Como você pode contribuir com a comunidade Mulheres em Dados?

Tássia Giovanelli
Mulheres em Dados
Published in
3 min readMar 10, 2024

Quanto mais a comunidade cresce, mais recebemos essa pergunta — o que nos deixa imensamente feliz! Já estava na hora de sistematizar como você pode nos ajudar, seja homem ou mulher. Desde já o nosso muito obrigada por se interessar em colaborar com a gente 💜

Big Data Experience 2023

O que é Mulheres em Dados?

A comunidade surgiu em agosto de 2021.

É uma rede de mulheres que atuam e/ou tem interesse no ecossistema de dados e tecnologia.
O grupo tem o objetivo de promover trocas, mentorias, conversas, ajudas, workshops, suporte e amparo a todas as mulheres maravilhosas e guerreiras da área para que, JUNTAS, consigamos reverter a desigualdade de gênero exacerbada em dados e tecnologia.

Produzimos conteúdo de carreira em forma de trilhas e vídeos. Também temos iniciativas que todo ano oferecem aulas gratuitas de Python, SQL, Power BI. Temos Clube do Livro. Temos Mentoria. Temos canais técnicos e non-data no Discord. Também organizamos eventos presenciais, como o Big Data Experience.

Em números, somos:

atualizados em março/24

Como você pode contribuir?

Em primeiro lugar, o óbvio: nos siga em todas as redes sociais. Sim, estamos em todas elas:

LinkedIn, Instagram, GitHub, Youtube, Spotify e Medium. Seguir e divulgar o conteúdo é um ótimo começo.

Em segundo lugar, você pode nos ajudar com doação na nossa campanha no apoia.se. Somos uma organização sem fins lucrativos, o que significa que não podemos ter lucro. Todo o dinheiro que arrecadamos é revertido para a comunidade. Sabe as aulas gratuitas que damos? Então, existem custos de ferramentas para fazer isso acontecer.

Em terceiro lugar, você pode se engajar com a comunidade por meio de troca de conteúdo. Tem uma ideia de iniciativa? Manda para a gente! Tem uma ideia de parceria (em forma de evento, de bolsa de estudos, de financiamento etc)? Vem na DM do nosso Instagram. Quer produzir conteúdo? Só submeter no nosso Medium. A comunidade é construída em conjunto, o que significa zero burocracia. Nem sempre temos braço para fazer acontecer todas as ideias, mas ouvimos absolutamente todas elas.

Se você é mulher, engajar no nosso Discord é um diferencial! Lá é nossa casa, queremos que seja um ambiente de troca e acolhimento entre mulheres da área.

E, por fim, você pode se juntar à nossa equipe. Tudo que foi dito agora não exige compromisso, você pode fazer conforme tempo, ideia e desejo. Mas compor a organização de MeD (exclusivo para mulheres) exige um tempo mínimo de dedicação. Temos uma rede social com mais de 30 mil seguidores e +8 mil mulheres no Discord — para fazer o fluxo girar, precisamos de comprometimento.

E quais são os pré-requisitos para se juntar a equipe? Você precisa ser proativa, colocar a mão na massa e não fazer intriga — nossa prioridade é ter uma cultura de respeito entre as mulheres.

Além disso, dependemos de demanda. Seria incrível ter o máximo de colaboradoras possível, mas gerenciar a equipe também exige tempo — por isso precisamos ser cautelosas com a quantidade de mulheres que compõem a equipe.

Em termos práticos, você pode aguardar o processo seletivo ser aberto, pelo menos duas vezes no ano, sistematizamos o que estamos precisando no momento e abrimos um formulário de inscrição. Ou você pode entrar em contato no Instagram para saber se existe alguma necessidade na equipe. Ou, caso tenha alguma ideia de algo totalmente novo, também pode entrar em contato compartilhando mais detalhes.

Como eu disse antes: a comunidade é construída em conjunto. Vamos juntas.

--

--