Quero ser product manager, parte dois

Talita Morais
Mulheres de Produto
5 min readApr 27, 2020
Procurando umas vagas aqui…— canva.com

A comunidade pediu lá no instagram, então fizemos uma série de posts para ajudar quem está querendo migrar para a carreira de gerenciamento de produtos! Confira a parte 1 e parte 3. Esperamos que te ajude na jornada da migração de carreira!

Espero que você tenha lido o primeiro post da série! Lá falo um pouco do dia a dia de uma Product Manager e indico materiais para estudo.

Depois de ponderar e entender o que é o mercado e as possibilidades de carreira, você deve ter decidido que quer mesmo mudar e ser uma Product Manager. Welcome aboard! Mas, você deve estar se perguntando: como vou conseguir trabalhar como product manager sem experiência prévia? Como conseguir oportunidades para por em prática o que estudei? Como me preparar para uma entrevista?

Então vamos lá, enxergo algumas possibilidades.

1. Mudar de carreira dentro da empresa atual.

Acredito que é a maneira mais fácil de fazer a transição (foi como consegui entrar no mercado de produtos). Isso vale tanto para quem já trabalha dentro da área de tecnologia, quanto para quem não trabalha.

Se na sua empresa existe uma área de produtos, comece se aproximando, pois essa aproximação vai até te ajudar a entender o contexto dessa área dentro da companhia e se existe possibilidade de crescimento, etc.

Converse com as pessoas de produto e demonstre interesse em migrar! Caso haja alguma vaga interna você tem mais chances de se candidatar e pode ser a sua oportunidade para começar, mesmo sem experiência prévia.

2. Se candidatar a vagas do mercado.

Com o aumento da demanda por Product Managers as empresas se viram obrigadas a abrir mais vagas para PM júnior, pois existe uma falta de PMs mais experientes disponíveis no mercado. Candidate-se para muitas vagas e aproveite essa etapa para treinar! Veja o que cada tipo de empresa espera do papel da PM para construir um storytelling interessante para entrevistas de acordo com o tipo de empresa que você quer entrar.

Existe um certo grau de incerteza em se candidatar para uma vaga sem experiência prévia, mas é possível que você consiga o emprego! Uma sugestão é se aproximar de comunidades de produto para ter acesso a vagas e também pedir indicações.

3. Construir um produto do zero.

Ótima maneira de colocar em prática todo o estudo em gerenciamento de produtos!

Aqui a ideia é você praticar tudo o que aprendeu em gerenciamento de produtos, portanto você não precisa pensar em ganhar dinheiro (pelo menos por enquanto!). Seu foco deve ser colocar em prática:

  • Pesquisas de mercado;
  • Pesquisas quantitativas e qualitativas com possíveis usuários;
  • Elaboração de hipóteses;
  • Estruturação de um MVP montando um User Story Mapping ou utilizando outra técnica;
  • Definição de métricas de sucesso do produto;
  • Priorização (O que fazer primeiro? O que traz mais valor para os usuários?);
  • Se possível, desenvolva uma solução! As vezes, o MVP pode ser uma simples landing page ou mesmo uma página nas redes sociais. Você pode compartilhar sua ideia com as amigas para tirá-la do papel;
  • Caso tire a ideia do papel, Meça os resultados! Assim você conseguirá ver se o produto está sendo utilizado de acordo com o esperado;
  • Repita tudo isso se achar necessário!

Pense em algum problema que te incomoda, ou que você sabe que incomoda algumas pessoas, e comece!

Mais uma vez, não precisa ser o mais recente produto inovador que vai te deixar rica! O mais importante é identificar uma dor ou problema e partir dele desenvolver (no papel ou na vida real) um MVP para testar as técnicas de produto que você estudou.

Seja a melhor product manager que puder e não esqueça de citar isso como experiência nas entrevistas que fizer. Por mais que não seja a experiência de um "emprego oficial", ela vai dar uma boa ideia ao recrutador de como você pensa em produto e como pensa em soluções.

Bônus: Projeto vs Produto

Não vou me alongar em explicar o que é um projeto, mas a principal diferença em relação a produto é prazo. Em gerenciamento de projetos é importante seguir os processos para entregar algo em uma determinada data. Já em gerenciamento de produtos, o mais importante é entregar algo de valor ao negócio e aos clientes, mesmo que isso fure algum prazo.

Isso não significa que em gerenciamento de produto não exista prazo, porém isso é feito estimando o esforço e complexidade e, idealmente, em conjunto com o time.

Entrei nesse assunto, pois sei que algumas mulheres Project Managers querem fazer a transição para produto. Essa diferença parece trivial, mas no dia a dia é gritante. Fazer gerenciamento de produtos como se fosse um projeto costuma ser um tiro no pé. Portanto, ao migrar de gerenciamento de projetos para gerenciamento de produtos é importantíssimo mudar esse pensamento para começar a priorizar muito mais o valor a ser entregue do que o prazo por si só.

Adaptações ao longo do desenvolvimento de um produto são corriqueiras e aí entra a habilidade da Product Manager em negociar prazos e desenvolvimentos com seus stakeholders e com o time.

Livros!

Mais livros para você consultar na jornada da transição de carreira.

Cracking the PM Interview: How to Land a Product Manager Job in Technology, por Gayle Laakmann McDowell e Jackie Bavaro

Esse livro aborda algumas particularidades encontradas em entrevistas para Product Manager em algumas gigantes da tecnologia, como o Facebook.

Para você que está buscando uma vaga pode ser um bom material de consulta.

User Story Mapping: Discover the Whole Story, Build the Right Product, por Jeff Patton

Esse livro detalha a técnica User Story Mapping que é super útil para entender o que é o produto, suas possibilidades e oportunidades. Seu foco são as histórias de usuário, que são uma maneira de descrever as dores do usuário e a partir delas desenvolver soluções.

Podcast

Nesse episódio do podcast Mulheres de Produto, conversei com Lainy Moraes e Alice Sabino sobre como elas conseguiram a primeira oportunidade na área de produtos. Vale ouvir pessoas que já passaram pela migração!

Espero que esse texto te auxilie em mais essa etapa da transição de carreira! Te vejo na próxima semana, em nosso último post da série "Quero ser Product Manager".

--

--