uma mulher segurando o braço e fazendo sinal de positivo como na imagem "nós podemos" — Freepik Stories

Por que apenas mulheres?

Carol Mender
Mais Mulheres em UX Brasil
3 min readDec 2, 2020

--

+Mulheres em UX veio do desejo de criar um espaço único e acolhedor para todas as mulheres que estão relacionadas ao universo UX (Experiência do Usuário), desde quem já está há muito tempo na profissão até quem está começando. Descobrimos que mulheres que trabalham na área sentem a necessidade de conhecer outras profissionais e gerar redes que permitam a colaboração e aprendizagem mútua.

Um espaço seguro

Este espaço, até então raro ao nosso redor, busca entregar a todas as mulheres participantes um ambiente seguro onde possam conversar, perguntar, errar, chorar, ser livres e felizes, sem pressões ou preconceitos. Neste ambiente é possível falar de trabalho, das nossas experiências como mulheres, desde a nossa formação até questões mais pessoais ou privadas. Temos criado uma comunidade que se reúne, que dialoga sobre o ser e o fazer, e que questiona a situação de desigualdade que muitas mulheres vivem hoje.

Estamos convencidas de que tudo que foi gerado desde que criamos o +Mulheres em UX é, em parte, porque todas nós nos sentimos confortáveis e tranquilas nesta comunidade. É por isso que, por exemplo, decidimos nunca transmitir ao vivo uma reunião presencial da comunidade, para que tudo que seja dito neste contexto seja respeitado e valorizado como algo que ocorre apenas nessa situação.

Olhando ao nosso redor, vemos muitos ambientes onde homens e mulheres coexistem em relação ao Design. Embora sejam oportunidades de aprender com nossos pares, são momentos que não alcançam a mesma energia ou abordam os mesmos problemas das nossas reuniões.

Identidade de gênero

Mulheres em UX é apenas para mulheres porque queremos criar um lugar exclusivo para mulheres da área de UX e profissionais ou estudantes de disciplinas relacionadas, onde elas possam ser quem quiserem, onde a diversidade e a empatia sejam abraçadas e onde o gênero não seja a única coisa que nos defina. Embora a nossa marca diga “mulheres”, não significa necessariamente que seja exclusiva para mulheres cis. Queremos que todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino façam parte deste espaço.

Colaboração masculina

O trabalho colaborativo define a nossa organização. Não somos uma entidade separada do resto. Isso se evidencia quando, apesar de sermos +Mulheres em UX, contamos com o apoio de homens em nossa gestão. Agradecemos infinitamente a eles por terem nos acompanhado e respeitado o nosso processo, entendendo que podem ajudar a difundir a comunidade e promover conversas sem pedir nada em troca. Este espaço serve a todos nós e busca, a partir da colaboração entre as integrantes de um mesmo grupo, contribuir com a indústria e a sociedade por meio do aumento da participação das mulheres em UX, a geração de redes de contato e a troca de conhecimento.

A participação de homens em nossas atividades dependerá do tipo e contexto da reunião, da temática, da palestrante ou palestrantes e da pessoa responsável pela atividade. Desde já, saibam que estamos buscando instâncias em que haja uma participação mista, mas que daremos prioridade às mulheres que lideram as atividades, promovendo a visibilidade de diferentes profissionais.

Sabemos que nosso meio tem recebido de maneira positiva a existência dessa comunidade e confiamos que, assim como nós , a indústria de UX quer melhorar, ser mais diversa, inclusiva e respeitosa com todas as pessoas que a compõe. Isso nos deixa muito felizes e nos inspira a seguir trabalhando.

Junte-se a nós!

Se você quiser saber mais sobre nossa comunidade, dê uma olhada em nosso manifesto aqui no Medium ou no site Mas Mujeres UX (em espanhol). Se você quiser continuar esta conversa, colaborar ou contribuir com a comunidade, escreva para contato@maismulheresux.com.

Texto traduzido do original em espanhol.

--

--

Carol Mender
Mais Mulheres em UX Brasil

Design Manager at Nomo & Mentor at +Mulheres em UX Brasil.