Uma visão sobre User Stories

Seja sucinta ou cheia de detalhes, user stories são uma ótima ferramenta de comunicação dentro do time.

Talita Morais
Jul 17, 2018 · 4 min read

User stories nunca são uma unanimidade. Tem quem ache que elas devem ser escritas com o máximo de detalhamento possível, tem quem diga que elas nem são tão importantes assim. Acredito que elas são uma ferramenta bastante importante na comunicação com o time de desenvolvimento e com os stakeholders. É onde você pode realmente… contar uma história (oh, really?) e comunicar as necessidades de maneira mais estruturada.

Além disso, elas podem servir como uma documentação a respeito do que está sendo feito. Para consultas futuras isso pode ser útil.

Antes de mostrar como gosto de fazer, não poderia deixar de citar um livro que é um belíssimo ponta pé inicial para quem quer escrever user stories. “User Stories Applied: For Agile Software Development”, de Mike Cohn, é um guia super completo de como construir uma história. Basicamente ele mostra:

  1. Como é importante identificarmos os papéis dos usuários. Evitando usuários genéricos damos um contexto mais fechado e criamos empatia. Descrever o incomodo de um paciente na espera de um consultório é mais empático do que dizer que um usuário se incomoda com aquilo. Deixando claro os papéis criamos uma conexão com quem está com determinada dor.
  2. Requisitos! É importante te-los bem definidos, mas com a consciência de que eles podem ser alterados.
  3. Quebra de histórias. Tudo está definido, agora chega a hora de "fatiar o bolo", quebrar as histórias de modo que entreguem valor o mais rápido possível.

Mas Talita já existe um livro ótimo sobre isso, por que você simplesmente não faz igual?

Porque depende do time.

Para alguns times uma boa reunião para entendimento do problema a ser resolvido tem mais valor do que a US mega detalhada e cheia de critérios de aceite. Existem times que precisam de tudo muito bem detalhado, pois o que não estiver alí descrito não será feito. Outros times não precisam de tudo muito detalhado pois preferem ir tirando dúvidas com o PM ao longo do processo de desenvolvimento da história.

Acho difícil encaixar uma fórmula perfeita para todos os times, pois os contextos de cada um são bem diferentes. Consultorias, por exemplo, podem ser menos flexíveis quanto as US. Startups, se utilizarem US, precisam ser ágeis e lidar muito bem com as mudanças e na maioria das vezes não terão todos os detalhes na US num primeiro momento.

Acredito que menos ou mais criteriosas, as US precisam passar o contexto geral do problema a ser resolvido e os pontos de validação para que ela seja considerada pronta.

Estrutura de uma US

Gosto de utilizar a estrutura abaixo para descrever novas funcionalidades:

Titulo: um resumo da ação que resolverá o problema

Contexto: conta um pouco da dor do usuário e evidencia o problema a ser resolvido

Critérios de aceite: é o que vai validar se a história foi feita corretamente e está pronta

A estrutura pode mudar um pouco quando se quer relatar um bug. Ao invés de explorar os critérios de aceite é mais importante focar no resultado esperado ao fazer um fluxo. Gosto da estrutura:

Cenário: descreve um passo a passo sobre como reproduzir um problema

Resultado obtido: é o resultado inesperado obtido após o fluxo ser realizado

Resultado Esperado: é o resultado obtido quando o fluxo está funcionando corretamente

Além de estar bem escrita muitas vezes há a necessidade de complementarmos a User Story com prints, vídeos, documentos mais detalhados, enfim, o céu é o limite. O importante é se certificar de que ela está com todas as informações necessárias para que o time comece o desenvolvimento e que comunique o problema a ser resolvido!

E vocês, como gostam de criar suas User Stories?

Mulheres de Produto

Mulheres de Produto é uma comunidade de pessoas que se…

Talita Morais

Written by

Product Manager | Board member do Mulheres de Produto

Mulheres de Produto

Mulheres de Produto é uma comunidade de pessoas que se identificam como mulheres interessadas ou que já atuam na tecnologia e temos como grande pilar a Sororidade http://bit.ly/mulheres-de-produto-brasil

More From Medium

More on Mulheres De Produto from Mulheres de Produto

More on Mulheres De Produto from Mulheres de Produto

Podcast Mdp: “Home office: o que as empresas têm feito?”

More on Mulheres De Produto from Mulheres de Produto

More on Product Management from Mulheres de Produto

More on Product Management from Mulheres de Produto

Minha Experiência no Product Camp 2019

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade