Desmontando romances com Carol Bensimon

Convite para uma experiência de leitura-desmonte de “O Clube dos Jardineiros de Fumaça”

Mulheres que Escrevem
Mulheres que Escrevem
3 min readJun 12, 2018

--

Toda criança brinca com bonequinhos, lego, caixa de sapato, embalagem de xampu, inventa mundos, cria historinhas. Eu acho que continuei fazendo isso depois de “passar da idade”. Continuei interessada em fazer ficção.

Dia 26 de junho, às 19h, na livraria Blooks de Botafogo, a Mulheres que Escrevem tem o prazer de receber a escritora Carol Bensimon para conversarmos sobre seu último romance, O clube dos jardineiros de fumaça. O objetivo desse encontro é desmontar as peças do romance, ou seja, propor uma leitura ativa que nos ensine a perceber suas sutilezas. Queremos quebrar o brinquedo como um modo de aprender a investigar as suas estruturas, nuances e procedimentos. Assim, apostamos no desmonte enquanto um caminho para desenvolver outras possíveis montagens e desencadear novos processos de criação literária.

Para instigar essa experiência de leitura-desmonte coletiva, contaremos, além da presença da autora, com a mediação de Aline Aimée, Ju Spohr e Taís Bravo .

Vamos conhecer quem vai participar do evento?

A autora: Nascida em Porto Alegre, Carol Bensimon é escritora e tradutora. Até o atual momento é autora de cinco livros: o livro de contos Pó de Parede, o livro de crônicas Uma estranha na cidade e os romances Sinuca Embaixo d’Água, Todos Nós Adorávamos Caubóis e O Clube dos Jardineiros de Fumaça.

O objeto de desmonte: “ O Clube dos Jardineiros de fumaça” é um livro polifônico que dá voz a diferentes personagens movidos por um desejo em comum: uma vida à margem que escape de um progresso linear feito de conquistas óbvias. Em suas 364 páginas, o romance consegue conciliar uma perspectiva panorâmica com a delicadeza dos detalhes, acertando um tom que é, ao mesmo tempo, denso e cativante. Um romance de informação, mas também de ambiente, textura e sonoridade.

As mediadoras:

Aline Aimée é mestre em literatura brasileira, booktuber e mediadora do clube de leitura Leia Mulheres do Rio de Janeiro.

Ju Spohr é ativista feminista e mediadora do clube de leitura Leia Mulheres do Rio de Janeiro.

Taís Bravo é escritora e tradutora em formação. Autora do livro digital “Todos os meus (ex) heróis são machistas” e coautora da zine “possível” (publicada pela Alpaca Press). Atualmente, cursa Letras na UFRJ. É uma das criadoras e editoras de conteúdo da Mulheres que Escrevem

Para saber mais sobre o evento, horário, endereço, acesse o link do Facebook e confirme sua presença!

A Mulheres que Escrevem é uma iniciativa voltado para a escrita das mulheres, que visa não só debater questões da escrita, como dar visibilidade, abrir novos diálogos entre nós e criar um espaço seguro de conversa sobre os dilemas de sermos escritoras. Quer saber mais sobre a Mulheres que escrevem? Acesse esse link, conheça nossa iniciativa e descubra!

Siga também nossas outras redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter

--

--