Transição de CX para área de produtos, qual caminho eu percorri? part 2

Mas então por onde eu comecei? Essa é a segunda pergunta que eu mais ouço quando falo sobre transição e é por isso que estamos neste diálogo, não é mesmo?

Hellen Damasceno
Mulheres de Produto
7 min readJul 28, 2022

--

Existem diversos percursos que te levam ao mesmo caminho, uns mais fáceis outros nem tanto, afinal o universo de produto já é bem vasto de informação.

Eu comecei conversando com pessoas que já atuavam como PM, GPM entre outros cargos da área de produto, separei as minhas principais dúvidas e fui atrás das respostas através desses encontros, eu ainda precisava entender se de fato eu conseguiria ter sucesso nessa área, afinal era uma mudança gigantesca em minha carreira.

A partir desses papos, conheci uma comunidade bem promissora focada em trazer mulheres para área de tecnologia chamada Mulheres de Produto, fui a 2 ou 3 eventos até que em um deles foi divulgado um processo seletivo para uma Mentoria, nessa mentoria você escolhia para qual cargo você teria interesse em transicionar e se você fosse selecionada, logo seria conectada a uma mentora que te auxiliaria a dar os primeiros passos ao seu objetivo.

Eu fui selecionada no processo de mentoria e agradeço imensamente por ter sido aceita, se não fosse pelas conversas esclarecedoras que tive sobre esse universo eu jamais veria tantas possibilidades de crescimento profissional e não me arriscaria a sair da minha zona de conforto, nessa mentoria nós levávamos assuntos da área e tirávamos dúvidas sobre, em paralelo a minha mentora trazia alguns assuntos para que eu aprendesse através de um speech super intuitivo sobre aquele assunto que me ajudaria a ser uma boa PM futuramente.

Naquele período da minha trajetória após um ou dois papos com a minha mentora eu enxerguei que a área de produtos era o meu lugar e que eu estava disposta a dar o melhor de mim para escrever essa nova página em minha carreira. Eu imergi em alguns blogs sedenta por mais informações sobre o universo recém escolhido, ouvia podcasts no banho, no almoço e no jantar, ao ir a academia ao invés de ouvir musicas que me impulsionassem ao exercício eu estava assistindo vídeos explicativos sobre termos técnicos ou ouvindo o depoimento de alguém que já tinha passado pela transição.

Foram aproximadamente 09 meses ouvindo, lendo, estudando e fazendo cursos da área e em setembro eu comecei a por em prática tudo que aprendi a partir de uma oportunidade que surgiu na empresa que eu era Gerente de Customer, minha área duplicou e foi dividida entre operations e projetos e eu tive a chance de por em prática tudo que até então estava só na teoria.

Eu agarrei aquela chance e testei priorização de roadmap, utilização de ferramentas de produto, discovery, delivery, testes de usabilidade e a liderança end to end de um produto e aquela aprendiz de PM que ainda era insegura foi tomada por uma coragem ao ponto de se candidatar em vagas para explorar um mundo além de CX.

E foi em novembro de 2020 que eu realizei a minha primeira entrevista para área de produtos e tecnologia e acreditem meus queridos eu fui escolhida para ser PM da Estratégia Educacional. Eu mal podia acreditar no email que recebi da tech recruiter no dia 17 de dezembro daquele mesmo ano, eu chorava copiosamente porque o meu propósito havia sido alcançado desbravar as novas águas do meu novo universo.

Meu 2021 começou de forma esplêndida, um novo emprego, novos sonhos e muitos desafios a frente. A Estratégia tem um lugar muito querido em meu coração, porque eles me deram a chave para entrar na área de produtos e foi com eles que eu aprendi a amar o meu ofício dando o melhor de mim a cada squad que liderei e produto que criei.

Confesso que no meu primeiro mês eu tive uma crise de ansiedade aterrorizante na segunda semana de trabalho, o mundo técnico e a linguagem dos devs me assustaram, a quantidade de informações sobre o produto que eu assumi era gigantesca e eu tive medo de não dar conta daquilo, mas eu estava tão dedicada a fazer o meu propósito dar certo que eu me aproximei das pessoas que fariam a minha trajetória dar certo: A minha equipe carinhosamente chamada de ACME.

O ACME foi o meu primeiro amor como PM, eu passaria horas descrevendo o tamanho da gratidão que eu tenho por todos que passaram por ela, eu nunca fui tão agraciada em ter pessoas tão boas em diversos sentidos da palavra caminhando ao meu lado, essa equipe me mostrou o quanto eu era boa sendo líder, produteira e como humana. Mesmo sem ter tanto conhecimento técnico eu tive uma squad que me ensinou conceitos importantes para que eu adquirisse uma senioridade para ajudá-los a conquistar os produtos que eles tanto sonhavam.

Cada integrante do ACME contribuiu para quem eu sou neste papel atualmente, alguns talvez nem saibam a importância que eles possuem em minha carreira, mas eu espero que através deste relato eles sintam-se abraçados por mim. Nunca esquecerei de como eu fui recebida na primeira daily, a reação deles quando eu pedi que ligassem as câmeras para que eu os conhecessem e jamais tirarei da mente todos os momentos que trilhamos juntos.

Mas não para por ai, eu ainda tive mais 02 equipes que somaram e MUITO com a minha trajetória, o N2 e o Zenon. Apesar do tempo de caminhada ter sido um pouco menor comparada com a que estive com o ACME eles trouxeram a representatividade e desafios que eu necessitava para saltar níveis em minha carreira, porque ao contrário da minha primeira equipe, eles precisariam muito mais de mim.

O N2 foi concebido após o desenvolvimento de um blueprint de serviço que tinha como objetivo solucionar os gaps das interações entre a área de CX e tecnologia, nosso objetivo enquanto squad era dar mais velocidade no atendimento ao usuário final e retirar a carga operacional que estava sobrecarregando os devs das demais squads e assim foi feito.

Ele facilitou muitas tarefas e agilizou muitos processos que eram morosos para a área de CX e conseguiu auxiliar a equipe técnica em diversas soluções operacionais. Criamos um MVP incrível de um service desk, para dar fluidez e controle único das demandas vindas do slack e jira, este passo foi extremamente importante para que o N2 estivesse no controle e conseguisse cumprir o seu objetivo.

Essa trajetória foi completa quando finalmente o meu destino foi cruzado com o Zenon a minha última equipe e não menos importante que tive a honra de ser PM. Eles foram o meu principal desafio porque eles estavam enfrentando alguns problemas de arquitetura e qualidade de código, nós tínhamos um produto que não poderia ser desligado para ser consertado, tudo deveria ser feito on-line.

Nossa principal missão foi melhorar o e-commerce enquanto vendíamos, sem deixar de olhar para as pessoas e para as novas features tão afanadas pelos stakeholders. A minha maior sorte além da equipe ser extremamente comprometida, foi ter encontrado a melhor pessoa para dividir a cadeira de liderança neste processo comigo, nunca esquecerei como eu e o Gustavo ficamos atordoados durante 3 semanas para entender onde estávamos nos metendo haha, fizemos diversas reuniões e finalmente conseguimos enxergar naquele emaranhado de problemas o fio inicial que teceríamos o nosso sucesso ali.

Ter uma equipe cheia de sinergia e que performava muito e um líder técnico comunicador e extremamente criterioso, me trouxe segurança para tocar em paralelo uma re-fatoração gigantesca e uma re-priorização de features / melhorias sem comprometer o funcionamento do nosso produto. Eu nunca senti tanto orgulho de uma caminhada como eu tive dentro do Zenon, uma equipe que não tinha tantos processos definidos, padrões e rotina estava motivada a transformar 360 graus e elevar a qualidade do seu produto e eles executaram todo o nosso planejamento com uma maestria assustadora.

Foi a equipe que mais me trouxe adrenalina, confiança e muito medo de não dar conta, no entanto, foi ao lado deles que também aprendi a ser acolhida e apoiada. Eu tive tantas injeções de ânimo, mesmo sendo pressionada a entregar um e-commerce estável em tão pouco tempo, pois tínhamos outros desafios que necessitavam dessa estabilização. Foi no Zenon que o meu ciclo de sucesso como PM da Estratégia Educacional foi fechado, mostrando o quanto eu fui gigante, líder e humana mesmo tendo tantos desafios ao meu redor.

Todas as minhas pessoas de cada squad que eu citei foram muito importantes para a criação do meu repertório técnico, profissional e também pessoal. A cada 1:1, PDI (Plano de desenvolvimento individual) desenvolvido, cerimônias e desabafos eu consegui absorver, virar a chave e resolver dilemas que sozinha eu jamais conseguiria.

Eu costumo dizer que eu tenho uma tríade que me guia como PM. O foco nas pessoas e nos processos nos trazem entregas mais qualitativas e fluídas. Conhecer e saber lidar com cada serzinho que compunha as minhas equipes, me possibilitou conhecer o menor e o maior grau de entrega, de limitação, vulnerabilidade e contribuição para que os processos fossem bem estabelecidos e as entregas fossem mais efetivas.

Eu me construi através de vocês, o meu sucesso foi construído em nossa caminhada e eu nunca seria uma ótima PM e líder se eu não tivesse encontrado pessoas tão comprometidas com o meu propósito, então obrigada a todos os integrantes das minhas equipes por essa parceria de 1 ano e 4 meses, sem vocês o caminho não teria sido tão motivador.

E vocês acham que o meu processo de transição acabou aqui? Estão enganados queridos leitores, ainda tenho algumas experiências que ainda detalharei neste blog e eu espero que vocês me acompanhem nessa jornada!

Até breve.

--

--

Hellen Damasceno
Mulheres de Produto

Sou Marketóloga pela UNINTER, com 9 anos de carreira na área de CX e 4 anos em projetos. Apaixonada pela área de produtos e atuante na área desde 2020.