Quero ser Product Manager

Sobre ser PM porque é uma tendência e a síndrome da Tiara

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto
3 min readDec 27, 2018

--

Nesse artigo trago minha visão sobre o que seriam motivos errados para ser uma Product Manager.

Não fique esperando a tiara, girl!

Segundo Pesquisa sobre o mercado de produtos digitais no Brasil lançado pela Tera (vídeo abaixo), cerca de 37% das pessoas Gerentes de Produto entrevistadas recebem acima de R$10 mil. Trata-se de uma carreira relativamente nova no Brasil e que está ganhando cada vez mais espaço.

Pode parecer brincadeira mas em algumas entrevistas de emprego já ouvi pessoas falaram que querem se tornar Product Managers porque é algo que virou tendência e "parece ganhar bem".

Se esses são seus motivos, talvez seja melhor você repensar suas escolhas.

No evento que fizemos de mentoria para aspirantes a Product Managers a Gabriela Rojas falou algo mais ou menos assim:

"Não sejam PM's por causa da fama, porque ser PM não tem a ver com levar o mérito das coisas."

Ser Product Manager não é ser a pessoa que faz o produto, que coloca as regras no produto, que controla tudo, que "manda" ou que leva o mérito de um produto bem sucedido.

Ser Product Manager é conseguir construir um produto que resolva as necessidades das usuárias em conjunto com o time.

Não sou eu quem decido como vai ser a solução ou qual a melhor tecnologia para escalarmos. A maior qualidade que vejo numa pessoa Gerente de Produto é conseguir fazer todas as diferentes pessoas construírem produto alinhadas a uma visão única.

E quando eu digo fazer as pessoas construírem também não significa que eu gerencie essas pessoas. Significa dar autonomia e o espaço necessário para que cada um faça seu trabalho da melhor forma possível.

Para mim, ser PM significa:

  • Guiar a construção da visão do produto
  • Impactar positivamente as pessoas que usarem seu produto
  • Resolver a dor dessas pessoas
  • Impactar positivamente o negócio da empresa
  • Fazer uma priorização coerente
  • Trabalhar de forma colaborativa
  • Trazer clareza na construção de um produto
  • Tirar as barreiras para as coisas acontecerem

Outro dia desses estava conversando com minhas amigas que tinha ficado chateada porque não tinha recebido vários chocolates naquela dinâmica de retrospectiva "Token of Appreciation". Para quem não conhece, cada pessoa ganha um chocolate e entrega a uma pessoa como forma de agradecimento por ter feito a diferença na vida dela nos últimos tempos.

Teve gente que recebeu vários. Teve gente que não recebeu nenhum. Eu recebi um.

E fiquei chateada. Eu fiquei muito chateada porque eu acreditava que estava dando meu melhor e que todo meu esforço seria reconhecido pelas pessoas ao meu redor. Eu fiquei esperando o prêmio, a tiara.

"Women expect that if they keep doing their job well someone will notice them and place a tiara on their head. That never happens." Tiara Syndrome

Leia sobre a síndrome da Tiara aqui

No dia seguinte, depois de refletir (desabafar com as amigas PMs) entendi que isso não significa que o que escrevi lá em cima seja verdade. Não receber um chocolate não significa que eu não esteja me esforçando e nem que as pessoas não reconheçam meu trabalho.

Mas é errado receber reconhecimento?

Claro que não! Inclusive acho muito legal criar uma cultura em que todos consigam reconhecer o trabalho uns dos outros (sem nem precisar de incentivos como chocolate hehe).

O que acredito ser errado é querer ser Product Manager para levar o reconhecimento pra casa, para ser a pessoa responsável por tudo.

In the end, great product managers make things happen. Reliably, and without fail, you can always tell when you’ve added a great product manager to a team versus a mediocre one, because very quickly things start happening. Bug fixes and feature fixes start shipping. Crisp analysis of the data appears. Projects are re-prioritized. And within short order, the key numbers start moving up and to the right.

E você, quer ser Product Manager por quê? Compartilha com a gente :)

--

--

Jacqueline Yumi Asano
Mulheres de Produto

Founder & President of Mulheres de Produto, the largest product community in Brazil that aims to reduce gender inequality by empowering women in tech careers.