Cinco poemas de “Voa baixo & dorme” de Carla Diacov

você me acusa de te amar mas nem sempre foi assim

Mulheres que Escrevem
Mulheres que Escrevem
4 min readOct 5, 2022

--

enquanto isso
sua palma funciona como a minha
entre as duas existe espaço
e algum tempo de louro de hortelã

uma sombra ainda de costas
para a nossa rua como se uma rua
pudesse ser de duas pessoas apenas

e pode

marcado jurado recém e já tão antigo
um peito segura um mundo
compadecido que me convida a ser
varanda alpendre sede um copo de água
a moringa ao lado da nossa cama

como se uma cama
pudesse ser de duas pessoas
apenas

procurava na enfermidade
algum conforto ou sorte
nas febres seu rosto estava perto
sorria e seus olhos alcançavam o frio
cobriam meu corpo de neve poluída das
suas coisas sempre suas tão suas coisas

no terror noturno seus braços estavam
como hastes de aço que içam uma imensa bola
de demolição num balanço que me desconstruía
voltava a dormir tranquila sem paredes
sem janelas e portas sem chão

eu estava doente
era uma corça perfurada
e mantida num cativeiro que me deixei cativar

a gafe não é sua imagina não é sua a gafe
querer manter para si um bichinho que lambia
suas feridas em troca de adestramento
frutos e folhas mastigadas

deixei mais um bilhete no seu portão
deixei por escrito que tentei gritar
e não consegui
deixei o bilhete enfiado obstruindo
a tranca do seu portão pode ser que
você tenha que pular as grades
para ir trabalhar amanhã pode ser
que sua calça fique presa numa das
lanças e pode ser que você se machuque
um pouco que tenha que pular de volta
cuidar a ferida trocar de roupa pode
ser que você tome mais uma caneca de
café vai saber pode ser que você
tropece e que na queda mate o gato pode ser
que o gato tenha roído o cabo da cafeteira
e pode ser que você tome um leve choque
solte um palavrão e pense que foi praga
minha vai saber imagine você querido o número
de rochas esperando um momento bobo
para deslizar na nossa
direção o tanto de crateras que podem
se abrir bem debaixo dos nossos pés

você me acusa de te amar
me acusa de te atrapalhar com
meus barulhos de te amar me acusa
de feitiçaria porque preparo seus
alimentos com as mãos me acusa de
traição porque contorno com a língua outras pessoas
na rua me acusa de não usar a faixa de
pedestres me acusa de não deixar os
frutos verdes nas árvores me acusa de passar a
vassoura nos seus pés de socorrer as baratas
de não trocar as lâmpadas queimadas você
me acusa de amar o cheiro das suas camisetas
suadas de amarrar coentro com salsa de colher
as pedras de granizo e de colocar uma por uma
na sua nuca

você
me acusa
de te amar
mas nem sempre foi assim

o mundo é um susto
falar contigo é como manusear
o tempo o ambiente o coração da coisa
do susto
um coração sem resgate quase sem propósito
bonito flutuante
um susto

havia o corpo e com o corpo
estava algum outro tempo
uma presença um verbo
no coração da coisa
do
susto

aprendo da mais suave maneira
que existir junto de ti
amor
será sempre menor
trêmulo e incompreensível

Voa baixo & dorme é o novo livro de Carla Diacov e está em pré-venda no site da Edições Macondo com 20% de desconto + pôster exclusivo para as 50 primeiras que comprarem, é só clicar aqui: Voa baixo & dorme [PRÉ-VENDA] — Macondo (edicoesmacondo.com.br)

Considere apoiar escritoras e editoras independentes. Carla Diacov tem uma campanha de financiamento em aberto, a belíssima Poema põe mesa, onde ela envia poemas semanalmente para seus colaboradores. Para assinar, basta clicar aqui: poema põe mesa na APOIA.se!

A Edições Macondo tem um clube de assinaturas mensal que dá direito não apenas ao lançamento do mês, mas também a uma plaquete exclusiva e descontos no site. Para assinar, basta clicar aqui: Assinatura (edicoesmacondo.com.br)

Carla Diacov nasceu em São Bernardo do Campo, em 1975. Formada em teatro, escreveu alguns livros, entre eles: Amanhã Alguém Morre no Samba (Douda Correria, 2015/Macondo, 2018), bater bater no yuri (Enfermaria 6, 2017), A Menstruação de Valter Hugo Mãe (Casa Mãe, 2017/Macondo, 2020), A munição Compro Depois (Cozinha Experimental, 2018), : pescoço x sobreviventes (Garupa, 2021), ao marfim dos seus caninos (Editora Primata, 2022). Mantém a campanha apoia.se/poemapoemesa no sentido de fazer de sua escrita seu sustento

Estes poemas foram gentilmente cedidos pela editora e publicados na iniciativa Mulheres que escrevem. Somos um projeto voltado para a escrita de corpos dissidentes, que visa debater não só questões da escrita, como visibilidade, abrir novos diálogos entre nós e criar um espaço seguro de conversa sobre os dilemas de sermos escritoras. Quer saber mais sobre a Mulheres que escrevem? Acesse esse link para conhecer nossa iniciativa!

Siga também nossas outras redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter

--

--