Ano Novo Chinês — Você se preparou para ele?

ANDREA TONON
mulheresnocomex
Published in
5 min readFeb 12, 2021

Para quem trabalha na área de Comércio Exterior, com importações, muitos são os pontos que precisam ser avaliados antes de se fechar qualquer negócio, como: fornecedor, tipo de produto, qualidade do produto, condições de pagamento, prazos, logística, dentre outros; mas em relação as importações vindas da China há uma questão que você como profissional da área de COMEX precisa estar atento, que é o ANO NOVO CHINÊS.

Neste ano, 2021, o dia do ANO NOVO CHINÊS é em 12 de fevereiro, e este feriado tão importante para o povo chinês normalmente dura em média 7 dias, podendo ser prolongado para até 15 dias por algumas empresas chinesas.

Este tipo de feriado pode impactar diretamente em suas importações vindas da China, uma vez que além do período de duração deste feriado, nesta época muitas empresas só aceitam pedidos que possam ser fabricados e entregues integralmente antes do feriado ou somente depois dele.

Neste período o tempo de produção bem como a entrega do produto para embarque pode ser afetada, além disso você poderá ter problemas com reserva de espaço para os modais marítimos e aéreos, e até rodoviários para o deslocamento da carga da fábrica até o ponto de embarque na origem, visto que o transporte de cargas também é afetado pela alta demanda da época, sem falar nos problemas já enfrentados por todos nós devido a pandemia do Novo Coronavírus.

Portanto, para que você não venha correr riscos com atrasos na entrega de sua carga nesta época do ano é preciso que você tome algumas precauções, como:

1- Pedido de Compra

Procure negociar com o seu fornecedor na China todos os detalhes antes de confirmar a compra do produto. Uma vez tudo estando OK é aconselhável colocar o pedido de compra antes do final do mês de novembro do ano anterior, considerando assim um prazo estimado para fabricação do produto, que tende a levar de 30 à 45 dias, dependendo do fornecedor e tipo de produto.

Somando-se a este prazo 7 à 10 dias para preparar a carga para embarque e emissão das documentações de embarque, além do tempo de percurso da carga desde a fábrica do seu fornecedor até o ponto de embarque para o Brasil e também o tempo que levará para a sua carga realmente embarcar, literalmente sair da China, lembrando que tudo isso precisará ocorrer antes da chegada do feriado chinês, caso contrário, você terá atrasos na entrega do produto ao seu cliente final e até mesmo gastos extras, principalmente com armazenagem.

2- Instruções de Embarque e Conferência das Documentações de Embarque

Pré-defina os detalhes do embarque, envie as instruções de embarque ao seu fornecedor e agente de carga e faça a conferência detalhada das documentações de embarque com no mínimo 3 semanas de antecedência do início do feriado para que assim você possa se precaver a possíveis falhas e atrasos, para que tudo ocorra dentro do planejado.

NÃO SE ESQUEÇA: As documentações emitidas precisam ser revisadas antes do embarque, e muitas vezes precisam ser alteradas, e somente nisto já se perde um tempo precioso.

3- Planejamento

Mesmo que seu fornecedor consiga fabricar o produto e preparar a carga para embarque e emitir todas as documentações de embarque de forma correta antes do feriado chinês, mesmo assim você não pode esquecer que sua carga ainda dependerá de ser coletada na fábrica do fornecedor na origem, haverá o período de deslocamento da carga da fábrica até o ponto de embarque, o tempo para o desembaraço da carga para a exportação e o embarque propriamente dito para o Brasil, portanto, antecipar-se aos fatos.

Fazer uso de um bom planejamento e contar com uma excelente logística será o divisor de águas para que você não tenha problemas com o seu cliente final, com o financeiro de sua empresa, com a qualidade do serviços prestados.

Então, você não pode simplesmente se atentar ao prazo de entrega de seu fornecedor, você precisa analisar o processo como um todo, todas as etapas, todos os prazos envolvidos em sua operação de importação, e sempre trabalhar com uma gordurinha extra de tempo, para não se deparar com imprevistos, que com certeza, sempre ocorrem e continuarão ocorrendo.

Mesmo que a sua carga ainda não esteja pronta para embarque faça contato antecipado com o seu fornecedor, possível agente de carga, despachante aduaneiro, evitando assim problemas com emissão das documentações de embarque, reservas de espaços em navios ou aviões, dependendo do tamanho da carga, sem falar nos valores dos fretes, uma vez negociados antecipadamente você não terá grandes surpresas e não levará muitos sustos.

A melhor forma de se antecipar aos fatos é se planejando. Planejamento e organização sempre!

Para lhe ajudar com o seu planejamento, para que você tenha uma boa programação de suas importações vindas da China, segue abaixo o Calendário com os feriados na China para 2021, mesmo que o Ano Novo Chinês já tenha chegado:

Ano-Novo Chinês — 12 de fevereiro

Festival Qingming — 3 à 5 de abril

Dia do Trabalhador — 1 de maio

Aniversário de Buda — 19 de maio

Festival da Lua — 21 de setembro

Dia Nacional — 1 a 7 de outubro

Fonte calendário chinês: https://www.tuxx.com.br/na%C3%A7%C3%B5es/china/feriados

E você, se preparou para o feriado do Ano Novo Chinês?

Meu nome é Andrea Tonon, sou esposa, mãe e atuante em Comércio Exterior. Amo viajar, conhecer novos lugares, estar com a família e amigos.

Sou formada em Secretariado Executivo, mas nunca exerci a profissão de fato.

Há 11 anos tive a oportunidade de ingressar no mundo do COMEX e me apaixonei pela área desde o primeiro instante, principalmente pela falta de rotina que o Comércio Exterior nos proporciona, afinal, cada processo de importação e exportação é uma operação única. Hoje divido informações e conhecimentos que adquiri ao longo destes anos com estudantes e colegas de profissão através do meu blog e perfis no LinkedIn e Instagram.

--

--