Uma estranha no ninho

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto
3 min readJun 30, 2021

No artigo anterior contei um pouco sobre como eu, uma comunicóloga e publicitária de formação, vim parar na área de tecnologia. Nesse, almejo contar um pouco sobre como foi o meu início nessa nova, instigante e desconhecida área.

Você já trabalhou em uma área de tecnologia, ou viu um desenvolvedor trabalhando? Até 18 de julho de 2016 nem eu tinha visto…rs

Lembro que pensava que programação era codificar usando zero e um…😂 Mas logo descobri que a realidade era bem diferente!

A minha primeira dificuldade (e aqui deixo uma dica importante para os que querem ingressar nessa área) foi conseguir me comunicar com assertividade com os desenvolvedores: conseguir fazê-los entender o que eu queria dizer, o que os clientes estavam pedindo, a necessidade do produto, e entender o que eles me diziam de volta.

E sobre isso não me refiro apenas aos termos técnicos, que são muitos e constantemente utilizados nessa área, mas principalmente às diferenças de pensamento mesmo. Devs têm um pensamento mais técnico, mais matemático, mais pragmático, o que conflita com uma visão mais de negócio, estratégica e marketeira que eu tinha.

Pode parecer clichê o que estou dizendo, mas ratifico com toda ênfase do mundo que, para ter sucesso no papel de PM/PO, a skill mais importante que você precisa desenvolver é uma boa comunicação com o time de desenvolvimento. Afinal, como PM/PO seu papel é ser uma ponte entre os usuários/stakeholders e o time de desenvolvimento.

E como conseguir isso? Simples: peça ajuda! No meu caso, eu pude contar com a ajuda de um incrível desenvolvedor, líder técnico e grande amigo, Sérgio Oliveira, para me ensinar o que eu não sabia ou entendia sobre essa área, e me ajudar a me comunicar melhor com os demais membros da equipe.

Claro que o tempo e a experiência também ajudam muito, mas duplar com alguém que vai “lhe dar o caminho das pedras” é um grande atalho que não deve ser desperdiçado.

E como cursos nunca são demais, tem um curso bem interessante da Product Arena, chamado Tecnologia para Product Managers e UX Designers, que eu nunca fiz, mas achei a ementa bem interessante, e acho que pode ser de grande ajuda pra quem está ingressando na área.

E sabe a parte mais legal disso tudo? São as trocas! Da mesma forma que eu aprendi muito com os desenvolvedores, tentei ensinar coisas pra eles também. Passar minha visão mais business sobre as coisas, fazê-los entender o objetivo por trás daquele produto que estavam criando, o que almejávamos alcançar com ele, etc.

E assim sigo até hoje, desmistificando uma frase que ouvi muito que “desenvolvedor não precisa saber disso”. Afinal:

Até o próximo artigo! 😉

--

--

Flávia Fontinhas
Mulheres de Produto

Senior Product Manager, com 5 anos de experiência na área de tecnologia e 6 anos na área de marketing, escreve sobre a gestão de produtos digitais e muito mais.