10 coisas após 10 anos

Tudo que eu gostaria de falar para mim mesma, 10 anos atrás.

Carol Mender
Mais Mulheres em UX Brasil
4 min readDec 12, 2022

--

Photo by Raphaël Biscaldi on Unsplash

Já vou começar falando que esse texto não é o tipo que eu costumo escrever. Não é algo técnico de design, tão pouco um texto sobre a minha rotina de trabalho. Esse é um texto mais íntimo, mais reflexivo, mais meu. Então vá adiante, sabendo que estou abrindo um pedacinho de mim mesma para todo mundo ver.

Nas últimas semanas refleti muito sobre a minha carreira e por tudo que passei. Fiz meu primeiro site como pesquisadora da UFRJ em 2013, e 2023 será o ano que eu completo 10 anos de profissão(eu fiquei muito chocada com isso). Parece que foi ontem, e parece que foi uma vida atrás. Como é engraçado isso do tempo, né?

10 anos. Dez anos inteirinhos. Um terço da minha vida (sendo gentil). São 10 anos olhando para telas de computadores, papéis e cadernos, e vendo sair dali algo maravilhoso e inesperado. 10 anos conversando e conhecendo pessoas. 10 anos ouvindo histórias, criando histórias e abraçando narrativas. Criando o meu próprio caminho.

Esse texto é pra mim, dez anos atrás. Mas também é pra todas as mulheres em início de carreira, para mulheres que querem migrar para design, ou que estão migrando para design, como eu fiz 10 anos atrás.

Primeiro de tudo, não tenha medo da mudança

Ela faz parte, é o que deixa tudo mais interessante. Sua vida vai ser uma constante mudança e tudo bem. Esse primeiro passo é isso: o primeiro passo.

Continue amando o que faz

Isso é uma constante. Você pode mudar ao longo da vida, mas continue amando aquilo com o que você lida todos os dias. E sem aquele papo de "se você ama o que faz, não tem que trabalhar, etc etc", você ama o que faz, mas não deixa de ser um trabalho. Lembre-se disso.

Estude, estude, estude

Continue evoluindo constantemente, e faça porque você gosta de fazer. Pesquise sobre design, leia livros, faça cursos… Aprenda sobre negócios, mas também outras coisas, aprenda a tocar outro instrumento, estude sobre como escrever, faça o curso de aquarela que você queria fazer. Tudo vai ajudar construir a pessoa que você vai ser no futuro.

Seja gentil consigo mesma

A vida já vai te proporcionar tombos suficientes para você ficar se cobrando tanto. E é só isso que vou dizer mesmo.

O mercado não é fácil para mulheres

Não vou te enganar. Você vai passar coisas que as vezes gostaria de esquecer, de verdade. Em um mercado dominado por homens, não é fácil ser a única mulher na mesa, não é fácil ouvir ofensas em tom de piada, não é fácil ver a desigualdade. Mas isso não vai ser suficiente para te parar, muito pelo contrário, ver esse tipo de coisa é o seu gás.

Por isso, seja embaixadora por onde passa

Seja a pessoa que fala sobre oportunidades iguais, sobre inclusão, fale sobre o que você acredita. Seja a voz que fala primeiro. Seja a voz que faz coro. Seja voz.

Você não está sozinha

Muita gente vai estar com você nessa jornada. Você terá mentores e mentoras, e será mentora para outras pessoas. Esse ciclo de receber e doar conhecimento é maravilhoso. Não fique insegura de falar com gente que é mais experiente que você, uma hora você vai ser a pessoa mais experiente e vai ver o quão bom é doar um pouco do seu conhecimento para outras pessoas.

Desanimar é normal, vai acontecer

Por vezes vai parecer que você tá dando murro em ponta de faca, e dá vontade de desistir de tudo. Não desista, eu te prometo que vale a pena.

Descanse de vez em sempre

Fazer o que você faz não é um negócio fácil. Criar é visceral, e exige muito de você, tanto no emocional quanto no intelectual. Por isso lembre-se de que descansar faz parte. Tire um tempo para não falar de trabalho, para meditar, para conviver com sua família e amigos, para assistir aquele filme que você gosta, para ler um livro — que não é relacionado a profissão, ok?

Mas acima de tudo, aproveite a jornada

Sua profissão pode ser extremamente desgastante, mas a cada feedback positivo, a cada pessoa feliz, a cada história que você ouve, sua energia volta. Ver o resultado de cada coisa que você faz, tudo isso vale muito a pena. Você viveu coisas incríveis e vai viver muito mais, mas nunca se esqueça de onde veio e o que te move.

Enfim, refletir sobre o passado sempre me ajuda a ganhar um pouco mais de perspectiva do lugar que estou hoje e o que está por vir. Essas são mensagens para mim mesma no passado, mas também servem para mim, no presente. Tenho certeza que vai servir pra mim no futuro.

Espero que essas reflexões possam se conectar com você, que está lendo e trazer um momento de calmaria nesse mundo louco que a gente vive. Se quiser compartilhar sua história comigo, fica à vontade, a casa é sua.

--

--

Carol Mender
Mais Mulheres em UX Brasil

Design Manager at Nomo & Mentor at +Mulheres em UX Brasil.