Como cheguei até aqui?

Bianca Vasconcelos
Mulheres Presentes
Published in
4 min readAug 7, 2020
Foto de uma bancada no Congresso Nacional Brasileiro contendo 13 deputadas federais de diferentes partidos que foram eleitas.
Mais Mulheres na Política — Revista Fórum

Para mim o processo criativo sempre foi um bicho de sete cabeças, é muito difícil planejar, rascunhar, executar para finalmente, chegar em uma versão final. Porém, quando esse processo envolve a criação de algo pelo qual você se importa e deseja realmente por em prática, aí é outra história. Ele então, acaba virando o bicho pelo qual você acorda de manhã, quase todos os dias obstinada a enfrentar e dar o seu melhor.

E foi assim com o Mulheres Presentes…

Essa coisa de bicho de sete cabeças foi apenas uma analogia aos obstáculos que tive que enfrentar com esse projeto até seu nascimento, neste momento. Foram longos meses de Agosto de 2019, até agora. Quase um ano pesquisando e pensando em estratégias para falar de dois tópicos pelo qual sou apaixonada, Feminismo e Política.

Na minha cabeça o projeto já tinha ganhado vários formatos e poderia ter sido realizado das mais diversas maneiras: publicações online, página virtual, vídeos, podcast e até de forma presencial, que era minha última ideia. Mas aí veio o que ninguém esperava, uma pandemia, o que me fez parar, sentar e idealizar tudo isso aqui novamente.

A princípio foi difícil e a única certeza que eu tinha era que queria iniciar meu projeto em algum momento, mas como? Me sentia perdida, como se não encontrasse a forma ou a plataforma correta para colocá-lo, queria escrever e que meus textos fossem valorizados não só pelo público, mas também que o local que escolhesse colocar-los também fizesse isso. E nessa aventura eu descobri o Medium.

O Medium trouxe junto com ele uma velha paixão, a escrita e a minha vontade de ter algo publicado, que vem desde os meus 12 anos. Quando eu juntei o Mulheres Presentes e essa minha velha paixão eu pude ver o encontro de tudo que estava sonhando há tempos.

Entretanto, a parte mais difícil foi recomeçar e lidar novamente com as inseguranças ao fazer algo novo. Mas eu sabia que se esperasse mais um pouco, eu deixaria esse medo me consumir, e com ele o meu amado projeto seria levado. Não foi tranquilo pensar tudo de novo, ainda mais com tudo o que estava passando pela minha cabeça quando criei essa página. Porém eu decidi alimentar outra certeza que eu tinha: a de que eu não conseguiria fazer nada sem ao menos tentar.

Foi um caminho conturbado e cheio de pedras, mas o Mulheres Presentes nasceu assim, com a missão de empoderar a próxima geração de meninas e mulheres na política, mas primeiro ele empoderou a mim. Meu sonho é transformar esse projeto em uma forma de democratizar a informação sobre política no Brasil e no mundo, quero falar de política e feminismo. Tudo o que fazemos é um ato político, até mesmo uma garota de 18 anos da Baixada Fluminense perseguindo seus próprios sonhos.

Prazer, meu nome é Bianca Vasconcelos, tenho 18 anos, sou moradora da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro e estou finalizando meus estudos no CEFET/RJ. Nos últimos anos pautas como a política e a educação se tornaram minhas paixões, principalmente por conta dos diversos projetos que me envolvi na minha trajetória de ensino médio. Através deles pude aprender e me aprofundar ainda mais minha consciência e conhecimento sobre desigualdades presentes na nossa sociedade. O sentimento de empatia foi despertando cada vez mais, e junto a ele a sensação de que tinha um dever, o de que precisava fazer algo para mudar essa realidade.

O Mulheres Presentes nasce então como parte de um legado, um legado para a minha geração, as gerações que já estavam aqui quando cheguei e as que ainda virão. Ter mais mulheres no cenário político não só do nosso país, como do mundo, dá voz e abre espaço para que muitas ideias e realidades sejam ouvidas. Que as mulheres estejam presentes, que elas sintam que essas cadeiras também devem ser ocupadas por elas e por suas pautas. Mais mulheres na política é um ato de resistência e empoderamento, não só das que ocupam e ocuparão esses cargos, mas de qualquer mulher brasileira que é ou se sente representada pelas que estão no poder.

Empoderar a próxima geração de mulheres na política é também empoderar a minha geração que ainda é jovem. É justamente incentivar e informar as meninas que se envolvem e lutam diariamente pelas causas e pensamentos que acreditam. Aqui existe um suporte e uma rede de apoio, que se construirá a cada dia, para seus sonhos e objetivos possam ser alcançados. Esse projeto quer unir meninas e mulheres para uma só causa, assim poderemos trilhar juntas o caminho pela luta de mais mulheres na política.

O Mulheres Presentes também é um tributo e homenagem à Marielle Franco, que ensinou e deixou um legado sobre a inclusão de minorias no espaço político e outras pautas pelo qual lutava. “Marielle Presente” é uma frase carregada de esperanças, sentimentos, lutas, ideias e também um ato de resistência, foi essa frase e a história de Marielle que me inspiraram a criação desse projeto. Que seu legado também seja disseminado através de minhas palavras aqui escritas.

Marielle Presente, hoje e sempre!

--

--

Bianca Vasconcelos
Mulheres Presentes

Ativista pela educação pública e pela inclusão de mais mulheres no espaço político. Apaixonada pela leitura e pela escrita. Fundadora do blog Mulheres Presentes