UX Design e uma habilidade inesperada

Lisa Watanabe
Mulheres de Produto
3 min readNov 12, 2018

Sim, você vai ter que escrever.

[ilustração minimalista de um teclado branco e cinza com fundo cor amarela]

Dentre todas as mudanças e adaptações da migração de Arquitetura e Urbanismo para UX Design a habilidade que eu menos esperava ter que desenvolver era a da escrita. A preparação para começar a atuar na área em si envolveu muita leitura, e isso deveria ter sido um indicador, mas não associei de imediato essa necessidade. Preparei cases para me colocar no mercado e escrevi bastante, mas foi um processo lento, que envolveu uns bons meses… tipo um parágrafo por semana. ¯\_(ツ)_/¯

Quando comecei de fato a atuar como UX a minha expectativa era ter a rotina envolvida em wires, sketches e post-its (risos nervosos), mas o meu primeiro entregável atuando na equipe de pesquisa era um relatório.

Que. Desespero.

Era pra ser algo simples e não muito extenso, mas nossa, como foi sofrido. Com o Google Docs em branco na minha frente fiquei tentando lembrar a última vez que tive que produzir algo escrito. Profissionalmente, nunca. Em pouco mais de 6 anos de atuação em arquitetura o que eu produzia envolvia desenhos e detalhamentos técnicos (oi AutoCAD), além de algumas peças gráficas. De escrito mesmo só e-mails para clientes.

No fim deu tudo certo e entreguei o primeiro relatório de muitos, e a cada entrega a parte da escrita foi ficando mais fácil. Mas sempre que me deparava com ter que produzir algo escrito, seja para relatórios, seja para copy de wireframe, ou mesmo para atualizar a descrição do LinkedIn, rolava um suorzinho de nervoso. Vi que precisava praticar mais para perder essa trava. Comecei aos poucos, tentando criar um hábito de escrita, por menor que fosse:

Reviews no Goodreads

Goodreads é um site de "catalogação social" de livros. Em resumo os usuários podem registrar livros livremente, dar notas, escrever reviews e interagir com outros leitores. Na prática eu uso pra me incentivar a ler mais, mas recentemente comecei a escrever reviews dos livros que leio, coisa simples, de um parágrafo. Tem ajudado.

Não usar lorem ipsum

Lorem ipsum é um texto padrão em latim comumente utilizado para testar espaços de preenchimento de texto. Por mais prático que possa parecer, o lorem ipsum e suas variações não são tão utilizados em wireframes como eu imaginei antes de começar a trabalhar. E isso é bom, te força a pensar nas aplicações reais de tudo que você desenha. Cada botão, cada menu, cada pedaço de conteúdo necessário.

Produzir para o Medium

É claro que o Medium não ficaria de fora. É a ferramenta e o meio para colocar conteúdo pra fora. Além do óbvio da prática, escrever sobre UX é uma forma de retribuir com algum conteúdo para comunidade, que sempre tive como muito aberta e colaborativa. É também uma forma de consolidação, ter que organizar as suas experiências para publicação ajuda a enxergar com mais clareza o caminho que você percorreu e sua evolução para chegar até aqui. Recomendo.

Ainda não ficou claro porque que escrever faz parte de ser UX/Product Designer? Leia esse ótimo artigo (em inglês) da Michelle Claessen, que me incentivou a falar sobre esse tema por aqui:

Design is about getting things out there — not perfecting them — and seeing how they do. Writing is similar. Get it out there and see how it does. Learn from that, then improve.

[tradução livre] Design é sobre colocar as coisas pro mundo — não aperfeiçoá-las — e ver como elas se saem. Escrever é semelhante. Bote pra fora e veja como se sai. Aprenda com isso, e depois melhore.

É claro que essas dicas não vão te transformar em um UX writer, e nem é essa a intenção. Mas fica aqui um pequeno incentivo pra quem tem essa mesma dificuldade. Tem outras dicas de escrita? Compartilhe também :)

--

--