Quero ser UX! O que eu faço?

Joy Almazan
Mulheres de Produto
4 min readJun 10, 2020

--

Nos últimos tempos, algumas pessoas vieram falar comigo sobre a área de UX e Produto e seu interesse em fazer uma migração. Não é para menos, nos últimos anos a demanda por esses profissionais cresceu pra caramba!

Não só as empresas tech e startups tem procurado por nós, mas agências de publicidade e mesmo empresas mais antigas e consolidadas (ainda bem!).

O ponto é que isso atraiu gente das mais diversas áreas e não apenas design e tecnologia. Com isso, percebi que muita gente se sente perdida em como dar o pontapé inicial.

Eu migrei há 3 anos pra área e posso dizer que foi a melhor decisão profissional que tomei! E por isso acho que posso dar mais dicas de como começar do que inventar regras como se eu estivesse nesse mundo há muitos anos.

Fiz um guia para alguns amigos sobre onde e como estudar e decidi compartilhar aqui também! Espero que ajude :)

Pequeno guia inicial

  1. Se dedique muito
    A essa altura imagino que você já pesquisou sobre a área e está decida a fazer uma transição de carreira. Então… SE DEDIQUE MUITO. Todos querem ser UX agora, por isso ser uma pessoa realmente dedicada e interessada em aprender é um diferencial.
  2. Estude
    Com o crescimento na busca de profissionais de UX e Produto, cursos voltados para a área não faltam. Agora cabe a você decidir o que mais faz sentido.
  3. Aproveite conteúdos gratuitos
    Tem muita coisa na internet de graça pra quem quer começar. Então, se grana é uma questão para você agora, não precisa ficar parada!
  4. Acompanhe as novidades
    Apesar da arquitetura de informação estar aí há muito tempo, as tendências mudam o tempo todo. Ficar a par delas faz muita diferença na hora de entregar um projetos e se manter atualizada com o que o mercado busca.
  5. Faça contatos!
    Talvez uma dica óbvia. Mas, como toda área, contatos são fundamentais. E uma das coisas que mais gosto da comunidade de produto é que as pessoas parecem sempre estar super dispostas a ensinar e dividir seus conhecimentos.

Vem sem medo! Aliás, pra quem quiser, pode me add no Linkedin.

Cursos

Em sua maioria envolvem mentoria e muitos projetos para montar um portfólio no final. Se você acha legal ter uma mentoria constante que te guie em vez de começar por conta, acho que faz todo o sentido!

Tem pra todos os gostos e bolso. Aqui alguns que acho interessantes e fiz/ouvi falar bem:

Aela.io
Bootcamp online com inscrições sazonais. Quando me inscrevi haviam apenas 2 mentores, o Jon e o Felipe. Hoje cresceu muito, conta com mais de 6 mentores e tem se tornado referência. Muito bom pra quem gosta de estar perto de profissionais e tirar dúvidas a qualquer momento.

Alura
Curso online que está em todo podcast que você ouve haha. Trabalham conteúdo super bem e com uma assinatura anual você tem acesso a toda a grade de cursos oferecidos: não só UX, mas desenvolvimento, negócios e mais.

Mergo
Primeiro workshop que fiz, e me fez migrar pra UX. O coordenador, Edu agni é super apaixonado e com o tempo passou a desenvolver cursos mais longos além dos workshops.

Tera
A Tera veio pra substituir a Miami Ad School em termos de escola-grife. Conta com professores e professoras que atuam em grandes empresas, prometem um belo network e nome no curriculum.

Miami Ad School
A Miami se consolidou como uma escola-grife de publicidade. Hoje se atualizou e possui alguns cursos focados em produto e tecnologia.

Awari
Intensivo de UX Design online com acompanhamento de carreira e foco em realocação.

Udemy
A Udemy tem muitas opções, mas tem que saber filtrar. É a opção mais barata e mais arriscada.

--

--