Uma jovem de óculos mexendo no celular com plantas e quadros no fundo, e um balão de fala com os dizeres: UX, Research, Affordance, Blueprint, Brainstorming e CTA. (Freepik Stories)

Glossário UX +M — parte 01

ermos da área de UX traduzidos e explicados no bom português do dia a dia.

Lucia Possas
Mais Mulheres em UX Brasil
15 min readDec 24, 2020

--

Em nossos encontros, é comum alguma mulher do coletivo trazer dúvidas sobre termos utilizados nas palestras ou rodas de conversa. Pensando nisso, decidimos criar um glossário em português com os principais termos que são usados na nossa área e que podem gerar dúvidas quando são escutados pela primeira vez.

Acessibilidade

Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950)

Affordance

Affordance não tem tradução para o português, mas o termo refere-se à relação entre um objeto físico e uma pessoa (ou, nesse caso, qualquer agente de interação, sejam animais, humanos, máquinas ou robôs). O affordance é uma relação entre as propriedades de um objeto e a capacidade do agente de interação que determinam como o objeto poderia, possivelmente, ser usado. Um exemplo disso é o botão de um mouse que, pela forma como ele é fisicamente, sugere e dá indícios de que pode ser pressionado.

Definição por Don Norman em O Design do Dia a Dia
Exemplo do mouse de Edu Agni

Android

Android é o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo, com mais de 2,5 bilhões de dispositivos ativos. É baseado no núcleo Linux e tem como principal colaborador o Google.

Definição do site Android

Application Programming Interface (API)

API é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. Uma API é criada quando uma empresa de software tem a intenção de que outros criadores de software desenvolvam produtos associados ao seu serviço. Existem vários deles que disponibilizam seus códigos e instruções para serem usados em outros sites da maneira mais conveniente para seus usuários.

Definição por CanalTech

Arquitetura da informação

É o trabalho de organizar, estruturar e hierarquizar as informações dentro de um site ou aplicativo para tornar mais fácil a busca por algo que o usuário precisa encontrar.

Definição por UX Writing Brasil

Auditoria de Conteúdo / Curadoria de Conteúdo

Uma Auditoria de Conteúdo examina e avalia a qualidade do conteúdo listado no Inventário de Conteúdo (que você também vê a definição aqui no glossário!). As auditorias descobrem o conteúdo que precisa ser atualizado, lacunas que um novo conteúdo pode preencher e se existem certas partes do conteúdo que podem ser excluídas.

Definição por Nielsen Norman Group

Back-End Development ou Desenvolvimento Back-End

Back-End, como o próprio nome sugere, vem da ideia do que tem por trás de uma aplicação. Pode ficar meio abstrato em um primeiro momento, mas pense que para conseguir usar o Facebook no dia a dia, os dados do seu perfil, amigos e publicações precisam estar salvos em algum lugar, sendo esse lugar um banco de dados e processados a partir de lá. O Back-End trabalha em boa partes dos casos fazendo a ponte entre os dados que vem do navegador rumo ao banco de dados e vice-versa, sempre aplicando as devidas regras de negócio, validações e garantias em um ambiente onde o usuário final não tenha acesso e possa manipular algo.

Definição por Mário Souto para a Alura

Backlog

Backlog é uma lista ordenada de itens a fazer — incluindo recursos, atualizações de recursos existentes, correções de bugs, demandas de UX ou outras atividades — que uma equipe pretende entregar para concluir um projeto.

Definição por Nielsen Norman Group

Blueprint

Blueprint é um diagrama feito para visualizar os relacionamentos entre diferentes componentes de serviço — pessoas, evidências físicas ou digitais e processos — que estão diretamente vinculados a pontos de contato em uma jornada específica do usuário.

Definição por Nielsen Norman Group

Breadcrumb

Em português, migalhas de pão. É um tipo de navegação secundária que mostra a localização da pessoa que está utilizando um site ou aplicação web. O termo tem origem na história de João e Maria, um conto de fadas, em que duas crianças deixam cair migalhas de pão para formar uma trilha de volta à sua casa. Da mesma forma que na história, os breadcrumbs (migalhas de pão) são utilizados em aplicações para oferecer uma maneira de traçar o caminho de volta ao ponto de início de uma navegação.

Definição por Jacob Gube para a Smashing Magazine

Brainstorm / Brainstorming

É um exercício muito usado em projetos de UX que consistem em gerar a maior quantidade de ideias possível. A técnica de Brainstorming mais comum é pegar um papel e registrar toda ideia que vier à cabeça, sem pensar muito ou se preocupar com a utilidade desse pensamento no futuro.

Definição por UX Writing Brasil

Bug

Defeito, falha ou erro no código de um programa que provoca seu mau funcionamento.

Definição por Dicionário Oxford Languages

Call to Action ou CTA

É a parte de uma mensagem relacionada a marketing que tem o papel de persuadir uma pessoa a fazer uma determinada ação.

No contexto do design digital, ou UX design, também é associado à parte de um website ou app que “fala” para o usuário realizar uma ação especificada. Um CTA é normalmente escrito como um comando ou frase de ação, como “Inscreva-se” ou “Compre agora” e geralmente assume a forma de um botão ou hiperlink.

Algumas pessoas podem se referir ao Botão de CTA — que chama o usuário para a ação — apenas como CTA.

Retirado de Marketingterms.com e Optimizely.

Card Sorting

É uma ferramenta muito utilizada na etapa de arquitetura de informação; serve para entender o modelo mental de como as pessoas agrupam conteúdo e funcionalidades ou como interpretam o significado desses grupos (rotulagem/taxonomia) de forma que faça sentido para elas e assim aumentar a capacidade do usuário conseguir se localizar de forma rápida dentro de um sistema.

Definição por Wagner Guimarães para uxcolective.cc

Chatbot / Interface Conversacional

Em um nível bem básico, um chatbot é um programa de computador que simula e processa conversas humanas — escritas ou faladas — permitindo que humanos interajam com dispositivos digitais como se estivessem se comunicando com uma pessoa real.

Definição por Oracle

Design de Serviço

O Design de Serviços é um campo emergente focado na criação de experiências bem pensadas usando uma combinação de meios intangíveis e tangíveis. Ele oferece diversos benefícios para a experiência do usuário final quando aplicado a setores como varejo, bancos, transporte e saúde.

O design de serviços como uma prática geralmente resulta em sistemas e processos de design que visam fornecer um serviço holístico ao usuário.

A prática interdisciplinar combina inúmeras habilidades em design, gestão e engenharia de processos. Os serviços existem e são organizados de várias formas há muito tempo. No entanto, serviços conscientemente projetados incorporam novos modelos de negócios, são empáticos às necessidades do usuário e tentam criar um novo valor socioeconômico na sociedade. O design de serviços é essencial em uma economia baseada no conhecimento.

Definição por The Copenhagen Institute of Interaction, retirada do livro This is Service Design Thinking.

Design Responsivo

É uma abordagem de design usada para criar conteúdo que se ajusta a vários tamanhos de tela. Os designers dimensionam os elementos em unidades relativas e aplicam consultas de mídia para que seus designs possam se adaptar automaticamente ao espaço do navegador e garantir a consistência do conteúdo entre os dispositivos.

Definição por Interaction Design Foundation

Design Sprint

É uma metodologia que tem como objetivo construir e testar um protótipo em apenas 5 dias. Um time normalmente multidisciplinar trabalha por uma semana nas diferentes etapas do processo para entender como seus clientes reagem ao protótipo, sem comprometer muito tempo e dinheiro para construir uma solução que ainda não foi testada. As etapas são:

Primeiro dia - Mapear o problema; Segundo dia - Cada indivíduo cria soluções para o problema; Terceiro dia - Decidir quais soluções são as mais fortes; Quarto dia - Criar um protótipo realista; Quinto dia - Testar com o público alvo.

Definição pelo site The Sprint Book

Design System

Um design system é uma coleção de componentes reutilizáveis, guiados por padrões claros que podem ser colocados juntos para construir qualquer número de aplicações.

Definição por Will Funguy para o InVision Inside Design

Experiência do Usuário ou User Experience

O design de experiência do usuário (UX) é o processo que equipes de design usam para criar produtos que fornecem experiências significativas e relevantes aos usuários. Isso envolve o design de todo o processo de aquisição e integração do produto, incluindo aspectos de marca, design, usabilidade e função.

Front-End Development ou Desenvolvimento Front-End

Podemos classificar como a parte visual de um site, aquilo que conseguimos interagir. Quem trabalha com Front End é responsável por desenvolver por meio de código uma interface gráfica, normalmente com as tecnologias base da Web (HTML, CSS e JavaScript). Algumas pessoas podem confundir um pouco esse trabalho com o que um designer faz (no passado existia uma entidade chamada Webmaster que fazia tudo isso e mais um pouco), mas a diferença aqui é que o designer vai utilizar alguma ferramenta visual para desenhar a interface, do Photoshop ao Sketch, e quem faz front-end estará mais próxima do código em si, que irá rodar em um navegador Web como Chrome, Firefox ou Safari.

Definição por Mario Souto para Alura

Full Stack Developer

É o profissional que consegue desenvolver tanto a parte visual de um sistema (Front-End Development) quanto o que está por trás do sistema (Back-End Development).

Grid

No Design Digital, grids são estruturas para ajudar designers a montar rapidamente uma interface limpa, bem alinhada e ajudar os usuários a digitalizar, ler e usar facilmente essas interfaces. Os grids também permitem que visitantes novos e antigos daquela interface se orientem rapidamente e encontrem facilmente o que procuram, fornecendo pontos de referência consistentes que facilitam a leiturabilidade e c das informações.

Definição por Nielsen Norman Group

Guia de Conteúdo e Estilo

O intuito do Guia ou Manual de Conteúdo e Estilo é definir a personalidade da marca, conceitos e padrões de redação, normas de estilo, boas práticas para uma comunicação efetiva com os diferentes públicos e tipos de conteúdo, encaixando cada tipo de informação com seu respectivo canal.

Definição por Josiane Portela

Heurísticas de Nielsen

São os 10 princípios para o design de interação concebidos por Jakob Nielsen. São eles: 1.Visibilidade de status do sistema; 2.Compatibilidade entre o sistema e o mundo real; 3.Controle e liberdade para o usuário; 4. Consistência e Padronização; 5.Prevenção de erros; 6.Reconhecimento em vez de memorização; 7.Eficiência e flexibilidade de uso; 8.Estética e design minimalista; 9.Ajude os usuários a reconhecerem, diagnosticarem e recuperarem-se de erros; 10.Ajuda e documentação.

Definição por Nielsen Norman Group.

How Might We

How Might We, em português “como poderíamos”, é um método de perguntas úteis e específicas que surgem a partir de insights e histórias de usuários. É uma boa maneira de converter uma pesquisa em uma ampla gama de ideias acionáveis. Observe as individualidades dos insights ou das histórias dos usuários e transforme-as em desafios de design na forma de perguntas, como por exemplo: “como poderíamos ajudar Joana a comprar uma passagem de avião de forma mais rápida?”; “como poderíamos transformar a experiência de pagamentos digitais mais segura para Vanessa?”.

Definição por This is Service Design

HTML

HTML — HyperText Markup Language ou Linguagem de Marcação de Hipertexto, é um código que permite a construção das páginas Web. As páginas em HTML podem ser escritas utilizando um simples editor de texto ou utilizando aplicações especializadas que recorrem a métodos visuais. O texto num documento HTML é composto por vários comandos e marcações que são interpretadas pelo motor de pesquisa. As páginas Web são documentos com ligações a outros pedaços de texto ou a outras páginas.

Definição por Infopédia — Porto Editora

Inventário de Conteúdo

É uma análise quantitativa que resulta no catálogo de todo o conteúdo de um site ou aplicativo. O Inventário de Conteúdo ajuda a entender o que tem em um site ou aplicativo e porque esse conteúdo está lá. Esse trabalho ajuda na definição da Arquitetura da Informação e na manutenção da governança do site ou aplicativo.

Definição por UX Writing Brasil

iOS

iOS é o sistema operacional móvel da Apple, foi projetado inicialmente para iPhone, iPad e iPod Touch. Hoje é utilizado no iPhone e utiliza principalmente a linguagem Swift.

Iteração

O processo de iteração envolve o refinamento constante do design com base em testes de usuário e outros métodos de avaliação. Normalmente, alguém conclui um design e observa os problemas que vários usuários de teste têm ao usá-lo. Esses problemas são então corrigidos em uma nova iteração, que deve ser testada novamente para garantir que as correções e os ajustes realmente resolveram os problemas apontados e, também, para encontrar quaisquer novos problemas de usabilidade introduzidos pelo design alterado.

Definição por Nielsen Norman Group

Jobs to be done

“Jobs to be done” (JTBD) forma uma estrutura baseada na ideia de que sempre que os usuários consomem um produto, eles o fazem para um fim específico, ou seja, para alcançar um determinado resultado. O conjunto desses “trabalhos” para o produto representa uma lista abrangente de necessidades do usuário, que nascem de uma pesquisa qualitativa, como estudos de campo, entrevistas e testes de usabilidade.

Definição por Nielsen Norman Group

Jornada do usuário (Mapa)

O mapa da jornada do usuário começa compilando uma série de ações esperadas em uma linha do tempo. Em seguida, a linha do tempo é desenvolvida com pensamentos e emoções do usuário para criar uma narrativa. Essa narrativa é condensada e polida, levando, em última análise, a uma visualização.

Definição por Nielsen Norman Group

Leis da Gestalt ou Gestalt Principles

A palavra Gestalt, em seu sentido mais amplo, significa uma integração de partes em oposição à soma do “todo”. É geralmente traduzido em inglês, espanhol e português como estrutura, figura e forma. As leis da Gestalt se referem ao estudo realizado pela Escola de Psicologia Experimental Gestalt, no qual foram concebidas 8 leis que regem a leitura visual de um objeto. São elas: Unidade, Segregação, Unificação, Fechamento, Continuidade, Semelhança, Proximidade e a lei básica da percepção visual que é a Pregnância da Forma.

Retirado do livro Gestalt do Objeto, Sistema de Leitura Visual da Forma, de João Gomes Filho.

Leiturabilidade

A leiturabilidade se baseia na facilidade (ou dificuldade!) em ler as palavras e linhas de um texto. É totalmente ligada à forma do texto: quantidade de palavras, frases, sílabas, verbos e por aí vai. Quem trabalha com redação, Ux Writing, Tech Writing e Copywriting sabe o quanto a fluidez e a simplicidade são importantes na escrita.

Definição por Nataly Lima

Mapa de afinidade (Affinity map)

O mapa ou diagrama de afinidade é a organização de fatos relacionados em grupos distintos. O método ajuda as equipes a analisarem, colaborativamente, os resultados da pesquisa, bem como as ideias das sessões de ideação.

Definição por Nielsen Norman Group

Metodologia Ágil

A Metodologia Ágil é uma abordagem iterativa para gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software que ajuda as equipes a entregar valor aos clientes com mais rapidez e menos dores de cabeça. Em vez de apostar tudo em um lançamento “big bang”, uma equipe ágil entrega o trabalho em pequenos incrementos, mas consumíveis. Requisitos, planos e resultados são avaliados continuamente para que as equipes tenham um mecanismo natural para responder às mudanças rapidamente.

Definição por Atlassian.com

MVP, Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável

É o estado ideal para o lançamento de um produto que tenta minimizar os riscos para os investidores, ao mesmo tempo que fornece um produto que terá sucesso no mercado aberto. A ideia é simples: lance um produto com o menor número de recursos e envie o mais rápido possível. O conceito de valor é vital para a estratégia MVP — uma roda não tem valor para o usuário, mas um skate tem. É tudo uma questão de transporte, não de conceitos para o usuário.

Definição por Interaction Design Foundation

Microcopy

Microcopy faz parte da disciplina do Ux Writing, sendo as curtas palavras e frases em um produto digital que orientam a ação do usuário.

Definição por Kinneret Yifrah

NPS

NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que quantifica pessoas que recomendam ou não o seu produto. O cálculo é feito quando as pessoas respondem, em uma escala de 0 a 10, à pergunta: “Qual a probabilidade de você recomendar este produto?” As respostas são agrupadas em 3 categorias:
Promotores: respostas de 9 ou 10, que indicam alta satisfação e grande probabilidade de recomendação.
Neutros: respostas de 7 ou 8, que indicam satisfação moderada, mas baixa probabilidade de recomendação.
Detratores: respostas de 0 a 6, que indicam insatisfação e provável crítica.

Definição por Nielsen Norman Group

Onboarding

Onboarding é o processo de familiarizar os usuários com uma nova interface, usando fluxos dedicados e elementos que não fazem parte da interface regular do aplicativo. Isso inclui não apenas ensinar aos usuários como interagir com a interface, mas também concluir qualquer configuração necessária. Além disso, a integração não se limita a novos usuários — os usuários existentes também podem ser integrados quando novos recursos ou projetos forem lançados. Assim, o onboarding pode ocorrer em vários pontos do ciclo de vida de um aplicativo de um usuário, não apenas no primeiro acesso.

Definição por Nielsen Norman Group

Persona

Personas são representações fictícias, porém realistas, dos usuários de um produto ou serviço. Atuam como uma ferramenta multifuncional usada para conduzir muitas tarefas importantes de desenvolvimento do produto, como: a criação de cenários de usuário, geração e priorização de recursos. Criadas a partir de dados complexos de usuários, as personas assumem um formato significativo e criam empatia entre sua equipe de desenvolvimento, garantindo que seus usuários sejam sempre o foco de seus esforços.

Definição por Nielsen Norman Group

Prototipação

A prototipação é um processo experimental em que as equipes de design implementam ideias em formas tangíveis, do papel ao digital. As equipes constroem protótipos de vários graus de fidelidade para capturar conceitos de design e testar os usuários. Com protótipos, você pode refinar e validar seus projetos para que sua marca possa lançar os produtos certos.

Definição por Interaction Design Foundation

SEO

Search Engine Optimization, SEO, é uma otimização para os motores de busca, isto é, um conjunto de técnicas que influenciam os algoritmos dos buscadores a definir o ranking de uma página para determinada palavra-chave que foi pesquisada.

Definição por Resultados Digitais

Storytelling

Storytelling é a arte de comunicar uma ideia, por meio de palavras e recursos visuais em uma narrativa com começo, meio e fim. Essa técnica é utilizada mais frequentemente na TV, na publicidade e no marketing. Na prática, o storytelling vai muito além dessa definição, convertendo-se em uma ferramenta poderosa para estabelecer um relacionamento duradouro com seus leitores e potenciais clientes, desde que seja empregado da maneira correta.

Definição por Ana Nogueira

Taxonomia

Na arquitetura da informação, a taxonomia se refere aos nomes que damos para agrupar e descrever os conteúdos em um site, aplicativo ou qualquer interface.

Definição por Rock Content

Teste de usabilidade

É uma metodologia de pesquisa, relacionada à UX Design e Research. Em um teste de usabilidade, um pesquisador (chamado de “facilitador” ou “moderador”) pede a um participante para realizar tarefas, geralmente usando uma ou mais interfaces específicas. Enquanto o participante conclui cada tarefa, o pesquisador observa o comportamento do participante e ouve o feedback.

Definição por Nielsen Norman Group

Usabilidade ou Usability

Usabilidade mede o quão bem um usuário específico em um contexto específico pode usar um produto/design para atingir um objetivo definido de forma eficaz, eficiente e satisfatória. Os designers geralmente medem a usabilidade de um design em todo o processo de desenvolvimento — desde wireframes até o produto final — para garantir o máximo de usabilidade.

Definição por Interaction Design Foundation.

User Experience ou Experiência do Usuário

O design de experiência do usuário (UX) é o processo que equipes de design usam para criar produtos que fornecem experiências significativas e relevantes aos usuários. Isso envolve o design de todo o processo de aquisição e integração do produto, incluindo aspectos de marca, design, usabilidade e função.

O primeiro requisito para uma experiência de usuário exemplar é atender às necessidades exatas do cliente, sem confusão ou incômodo. Em seguida, vem a simplicidade e a elegância que produzem produtos que são prazerosos de se possuir, que dão alegria para usar. A verdadeira experiência do usuário vai muito além de dar aos clientes o que eles dizem que desejam. Para obter uma experiência de usuário de alta qualidade nas ofertas de uma empresa, deve haver uma fusão perfeita dos serviços de várias disciplinas, incluindo engenharia, marketing, design gráfico e industrial e design de interface.

Definição por Nielsen Norman Group e Interaction Design Foundation.

Design da Interface do Usuário ou UI Design

O Design da Interface do Usuário (UI Design) é o processo que os designers usam para construir interfaces em software ou dispositivos computadorizados, com foco na aparência ou no estilo. Os designers visam criar interfaces que os usuários considerem fáceis de usar e agradáveis. O design da UI se refere a interfaces gráficas de usuário mas também a outras formas — por exemplo, interfaces controladas por voz.

Definição por Interaction Design Foundation.

UX Writing

Ux Writing é a disciplina dentro do Ux Design que toma conta do conteúdo. É responsável pelos textos que populam a interface do usuário e que estão diretamente relacionadas com a ação que esse usuário toma. O texto na experiência do usuário é um texto condutivo, que cria motivação para o usuário tomar uma ação, fornece as instruções para a realização dessa ação e dá um retorno sobre essa ação.

Definição por Cris Luckner

UX Research

UX Research é o estudo sistemático dos usuários e seus requisitos, para adicionar contexto e percepções realistas aos processos de design. Os pesquisadores de UX adotam vários métodos para descobrir problemas e oportunidades de design. Fazendo isso, eles revelam informações valiosas que podem ser inseridas no processo de design.

Definição por Interaction Design Foundation.

Escrito em parceria com a @carolmender, editora aqui do Medium +Mulheres em UX Rio.

--

--