enxergarem novos horizontes e perspectivas e porque não, almejarem uma nova rota, talvez.

Tenho dado mentorias tanto na Tera quanto para pessoas que chegam até mim e também me disponibilizado para ajudar não só profissionais como também startups em estágio inicial como tive a experiência na Bluefields Aceleradora e me planejando, dentro do possível, para ser cada vez mais intencional no compartilhar aqui também.

Falar de propósito, pra mim, é falar sobre o que me move e significa também o meu trabalho. E no fim, é tudo sobre cooperar com as pessoas.

E se eu puder te ajudar também, vai ser um prazer.

Se você leu esse texto até aqui e se identificou com o conteúdo abordado, e quiser bater um papo, será um prazer! Segue meu LinkedIn para você se conectar comigo!

--

--

Cristiane de Azevedo
Mulheres de Produto

Group Product Manager na Leroy Merlin. Líder em otimizar produtos e resultados, apaixonada por pessoas.