O que fizemos em 2019?

Retrospectiva da Mulheres que Escrevem

Mulheres que Escrevem
Mulheres que Escrevem
4 min readJan 6, 2020

--

Para começar 2020, gostaríamos de compartilhar com nossas colaboradoras e leitoras os projetos e ações desenvolvidos pela Mulheres que Escrevem ao longo do ano que passou. Em 2019, enfrentamos desafios e dificuldades, em níveis individuais e coletivos, ainda assim, nos adaptando a novas demandas e realidades, continuamos em movimento para seguir com nossa missão: Apoiar e dar visibilidade ao trabalho de escritoras, pesquisadoras, editoras, tradutoras, entre outras mulheres que escrevem.

Diante de um projeto político de destruição que promoveu intensos ataques à cultura, à educação e ao pensamento crítico em nosso país, sentimos a necessidade de firmamos parcerias sólidas com instituições de ensino e pesquisa, como o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Teorias e Práticas Feministas, projetos de extensão da Faculdade de Letras da UFRJ. Além disso, nos comprometemos com a criação de conteúdos que pautassem as questões políticas que estamos vivenciando, como a ação Leituras de Resistência em nosso podcast que contou com 9 episódios.

Em 2019 também participamos de mesas, debates e falas em espaços públicos; realizamos oficinas; fomos citadas em importantes veículos de imprensa e nos tornamos objeto de estudo de pesquisadoras de literatura e cultura contemporânea. Nas listas abaixo, você pode acompanhar ou relembrar nosso ano de 2019.

Que em 2020 estejamos juntas em resistência dando continuidade a essa conversa entre escritoras! Acompanhem nossas redes, pois muitas novidades devem surgir!

AÇÕES VIRTUAIS

  • Publicamos resenhas, entrevistas, poemas e ensaios em nossa publicação no Medium.
  • Divulgamos o trabalho de escritoras, além de eventos e notícias em nossas contas do Instagram, Facebook e twitter.
  • Publicamos 15 episódios do Mulheres que Escrevem podcast com a participação de diversas escritoras, editoras e tradutoras. E comemoramos o primeiro ano do nosso podcast!

OFICINAS | ENCONTROS | LANÇAMENTOS

  • Em janeiro, produzimos a oficina criativa “Mulheres que Escrevem de verão” realizada por Estela Rosa e Taís Bravo no Estúdio Farol. A oficina contou com duas turmas e teve duração de um mês.
  • Também em janeiro, produzimos a oficina Escrita erótica não convencional realizada por Seane Melo no Estúdio Farol.
  • Em abril, produzimos o encontro “Uma mulher que escreve: uma conversa sobre procedimentos de escrita com Flávia Péret” em parceria com o Laboratório da Palavra na Faculdade de Letras da UFRJ.
  • Também em parceria com o Laboratório da Palavra, produzimos e realizamos a residência Mulheres que Escrevem a Teoria Literária Feminista que ocorreu gratuitamente na Faculdade de Letras da UFRJ entre abril e julho de 2019.
  • Em parceria com a editora Macondo, realizamos o lançamento dos livros “13 nudes” e “Polaroides” de Adelaide Ivánova e da plaquete “Nenhum muro acima do peito” de Priscilla Campos.
  • Em maio, produzimos nosso primeiro encontro internacional, o “Uma conversa entre escritoras” realizado no Festival Feminista de Lisboa com participação de Branca Clara das Neves, Yara Monteiro, Raquel Lima e mediação de Marília Gonçalves.
“Uma conversa entre escritoras” no Festival Feminista de Lisboa
  • Em parceria com a Faculdade de Letras da UFRJ e o Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, participamos do curso livre “Literaturas Insurgentes” realizado por Martha Alkimin e Taís Bravo entre agosto e dezembro de 2019.
  • Em agosto, participamos da produção o encontro “Uma mulher que escreve: uma conversa sobre procedimentos de escrita com Cidinha da Silva” em parceria com o Laboratório da Palavra na Faculdade de Letras da UFRJ.
  • Em parceria com a Relicário Edições, produzimos a oficina “O testemunho como escrita do presente” realizada por Taís Bravo na Casa Relicário em Belo Horizonte.
  • Em parceria com a editora Bazar do Tempo, participamos do lançamento do livro “Deus-dará” de Alexandra Lucas Coelho realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Lançamento de “Deus-dará” de Alexandra Lucas Coelho
  • Em outubro, realizamos o encontro “Uma mulher que escreve: uma conversa sobre procedimentos de escrita com Natasha Felix” em parceria com o Laboratório da Palavra na Faculdade de Letras da UFRJ.
  • Em novembro, participamos da mesa de abertura do evento acadêmico Claro Enigma realizado na Faculdade de Letras da UFRJ.
  • Em parceria com o Salão Sebrae de Inovações Literárias, participamos na LER — Salão Carioca do Rio realizada na Biblioteca Parque Estadual em novembro de 2019.

MQE NA MÍDIA

  • Em parceria com a editora Incompleta, colaboramos para a sexta edição da revista Puñado. Estela Rosa e Natasha R. Silva entrevistaram as escritoras Alia Trabucco Zerán e Gabriela Aguerre; Taís Bravo escreveu o ensaio “Uma conversa que movimenta escritoras”, um relato sobre a jornada da Mulheres que Escrevem em seus quatro anos de vida.

--

--