Nossos próximos passos

A Mulheres que Escrevem termina 2016 com novidades!

Mulheres que Escrevem
Mulheres que Escrevem
4 min readNov 23, 2016

--

A Mulheres que Escrevem nasceu em setembro de 2015, quando duas amigas perceberam que muitas de suas angústias e inseguranças não eram um problema individual, mas uma consequência de discursos e estruturas sociais construídas ao longo de séculos de opressão.

Em 2015, decidimos expandir nossas redes e, além de nossa newsletter colaborativa, também criamos uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Fomos recebidas com um ótimo engajamento nesses espaços, o que nos inspirou a investir ainda mais nessa iniciativa. Depois de muitos sonhos e alguns ensaios, decidimos que era a hora de nossas conversas ultrapassarem os limites virtuais. Foi assim que, em setembro de 2016, realizamos nosso primeiro ciclo de encontros, que aconteceu no centro do Rio de Janeiro e contou com a participação das escritoras Daiane Cardoso, Danielle Magalhães, Laura Pires e Maíra Ferreira.

imagens de nosso encontro com Daiane Cardoso

Apesar de nossas já corriqueiras inseguranças, esses encontros proporcionam exatamente o que esperávamos: Trocas inspiradoras, laços mais fortalecidos e a determinação para seguirmos juntas.

Movidas por esse estímulo, produzimos nosso primeiro evento aberto ao público, uma conversa com as escritoras Aline Valek, Bianca Santana, Helena Zelice Jarid Arraes e mediação de Taís Bravo na Tapera Taperá em São Paulo. Mais uma vez, saímos desse encontro borbulhando ideias e ânsias. Por conta disso, antes mesmo que o ano termine, já precisamos iniciar nossos próximos passos e anunciar o que planejamos para o ano que vem.

nosso encontro em São Paulo Mulheres que Escrevem a Resistência

Ao longo desse ano, no qual vivenciamos intensamente o trabalho e as delícias de se levar — só por amor — uma iniciativa como essa, percebemos que não nos sustentamos quando focamos exclusivamente em nossas fraquezas, é fundamental também buscarmos o que nos dá fôlego. Decidimos, então, que o próximo ano será sobre as nossas possibilidades. Queremos que a Mulheres que Escrevem fato contribua cada vez mais para a profissionalização e a publicação de escritoras. Nosso maior objetivo é ser uma iniciativa que promove a partir de curadorias, publicações, oficinas e debates novas possibilidades de produção cultural e literária.

Diante de tanta vontade e planos, vimos que também era a hora de expandirmos nossa equipe. Agora, além de Natasha Silva e Taís Bravo, a Mulheres que Escrevem também é produzida por Estela Rosa e Laura Pires!

Estela Rosa é escritora, poeta e tradutora. Formada em Letras pela UFRJ, trabalha como redatora e analista de mídias sociais na Cyan Design. É colaboradora da Revista Ovelha e já teve seus poemas publicados pela editora Luna Parque na Revista Grampo Canoa. Estela Rosa integra a equipe da Mulheres que Escrevem como curadora de novas colaborações, projetos e eventos.

Laura Pires é escritora, professora de inglês, mestra em amor e cientista social de si mesma. Depois de um mestrado na UFRJ com foco em amor e relações amorosas, passou a dedicar sua escrita principalmente a esses temas. Uma das co-fundadoras da Revista Capitolina, atualmente escreve como freelancer para a Revista Tpm, publica textos mensais no blog Papo Reto da Revista TRENDR no Medium e participa do vlog feminista Chá das Três. Na newsletter Bastidores, conta sobre a relação entre suas experiências e os textos que publica. Tudo que tem publicado na internet está disponível aqui: http://bit.ly/2gdeidl. Laura Pires integra a equipe da Mulheres que Escrevem como editora de nossa publicação no Medium.

Acreditamos que tanto Estela como Laura vão contribuir imensamente para que a conversa que propomos com a Mulheres que Escrevem alcance ainda mais escritoras.

Então, para o próximo ano vocês podem esperar da Mulheres que Escrevem:

  • Mais encontros, oficinas, debates, enfim, mais eventos;
  • Textos, entrevistas e ensaios pessoais publicados quinzenalmente em nossa newsletter;
  • Uma publicação no Medium ainda mais dinâmica e diversa.

Estamos muito empolgadas com esses novos caminhos e temos a certeza de que só virão surpresas boas por aí. Fiquem de olho nos nossos próximos passos e venham caminhar com a gente!

--

--