Novidades MQE [Aniversário de07 anos, poemas de Assionara Souza e Oficina Criativa Escrever o Desejo]

Taís Bravo
Mulheres que Escrevem
Sent as a

Newsletter

3 min readSep 8, 2022

Voltamos com o nosso tour mensal de novidades!

Em setembro, a Mulheres que Escrevem completa 07 anos de existência. Estamos muito felizes em celebrar esse marco. E, para comemorar, queremos convidar vocês para o nosso 1º encontro presencial desde 2020!

A roda de conversa “Não somos escritores: escrevemos” acontecerá no dia 14/09 na livraria Blooks de Botafogo a partir das 19 horas e contará com a presença de Gênesis, Heleine Fernandes e Leticia Feres.

A proposta dessa conversa é pensar a escrita dissidente enquanto uma ação coletiva que é atravessada por uma cadeia de profissionais da palavra. Por isso, nossas convidadas são pessoas que escrevem, performam, editam, pesquisam, enfim, atuam em diferentes frentes de trabalho envolvendo a palavra.

Este mês também teremos mais uma edição da oficina criativa Escrever o Desejo. Essa é uma oficina para ler e escrever sobre o desejo a partir de das perguntas: Como registar o desejo que escapa da normatividade? Quais imagens de desejos estão sendo criadas pelas pessoas dissidentes?

Assim, ao longo de dois encontros vamos ensaiar formas de ler e escrever o desejo a partir de textos de Audre Lorde, Maria Isabel Iorio, Floresta, Matilde Campilho, Adrianne Rich, Grace Passo, Natasha Felix, entre outras.

Depois de esgotar as vagas da sua 1° edição, será realizada uma 2° edição da oficina nos dias 22 e 29 de setembro das 19 às 21 horas. As informações completas estão no Formulário de Inscrição.

Este mês também publicamos cinco poemas do livro Instruções para morder a palavra pássaro de Assionara Souza, que foi recém-publicado pela editora telaranha.

Também tem episódio novo no nosso podcast!

No terceiro episódio da série Mulheres que fazem, nossa coordenadora de projetos Taís Bravo conversa com Maria Clara Araújo, escritora, pesquisadora e assessora parlamentar da Mandata Quilombo de Erica Malunguinho. Elas falam sobre a escrita como uma ação política e do lançamento de “Pedagogias das Travestilidades”, primeiro livro de Maria Clara Araújo que está sendo lançado pela editora Civilização Brasileira. Vem ouvir essa conversa!

E para terminar, queremos convidar vocês a acompanhar o nosso canal de transmissão no Telegram. Nesse canal, nós compartilhamos nossas leituras, recomendações literárias e projetos. Segue a gente por lá para não perder as novidades!

Essas são algumas das nossas últimas novidades!

Até breve,

Equipe Mulheres que Escrevem

--

--